Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Seminário de Extensão na UCDB aborda as metodologias de ensino

Na manhã de hoje aconteceu na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), no auditório do Bloco A, o primeiro dia do X Seminário de Extensão, cujo tema é “Avaliando e construindo metodologias de extensão”. A Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Ana Luisa Teixeira de Menezes realizou uma palestra falando sobre o assunto.
Ana Luisa compartilhou suas experiências com projeto de
extensão realizado em Santa Cruz do Sul.
Foto: Cristina Ramos.

Ana Luisa comentou a importância do diálogo, da vivência e do contato com a comunidade, ações realizadas durante os projetos de extensão, na qual a universidade possibilita aos acadêmicos trocarem conhecimentos e experiências com a sociedade. “A extensão é um espaço educativo, tanto para a gente que aprende sobre essa forma de estar quanto para a comunidade e pesquisa”, afirma.

Durante a palestra, Ana Luisa falou sobre um caso de uma Coleta Seletiva Solidária em Santa Cruz do Sul, município do Rio Grande do Sul, onde a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), os alunos e a associação de catadores se reuniram para criar um sistema de conscientização e de recolhimento de materiais recicláveis. Entre as ações realizadas pelo projeto de extensão estavam fóruns, assembleias e visita à câmara de vereadores da cidade, gerando mudanças gradativas na política municipal para o setor.

A palestrante abordou algumas metodologias do ensino de extensão, como o biocentrismo – que acredita na importância de todas as formas de vida, psicologia comunitária – a psicologia social sendo usada para resolver os problemas sociais de comunidades e os conceitos de Paulo Freire. Para quem participa dos projetos de extensão, tanto alunos quanto professores, Ana Luisa Teixeira de Menezes recomendou a leitura do livro Extensão ou Comunicação, no qual Paulo Freire ensina como a educação necessita de troca e aprendizado mútuo com as comunidades.

Projetos de Extensão da UCDB

O curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco produziu um vídeo documentário e um jornal-laboratório sobre o evento e os projetos de extensão realizados na instituição e possibilitam a construção de um mundo melhor. Segundo informações publicadas no Em Foco, na UCDB existem mais de 40 projetos de extensão, mais de 400 extensionistas e 89 professores orientadores.

Edição do Em Foco sobre os Projetos de Extensão realizados pelos acadêmicos da UCDB.
Foto: Cristina Ramos.

A edição de novembro de 2013 do Em Foco traz reportagens sobre alunos extensionistas, alguns dos projetos de extensão oferecidos pela UCDB e seus benefícios para a comunidade. O jornal traz reportagens produzidas por Jorge H. Rodrigues, Thiago Frison, Viviane Souza, Ana Paula Duarte, Ariel Ribeiro, Caroline Merlo, Graziela Alberti, Raiane Carneiro, Yashmin de Oliveira, Maicon Rocha, Larissa Castilho e Guilherme Mello, orientados pelos professores Alfonso Zanatta e Cristina Ramos, com apoio do Coordenador do Curso de Jornalismo da UCDB, Oswaldo Ribeiro.

Entre os projetos e programas de extensão oferecidos pela Católica estão: 

Educação – Almanaque, Criança Ativa, Práticas Extensionistas no Laboratório de História, Laboratório de Texto, Laboratório Interdisciplinar, Pensar Pensando a Vida, INFOLeitura, Filosofia em Cena, Rede de Saberes, Equidade na pós graduação, Ponto de Cultura Indígena de MS, Qualidade de Vida e Sustentabilidade Social.

Saúde – Acompanhamento de crianças indígenas, a saúde dos trabalhadores da UCDB, Academia Escola, Atuação da Equipe Multidisciplinar no CEI, Caminhando com Saúde, Diálogos Pertinentes – Educação em Saúde, Esterilização de Pequenos Animais, Oficina de Órtese, Reabilitação Cognitiva, Laboratório de Avaliação Física, Comunidade do Aero Rancho, Programa de Equoterapia, Pulsar Horto Florestal, Pulsar, Reabilitação Psicossocial, Vida Nova, Trupefono e hábitos deletérios.

Comunicação – Agência Experimental Mais Comunicação, Jornalismo Laboratorial Em Foco e Jornal Mural São Benedito.

Meio Ambiente – Click Verde, Córrego Limpo, Educação Ambiental em Evidências no Horto Florestal, Piscicultura na Terra Indígena em Dourados, Horto na Escola e Reestruturação do Orquidário.

Tecnologia e Produção – Extensão Rural, Fórmula Universitária, Olimpíada Brasileira de Informática e Olimpíada Brasileira de Robótica e Vivência em Ciências Agrárias.

Direitos Humanos e Justiça – Programa Interdisciplinar de Direitos Humanos (PIDH).

Programas – Programa de Educação e Diversidade (PED).

Em breve esta edição do Jornal-Laboratório Em Foco estará disponível na internet: http://www3.ucdb.br/emfoco/index.php?menu=impresso_edicoes

Comentários

Mais lidas da semana