Pular para o conteúdo principal

Destaques

Virada

É na esperança de uma virada que muita gente se uniu e se posicionou. Há tempos não vinha tanta mobiliza nas redes sociais. Foi algo lindo de ver.  Uma virada ainda é possível? Tudo pode acontecer em uma semana. Vejo as pessoas tirando um tempo para engajar e conhecer outras pessoas que vão votar no mesmo candidato. E quando a pesquisa mostrou virada, não havia como não sentir esperança. A verdade era que muita gente tinha medo de se posicionar, mas com a chegada das eleições, sabia que não havia tempo a perder  Então, seguia escrevendo, na esperança de que ainda fosse possível. Na esperança de que dias melhores viriam. Na esperança de uma virada.  Como com grande parte dos artistas por aqui não tinha como ser diferente. Nem mesmo era uma opção a se considerar. Tudo o que poderia fazer era torcer para uma virada. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Br...

O Desafio Diário de Escrever

Dizem que escritores precisam conversar com outros escritores. Tenho colegas que apesar de escreverem bem, lidam com o desafio de se tornarem escritores profissionais. Juntos conversamos sobre nossas angústias, bloqueios criativos, recomendamos leituras de livros sobre criação literária e literatura, enfim, desabafamos sobre nossas rotinas.

Esta semana ao conversar com um colega, vi que sempre lutávamos com o mesmo conflito: a dificuldade de escrever diariamente e incorporar a prática à nossa rotina.

– Como anda a escrita? – perguntei.

– Parada e a sua?

– Às vezes bem, mas no momento com bloqueio também.

O diálogo não foi exatamente assim, mas poderia ter sido. Não sei dizer quantas vezes tivemos aquela conversa e para falar a verdade, apesar de repetitiva, as respostas nunca são as mesmas e é como se no momento em que eu o aconselho, na verdade, estou me aconselhando, e vice-versa. Projetamos nossas frustrações, medos, incertezas e no fim do bate-papo me sinto mais leve e pronto para seguir em frente.

– Estou pensando em viajar. – ele disse.

– Ótimo! Tenho certeza de que vai ajudar na sua escrita.

– Eu vim para cá para escrever, mas há tantas coisas para fazer, lugares para conhecer, que estou sentindo mais a cidade do que escrevendo. Preciso escrever textos literários diariamente.

Concordei com ele. Ambos temos blogs e, às vezes, contamos nossas rotinas ou escrevemos artigos, mas não é o que propomos a fazer ao se aventura pelo caminho da escrita.

– Sabe – disse para ele – você não precisa se preocupar tanto. Você tem todo o conhecimento sobre escrita que precisa, seja dos livros ou dos cursos. O que você precisa fazer é escrever. Se não consegue em um horário fixo, pois que seja de manhã em um dia, à tarde ou à noite no outro. O importante é escrever.

– Estou precisando viajar.

– Sei que será ruim atualizar o blog na viagem, mas se puder, escreva um diário de bordo e poste quando voltar ou tiver tempo.

– Esta é a ideia!

– Ótimo! Por que aprendo com suas aventuras como se elas fossem minhas.

Nos despedimos e mesmo sem saber quando nos falaremos novamente, sei que enfrentaremos a procrastinação e os bloqueios, uma batalha diária na vida de escritores iniciantes, que mesmo tendo uma boa bagagem cultural e conhecimentos sobre escrita, se escondem atrás dos livros e cursos, deixando de lado o que deveriam estar fazendo: escrevendo.

Mais lidas da semana