Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Novidade: Sangrantes – Ricardo Bellissimo

Estou sumido, pois tive alguns problemas com o meu notebook. Passando rapidinho por aqui para mostrar para vocês o livro que eu recebi semana passada do colega e escritor Ricardo Bellissimo. Sangrantes é o título do seu novo romance, publicado pela Editora Via Lettera, em 2015. A obra foi lançada em São Paulo recentemente.


Sou suspeito... Já li três livros do Ricardo Bellissimo e adorei cada um deles. Agora, estou ansioso para ler Sangrantes, embora esteja numa correria. Estou cheio de leituras teóricas da graduação (Letras). No momento estou lendo o livro Quatro Estações, do Stephen King, além dos inúmeros livros que tenho lido na íntegra ou capítulos avulsos para estudar.

Para quem ficou curioso para saber mais sobre Sangrantes, confira o texto da contracapa do livro:

Sangrantes mergulha fundo em uma vertiginosa história de amor, bruscamente rompida por um gesto misterioso de loucura, que talvez só poderá ser desvendado através da leitura de um obscuro diário.

Um romance ao mesmo tempo tropical e sombria, escrito com o mesmo lirismo seco com que os quilômetros incertos por uma estrada vai tecendo a narrativa desse drama, pontuado de forte suspense psicológico, e que assim o aproxima de uma inédita e sinistra fábula On The Road.

Talvez nem o sol dos trópicos seja suficiente para acalentar o coração do amante desolado que descobre enigmas sobre si mesmo ao ler um diário soturnamente amoroso. Será essa a sua grande maldição ou, antes, a única possibilidade de redenção?

Sobre o autor – Ricardo Bellissimo é escritor, jornalista e historiador. Possui publicada a novela Libido Siamesa, premiada no I Festival de Literatura Universitária/98. De sua autoria, a Via Lettera publicou os romances Sombras e Nefastos (2003), Sufoco (2008) e Negro Amor (2011).

Leia: Entrevista com o escritor Ricardo Bellissimo

Sangrantes pode ser encontrado no site da Editora Via Lettera.

Mais lidas da semana