Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Inglês: 5 Motivos para Você Assistir às Palestras do TED

Quer melhorar o seu inglês? Na internet estão disponíveis inúmeras possibilidades para melhorar suas habilidades com a língua inglesa, como as palestras do TED, uma organização que espalha ideias pelo mundo. Com diversos assuntos discutidos por especialistas, escritores, jornalistas e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, os vídeos do TED Talks são uma oportunidade de juntar o útil ao agradável, seja escolhendo obter mais informações sobre temas com os quais você tem mais afinidade, se inspirar e/ou descobrir coisas novas.


Enquanto algumas pessoas têm mais facilidade do que outras de aprender inglês por conta própria, outras precisam de um empurrãozinho para desenvolver suas habilidades. Seja autodidata ou não, tão importante quanto ler os materiais dos cursos de inglês é praticar constantemente e quando estamos interessados e temos curiosidade sobre o que estamos tentando compreender, a mente consegue prestar mais atenção e absorver melhor as informações.

Incorpore à sua rotina o hábito de assistir às palestras. Os vídeos são ótimos para ampliar nossos horizontes, sair da zona de conforto, refletir e manter atualizado sobre descobertas, experiências que podem melhorar nossas vidas pessoais e/ou profissionais, se entreter e aprender inglês pela internet.

Confira abaixo 5 Motivos para Você Assistir às Palestras do TED:

1) Pratique suas habilidades de escuta (Listening Skills)

Quanto mais você praticar o seu listening, sua comunicação vai se tornar melhor. Para se focar mais na escuta, recomendo assistir aos vídeos do TED Talks sem legendas. Como as palestras são de durações variadas e existem vídeos sobre vários assuntos, você pode escolher o que mais te agradar no momento, de acordo com sua rotina. Na hora de aprender o inglês, cada pessoa acaba tendo mais facilidade com algumas habilidades e dificuldades em outras. Para quem está começando agora, recomendo vídeos sobre assuntos mais universais. Já para quem está focado em melhorar seu inglês para determinada área do conhecimento, é interessante expandir o vocabulário e se acostumar com termos.

2) Pratique suas habilidades de leitura (Reading Skills)

Você pode praticar a leitura de diversas maneiras no site do TED, seja acompanhando o vídeo com as legendas em inglês, embora também estejam disponíveis em outros idiomas, conforme os colabores do projeto vão disponibilizando; lendo a transcrição do áudio das palestras e acompanhando os artigos publicados no site da organização. Muitos dos palestrantes são autores de livros e de acordo com a afinidade, pode ser uma forma de encontrar novas leituras. Lembre-se: quanto mais você lê, melhor você escreve!

3) Pratique suas habilidades de escrita (Writing Skills)

Uma boa forma de praticar a escrita é escrevendo um resumo sobre a palestra. Em tempos de mídias sociais, você pode recomendar o vídeo para quem ainda não assistiu, interagir com outros usuários, participar de fóruns. Seja para publicar ou para você mesmo, dá para escrever artigos e usar a palestra para ajudar na argumentação e até mesmo se inspirar para produzir textos em outros gêneros, como poesia e contos.


4) Inspire-se!

Uma das principais propostas do TED é o de levar ideias diferentes para pessoas do mundo todo. Os palestrantes convidados são de diferentes faixas etárias, profissões e países. Tem inspiração para estudantes, empresários, artistas, enfim, para todos os gostos, basta querer e procurar. Além dos bate-papos, também estão disponíveis performances artísticas, registros audiovisuais, fotografias etc.

5) Bagagem cultural e conhecimento de mundo

O inglês é a língua oficial em mais de 50 países. E mesmo nos países onde o idioma não é oficial, alguns dos palestrantes convidados pelo TED fizeram seus discursos na língua inglesa. Dá para aprender bastante, descobrir curiosidades e informações que nem sempre entramos em contato, seja pela falta de tempo, excesso de conteúdo e localização geográfica. Diferentes sotaques, diferentes realidades, diferentes maneiras de se expressar, diferentes histórias de vida e experiências profissionais.

As palestras do TED podem ser acessadas no site oficial da organização – TED (Ideas Worth Spreading): https://www.ted.com/ 

Confira alguns vídeos do TED recomendados aqui no blog:

Vídeo: Chimamanda Adichie e O Perigo da História Única (TED) 

Vídeo: Lisa Bu e Como Os Livros Podem Abrir Sua Mente (TED) 

Vídeo: Elizabeth Gilbert fala sobre criatividade do artista e equilíbrio (TED) 

Vídeo: Piper Kerman (Orange is the New Black) ministra palestra em presídio dos Estados Unidos 

Comentários

Mais lidas da semana