Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Fantasia e Ficção Científica se destacam nos Livros Mais Vendidos de maio na Amazon Brasil

A Amazon Brasil divulgou a lista dos livros mais vendidos do mês de maio. Para quem gosta de literatura fantástica e ficção científica, por causa de sua mega promoção do Mês Geek, a loja online de livros conseguiu emplacar vários livros dos gêneros mais consumidos por esse público na sua lista de best-sellers.


Confira quais foram os 5 livros de ficção mais vendidos em maio na Amazon BR:


Deuses Americanos (Neil Gaiman, Editora Intrínseca) 

Edgar Allan Poe – Medo Clássico (Editora DarkSide Books) 

Duna (Frank Herbert, Editora Aleph)

Mitologia Nórdica (Neil Gaiman, Editora Intrínseca)

Nós (Yevgeny Zamyatin, Editora Aleph)

Durante o mês de maio, diversos títulos de várias editoras e em diversos formatos estavam na promoção na Amazon brasileira. Vale lembrar, que além da promoção, Deuses Americanos (American Gods) foi adaptado para a TV. Um dia após a estreia da série no Starz, um canal de televisão por assinatura dos Estados Unidos, o programa já estava disponível para ser assistido pelos assinantes da Amazon Prime Video. American  Gods foi desenvolvida por Bryan Fuller (diretor da mais recente adaptação de Hannibal) e Michael Green (roteirista de Assassinato no Expresso do Oriente e Heroes).

Ainda sobre o Neil Gaiman, seu livro Mitológica Nórdica (Norse Mythology) é um best-seller mundial. Antes mesmo da obra ser lançada, quando estava em pré-venda, Mitologia Nórdica ficou entre as mais vendidas na categoria geral e permanece entre os destaques de mitologia e contos folclóricos.

Edgar Allan Poe: Medo Clássico é um dos livros que traz narrativas do Poe. A editora pretende publicar outro volume com mais textos. Desde antes de ser anunciado pela DarkSide Books, o livro já estava entre os mais desejados dos leitores. Além de uma edição publicada pela Editora Tordesilhas com ilustrações lindas feitas pelo Harry Clarke para a edição original, esta nova obra está entre as minhas favoritas com suas ilustrações em xilogravura feitas pelo artista gráfico Ramon Rodrigues. Mostrei um pouco sobre ela lá no canal do blog no Youtube, para quem ainda não conferiu!



O livro Duna, do Frank Herbert, é um dos destaques da área de ficção científica, ganhador de vários prêmios. A obra será adaptado para o cinema pelo diretor Denis Villeneuve. O anúncio oficial foi feito em fevereiro de 2017 pelo também escritor, Brian Herbert, filho de Frank.

Já Nós, do escritor russo Yevgeny Zamyatin, foi um dos queridinhos da editora Aleph para este ano. Ainda não li, mas se trata de um distopia e não há tempo melhor do que o atual para lermos, refletirmos e discutirmos o efeito de sociedades opressoras, diante de tempos sombrios da política mundial, xenofobia, guerras, bem como do radicalismo crescendo no Brasil e políticos mostrando suas guarras.

A literatura é essencial neste processo de conscientização e de revelar a natureza egocêntrica das pessoas e como algumas decisões podem afetar o todo, como já está acontecendo em países como Estados Unidos por causa do governo de Donald Trump, aumentando o nível de insegurança. Todos os livros da lista, levam o leitor a mergulharem em diferentes aspectos da natureza, apresentando seus lados sombrios e iluminados.

Também estiveram entre os mais vendidos: As Crônicas de Nárnia (C. S. Lewis, Editora WMF Martins Fontes), Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley, Editora Biblioteca Azul) e a caixa com livros do Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle, Casa dos Livros).

Já para quem de histórias ilustradas, entre os destaques de maio entre as mais vendidas estão The Ghost in the Shell, do Shirow Masamune; Universo DC: Renascimento, do Geoff Johns e Lendas do Universo DC: Mulher-Maravilha – Volume 2, do George Pérez.

Artistas como o Neil Gaiman deixaram sua contribuição não só para o mundo do entretenimento, mas revelam o lado social da literatura e a necessidade de alguns assuntos ainda serem discutidos, em vez de manter o silêncio, mesmo que isso incomode leitores com ideologias radicais. São tempos caóticos e escritores do mundo inteiro têm se posicionado nas redes sociais, bem como as listas de livros mais vendidos de diferentes países estão sendo influenciadas por livros que retratam problemas similares aos do nosso tempo.

Mitologia Nórdica e Deuses Americanos estão na minha lista de próximas leituras. Só não sei quando vou ter tempo de ler. Apesar de estar mega curioso para conferir a adaptação de American Gods feita pelo Bryan Fuller, que fez um incrível trabalho em levar os livros do Thomas Harris para a televisão, ainda não assisti ao seriado, pois quero ler o livro antes! No momento estou concluindo a leitura de 1977: Enfield, do Guy Lyon Playfair.

Confira a lista completa dos livros mais vendidos do mês passado na Amazon: http://amzn.to/2sMYLYt

O Blog do Ben Oliveira faz parte do programa de associados da Amazon. Comprando pelos links dos livros divulgados aqui ou no meu canal do Youtube, você contribui para que eu ganhe uma pequena comissão e possa continuar investindo na produção de conteúdo.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

Mais lidas da semana