Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autorregulação e nostalgia

Em um ano marcado por tantas referências de nostalgia, é difícil não se lembrar do passado. Mas, às vezes, as respostas que buscava estavam no presente, naqueles que permaneceram mesmo com tanta intensidade, incoerência e riscos. Talvez em vez de focar nos ciclos que se encerraram, deveria se focar nos que permaneceram abertos. O tempo de lamentar fora mais do que o suficiente. Então, mesmo com excesso de compreensão, precisava se soltar de uma vez por todas: um exercício muito mais fácil na teoria do que na prática.  Em um ano muita coisa poderia mudar. Pensara em como finalmente havia conseguido abandonar o cigarro, por exemplo, e se lembrava de que vícios não eram tão diferentes de relacionamentos que não estavam funcionando: mesmo quando sabemos que algo não está bem, às vezes, continuamos. Às vezes, escolhemos deixar para trás. Aceitamos a importância do novo e parar de encontrar conforto somente no conhecido. Às vezes, a beleza está em descobrir o novo, mesmo que a princípio ...

Músicas para relaxar, meditar e descansar a mente

Tirar alguns minutos do dia para relaxar é fundamental no cotidiano para poder equilibrar a saúde. Em uma época em que o trabalho e o excesso de informações são constantes em nossas vidas, nossos cérebros precisam de tranquilidade para colocar ordem na casa, organizar os pensamentos, esquecer os problemas, pensar em soluções e aliviar as pressões.


Escutar músicas relaxantes pode ser uma ótima maneira de ajudar sua mente a encontrar a paz que precisa. Alguns sons ajudam na meditação, relaxando não só a cabeça, mas o corpo inteiro também. Os resultados vão desde a diminuição dos batimentos cardíacos e redução do estresse e ansiedade até o fortalecimento do sistema imunológico e estímulo da criatividade e memória, contribuindo para a manutenção do organismo e promoção da saúde.

Na correria do dia-a-dia poucas pessoas têm disposição para tirar um tempo para se desligar da rotina e limpar a mente. Mesmo na hora de procurar músicas calmas, nós usuários ficamos presos à teia da web com tantas informações, imagens, links, janelas, levando para lugares diferentes, tornando o momento da meditação mais um esforço para o seu cérebro.

A tecnologia, apesar de ser uma das maiores inimigas da saúde mental, também colabora com os tão necessários minutos para esquecer a realidade, fechar os olhos, apagar a luz, respirar com calma e relaxar todos os músculos do seu corpo. Existem aplicativos específicos para quem gosta de meditar, com músicas de relaxamento para ouvir, como o Relax Melodies, da Ipnos Soft, na qual é possível escolher frequências para relaxar ou concentrar, dependendo da intenção. A cada atualização do app novas melhorias são realizadas e novos sons são acrescentados. Dos vários aplicativos que já usei, este é o meu favorito. Atualmente o programa disponibiliza 48 sons, como barulho de chuva, flauta, piano, pássaros, tempestade, chuva urbana, sapos, vento nas árvores, ondas do mar e outros.

No Youtube encontram-se diversos vídeos com músicas para relaxar com durações variadas, no entanto as rádios online têm criado canais com seleções musicais de meditação para este público. A 8Tracks é uma dessas rádios na internet que podem ser acessadas pelo navegador da web no seu computador ou através do aplicativo disponível para celulares smartphones e tablets. Os próprios usuários criam suas listas de músicas e compartilham para que outras pessoas possam escutá-las. A variedade musical para quem gosta de ficar zen vai desde sons instrumentais, músicas célticas, acústicas, sons de natureza até trilhas sonoras, músicas orientais e de meditação.

Veja também: Músicas para Ler, Escrever e Estudar 

Confira abaixo algumas listas de músicas para relaxar:


Mais lidas da semana