Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Reflexão: Dia Internacional do Yoga

Hoje é Dia Internacional do Yoga. Há anos pratico e vivo Yoga, mas não é só uma prática de posturas, é uma filosofia (existem vários tipos de Yoga, mas todos têm como propósito a libertação). Quando você aprende a se aceitar, você aprende a desapegar de pessoas, sentimentos e coisas que te fazem mal, quebrar ciclos de anos... ninguém se afasta do que te faz bem – consciência que alguns só desenvolvem durante anos de psicanálise.


Vivemos em tempos (sempre foi assim) em que as pessoas vivem para agradar as outras, não por si mesmas, e ser você mesmo pode ser assustador, pois todos querem pertencer a alguma coisa, mesmo que isso faça mal a elas. Desapegar não é ser indiferente, muita gente confunde, assim como não​ é desejar mal.

Não se engane quem vê yogi sorrindo de que a vida é doce o tempo todo. No tapete ou fora dele, a luta e o aprendizado são diários. Reconhecemos nossas sombras, nossos pensamentos e desapegamos. É interessante quando você muda: as pessoas te julgam como se a qualquer segundo você fosse parar de praticar e elas projetam em você o medo delas. Yoga te ensina a parar de ignorar sua intuição e a saber que você pode ser você mesmo. Há paz dentro de si.

Ninguém faz yoga pra postar foto, mas a gente posta se quiser (e se não posta, as pessoas deduzem erradamente que elas estavam 'certas', que você está 'fingindo ser algo que não é'). Ninguém faz yoga pelo outro, faz por si mesmo.

Yoga te ensina a deixar o outro ser como é e a seguir seu caminho, especialmente se não te fazem bem há muito tempo, mas você se acostumou com relacionamentos tóxicos a vida inteira: relacionamentos sem reciprocidade, amigos-inimigos e pessoas materialistas – aqueles que nos tempos difíceis somem. Desapegar de relacionamentos de aparência e se focar em essência. A entender que você não pode por sua lente nos outros e está tudo bem, desde que o outro não tente te empurrar a dele. A buscar paz em coisas que importam, a fazer escolhas conscientes e não se importar com os olhares de estranhamento.

Yoga te fornece luz em tempos sombrios e te ensina a desapegar da necessidade de julgamento do outro e de que o impossível é mais possível do que imaginava.


Alguém disse que você nunca ia conseguir fazer tal coisa e você acreditou. Há anos, você mesmo achou que nunca ia conseguir e conseguiu... hoje é tão natural quanto qualquer outra ação. Poderia ser sobre o yoga, sobre a escrita, sobre o amor, sobre a vida. Desapegar do medo e da insegurança faz parte da jornada de autoconhecimento. Saber quais são seus limites hoje e que está tudo bem, pois amanhã é outro dia. Respeitar seu próprio corpo, mente e espírito. Entender que tudo tem seu tempo e que seu único inimigo é você mesmo. Ilusões podem ser quebradas. Sonhos podem ser conquistados. Corações e espíritos podem ser regenerados. Paz vem de dentro pra fora. Buscar aprovação no outro é sempre receita para frustração. O que você tem feito por si mesmo? Amor próprio não é egoísmo

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Assista ao vídeo da semana publicado no meu canal do Youtube:

Comentários

  1. Oi, Ben!
    EU acho lindo Yoga. Sempre que vejo alguém praticando lá na universidade eu paro e viajo observando aquela serenidade. Tenho muita vontade de fazer também, principalmente para lidar com esse lado do apego mesmo.

    Não sabia que hoje é o dia dedicado ao YOga. Parabéns!

    Abraço,
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego!
      Sou suspeito, né? Mas super recomendo Yoga como um todo. Te ajuda a encontrar equilíbrio e serenidade e cultivar relacionamentos mais saudáveis. Desapegar do que te faz mal é essencial para sobreviver.
      Abraços e gratidão pela visita!

      Excluir
  2. Olá!
    Não sabia sobre esse dia do Yoga!
    Eu já tentei praticar uma vez, mas não deu muito certo. Queria tentar de novo, mas a correria da vida nunca deixa :( Ou talvez eu invente obstáculos demais, vai saber. Esses dias eu fiquei com vontade de tentar algo novo, já que eu estou atualmente apenas me dedicando à universidade, quem sabe eu não recomeço a praticar?
    Beijos
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thainara!
      Eu super recomendo. Se você tirar pelo menos uns 20-30 minutos por dia, já faz toda diferença. Às vezes, precisamos recarregar as energias e de um tempo para desconectar dos problemas. Super recomendo o canal da Pri Leite, caso tenha interesse em fazer aulas pela casa e assistindo pelo Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCehH0gfC-ivKz_htoMHxHtA

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana