Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Próximas Leituras: Dose Dupla de Literatura Gay da Metanoia Editora

Para quem estava com saudade das novidades do blog, a Metanoia Editora enviou dois livros de literatura com temática gay para que eu possa ler e resenhar para os leitores do blog: Morangos Azuis, do escritor Estevam Von Claus e Sr. Villela: Meu amigo imaginário, do H. H. Luminato, ambos publicados em 2015. Enquanto ainda não iniciei a leitura, confira algumas informações sobre os livros e os autores:


Morangos Azuis – Narra a história do Byron, 17 anos, em dois planos: na Noruega, em nossa época atual, e em 2120, no Brasil. A obra tem a premissa de fazer um contraponto do presente e do futuro na vida do jovem, em sua vida atual e em sua outra encarnação. A espinha dorsal é discutir a possibilidade de um hétero entrar em conflito ao se ver numa próxima vida sendo gay e resgatar nele valores latentes. O jovem começa a ter sonhos e visões com um rapaz, Malcoln, numa vida futura, e isso é o estopim para que questione as suas próprias ações no presente. Envolto por essa vida paralela, que começa a perturbá-lo, Byron tem a ajuda do pai, Ico, para resolver esse conflito. No presente, o jovem tem uma namorada, Nora, e pretende perder a virgindade com ela. Mas os sonhos e visões com o Malcoln começam a se intensificar e isso o deixa com dúvidas: estaria ‘virando’ gay? E quem era o Malcoln? Como poderia amar a um homem?

Em meio a esses conflitos internos do protagonista, a história começa a criar um clima de suspense sobre o pai do Ico e de sua mãe. Que mistérios teriam? O que poderão revelar ao jovem? O que isso mudará na vida dele?

Discutindo a questão do que você é quando você não é, e o que você pensa que é e não é, o livro tem o intuito de mostrar os desencontros e os paradoxos da aparência e da essência. Os personagens estão num prisma de embate com suas convicções e paradigmas. E como aceitar verdades que são mentiras? E como aceitar mentiras que são verdades? Morangos Azuis intriga, instiga e nos mostra dois mundos que se colidem com o propósito de haver superação e evolução após um novo reposicionamento.

Conheça a página do livro Morangos Azuis no Facebook: https://www.facebook.com/morangosazuis1

O livro também está presente no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/527497ED535528

Sobre o autor – Estevam Von Claus nasce a 25 de dezembro de 1980, dia de Natal, no ensolarado estado do Ceará; e é radicado em São Paulo e Porto Alegre. É autor de diversos livros para diferentes públicos, entre os editados: Grandes Escritores de São Paulo e O Beijo, antologias de contos. Formado pelo curso técnico de Comunicação e atuante no desenvolvimento de projetos socioculturais, acredita que o trabalho da escrita edifica o homem e o faz dimensionar melhor os seus próprios caminhos para fortalecer valores e desenvolver atitudes mais assertivas e construtivas.

Escreve desde os doze anos e sempre tem uma ideia em mente para compartilhar com o próximo. Atualmente, desenvolve roteiros cinematográficos e espera poder, dentro em breve, roteirizar filmes de animação, um público que o instiga a educar pelas letras. Morangos Azuis é o seu terceiro romance.

Sr. Villela, Meu amigo imaginário – Foi estranho quando eu o vi pela primeira vez. Me sentia tão vazio quanto a embalagem de biscoito que eu estava a ponto de jogar no lixo. Caminhei lentamente em direção à lixeira, mas era outra coisa que chamava minha atenção. Era um caderno, desses grandes. Abri-o. “Dívidas do Sr. Villela”, lá estava, na primeira linha da primeira página, folheei curiosamente o restante do caderno e não havia mais nada.

“Amigos”, como eu queria ter amigos... Poder contar tudo o que penso sem ter medo de ser rejeitado. Sentei-me em minha carteira e olhei para o caderno; a ponta de baixo um pouco amassada: “Ei, Sr. Villela, quer ser meu amigo?”. Sorri em seguida, como se ele fosse um amigo imaginário, um caderno encantado ou algo do tipo, imaginei que me respondesse que sim;

“Vou te contar um segredo então”. Peguei um lápis e ali mesmo, sozinho naquela sala, comecei a escrever. Era o início de uma amizade, uma cumplicidade que vai além de todo o senso real-imaginário que eu poderia ter.

“Eu não diria que tudo começa aqui, pois atração por meninos é algo que eu sempre senti.” – e continuei escrevendo – “Nunca senti algo especial por meninas. Os loirinhos aqui da minha sala, os garotos da minha rua e principalmente o meu vizinho não sabem, mas são todos personagens importantes em minha mente fértil de quatorze anos”.

Conheça a página do livro Sr. Villela no Facebook: https://www.facebook.com/srvillelameuamigoimaginario

O livro também está presente no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/518406ED525415

Sobre o autor – H. H. Luminato. Sou apaixonado por narrar o que não conheço. Ora, o que eu conheço eu vivo! Em minhas histórias gostoso de explorar o que ainda não vivi, o que não devo viver e o que provavelmente nunca presenciarei em nosso mundo. Ao escrever tudo se torna possível. Com um lápis e um papel, criam-se mundos e Deuses. Criar-se sensações novas e únicas. É a ponte mais segura entre o real e o imaginário. Escrever é a forma que encontrei de me tornar imortal.

Sobre a editora – Metanoia Editora nasce com o compromisso de contribuir para a  construção de um mundo melhor! A palavra metanóia quer dizer mudança de mentalidade, uma nova forma de pensar, para os gregos significava ir além,  transcender.

Podemos considerar metanóia também como transformação do pensamento, construção de novos paradigmas fundamentais para que  informações sejam transformadas em conhecimentos e  estes aplicados para o bem comum de nossa sociedade e das gerações futuras.

Neste sentido, Metanoia Editora coloca-se como ferramenta para, através das mídias escrita e digital, produção e difusão de conteúdos que inspirem valores e atitudes que possibilitem uma forma de pensar mais abrangente, inclusiva e solidária.

Para ficar por dentro das publicações de livros, eventos e demais novidades da Metanoia Editora, acesse o site: http://metanoiaeditora.com/

Comentários

  1. Ouvi falar super bem de Morangos Azuis mais ainda não sabia sobre o que era a historia, fiquei bastante interessada! :)
    http://torradascomcha.blogspot.com.br/2015/10/orgulho-e-preconceito-resenha-livro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ingrid!
      Obrigado pela sua visita. Fico feliz de ter se interessado pelo livro, acredito que o autor também. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana