Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sem talvez

Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...

Profissional aborda funções do Relações Públicas em palestra na UCDB

Relações Públicas da Hemorrede de MS/Hemosul e ex-professora, Mayra Franceschi ministrou uma palestra para os alunos de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na manhã desta terça-feira, 15 de outubro de 2013. A profissional esclareceu quais são as funções do profissional de Relações Públicas.

Mayra Franceschi ensinou quais eram as funções do
Relações Públicas e deu exemplos. Foto: Matheus Rondon.
Formada há 22 anos, desde que concluiu a graduação Mayra Franceschi trabalha como Relações Públicas, além de ter sido docente da Universidade Católica Dom Bosco por mais de 12 anos, ministrando aula para os cursos de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Administração. “O trabalho de Relações Públicas é o de um estrategista de comunicação”, afirma. Durante a palestra além de apresentar alguns conceitos de RP, Mayra apresentou alguns cases de Mato Grosso do Sul.

Imagem – “Concepção que uma pessoa, um grupo ou vários grupos têm de uma instituição ou localidade”.

Confiança ou credibilidade – “Sólida experiência no relacionamento”.

Identidade – “É a manifestação tangível da personalidade corporativa, o conjunto de caminhos que a organização elege para identificar a si própria para os seus públicos de relacionamento”.

Transparência – “Comunicar-se com clareza e exatidão. Ser confiável na informação. Ética. Tornar pública a informação corporativa”.

“A empresa tem que estar permanentemente aberta e com condutas condizentes para se manter com credibilidade”, acredita Mayra Franceschi. Segundo a palestrante, o profissional de RP trabalha para construir uma imagem positiva até um relacionamento sólido. “O Relações Públicas tem essa ação de construir possibilidades”, justifica. Para Mayra, uma das formas de se implementar essa interação com o público é através das ouvidorias, podendo gerar mudanças de procedimentos nas empresas.

Entre os cases apresentados pela palestrante estavam um Workshop realizado em Curitiba (PR) para Cooperativas Rurais, onde foram apresentadas inovações para o público-alvo; o evento Sacudindo a Cultura em Campo Grande, trazendo visibilidade para a UCDB e para o curso de Relações Públicas; Muito Prazer UCDB (Divulgação gratuita da universidade privada para alunos do ensino médio).

“Dentro da nossa área, em seis anos vocês podem ter duas graduações”, afirma a Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da UCDB, Claudia Ruas, sobre a possibilidade de se habilitar nas diferentes áreas da Comunicação Social, citando jornalistas que também se formaram em publicidade e vice-versa, além das outras graduações.

Este é o terceiro profissional que vem palestrar na UCDB durante este semestre para abordar as diferentes habilitações da área de Comunicação Social. Além de Mayra Franceschi, o publicitário Tadeu Braga e a jornalista Ana Maria Assis de Oliveira também conversaram com os alunos. Segundo Claudia Ruas, a próxima palestra será ministrada por algum profissional de Rádio e TV.

Comentários

Mais lidas da semana