Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Jornalismo Literário é destaque do Em Foco

Publicado quase um ano após a sua produção, o Em Foco – Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande (MS), do mês de Junho de 2013 – tem como tema o Jornalismo Literário e traz reportagens feitas por acadêmicos e ex estudantes que já estão atuando no mercado de trabalho.

A edição nº 157 do Em Foco foi orientada pelos professores de Jornalismo da instituição: Jacir Alfonso Zanatta e Cristina Ramos, com apoio do Coordenador do Curso de Jornalismo da UCDB, Oswaldo Ribeiro. As reportagens literárias foram produzidas pelos acadêmicos: Luane Morais, Luis Augusto Akasaki, Maria Izabel Costa, Mayara Bueno, Paula Gomes, Rafael Monge, Taryne Zottino e Thaiany Regina.

Após estudar com esses alunos e jornalistas, fiquei feliz em perceber o quanto os seus textos se desenvolveram durante os anos de graduação, principalmente quando eles se aventuraram no Jornalismo Literário. Enquanto alguns acadêmicos têm muita facilidade com as palavras e textos soltos, outros estão tão acostumados com o modelo padrão das redações jornalísticas que não conseguem se livrar das amarras dos manuais.

De textos engessados e pirâmide invertida, bastante comum no Jornalismo Impresso e Jornalismo Online, com foco nas informações, nesta edição do jornal laboratório é possível conferir reportagens mais humanizadas, explorando mais as sensações e detalhes, dando um toque de literatura, deixando a leitura mais agradável, saborosa e envolvente, sem se prender à correria das notícias do cotidiano.

Duas reportagens publicados têm como fundo o Pantanal de Mato Grosso do Sul, sendo um texto sobre o “minhocão” – uma criatura do imaginário das comunidades ribeirinhas que pode chegar de uma margem a outra do Rio Paraguai e naufragar embarcações – e o outro sobre a hospitalidade do povo pantaneiro, bastante acolhedor aos visitantes. As matérias foram escritas por quem já tem certa intimidade com a região pantaneira, demonstrando simpatia e paixão pela temática e vontade de tornar mais conhecida e valoriza uma comunidade, muitas vezes, negligenciada pelos grandes veículos de comunicação.

Exemplos de solidariedade também são resgatados nas reportagens, como a adoção de animais e sua transformação no comportamento dos humanos, pessoas que levam alegria para os hospitais, levando alto astral e esperança às crianças doentes e um vendedor de balas sorridente e carismático que deixa as pessoas felizes, mesmo após ter sofrido um acidente que o deixou na cadeira de rodas, tendo que mudar sua rotina para sobreviver, por ter perdido o outro emprego.

O lazer também está presente no jornal, com uma reportagem sobre o Escotismo, no qual um participante do movimento relata sua paixão pela aprendizagem e ajudar os outros e outra sobre a Dança do Ventre, como uma forma de expressar a alma e fascinar o público.

A última reportagem do jornal conta um pouco sobre a vida de um comerciante, dono de uma banca de jornais e revistas de Campo Grande (MS), e como ele faz para fidelizar seus clientes, pensando nos consumidores antes do lucro, com atendimento personalizado e simpatia.

Mais do que informar, as páginas do jornal convidam o leitor para vivenciar as histórias, conhecendo seus personagens e realidades. O jornalismo literário reforça a arte de contar histórias, função do jornalista que, às vezes, é deixada de lado, quando o profissional se preocupa somente com os dados e números, esquecendo-se do principal, do elemento humano. Mais fascinante do que ler uma narrativa de ficção e se encantar, é ficar maravilhado com histórias do cotidiano e viajar pelas páginas de um jornal, sem se tornar algo maçante e previsível.

Para quem estuda na UCDB, os jornais estão disponíveis em alguns corredores da instituição de Ensino Superior. Infelizmente a presente edição ainda não está presente na página do Em Foco, mas para quem tiver interesse, outras edições do jornal laboratório podem ser conferidas online: http://www3.ucdb.br/emfoco/index.php?menu=impresso_edicoes.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana