Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Franz Kafka: Assista animação inspirada nos diários do escritor

Frankz Kafka é, sem dúvidas, um escritor que deixou sua marca na literatura mundial. Além de ter inspirado milhares de outros autores, sua produção literária e biografia também serviram de inspiração para diferentes formas de expressões artísticas. O curta da animação Franz Kafka foi escrito e dirigido pelo polonês Piotr Dumala. Com aproximadamente 16 minutos de duração, o filme foi inspirado nos diários de Franz Kafka.


Segundo o IMDB, a animação Franz Kafka foi ganhadora de cinco prêmios em 1992: Zagreb World Festival of Animated Films, Ottawa International Animation Festival, Krakow Film Festival (ganhou em duas categorias) e Hiroshima International Animation Festival.

Confira a sinopse da animação:


Animação do diretor polonês Piotr Dumala sobre alguns momentos da vida de Franz Kafka baseada principalmente em seus Diários. Contém referências a obras como "O Processo", "A Metamorfose" e "O Desaparecido ou Amerika". Foram usadas fotos do próprio, bem como de Praga na virada para o século XX tiradas por fotógrafos tchecos.

Assista ao curta da animação Franz Kafka (1992), de Piotr Dumala: 



Sobre o diretor – Nascido no dia 9 de julho de 1958 em Varvósia, o diretor e animador de filmes polonês Piotr Dumala é conhecido por sua técnica de animação. Enquanto ele treinava para ser esculto, ele descobriu que arranhar imagens em gesso pintado poderia ser uma ótima maneira de criar animações. Essa é apenas uma técnica de um método chamado de Animação Destrutiva, no qual uma imagem é apagada (neste caso, pintada em cima) e re-desenhada para criar o próximo quadro na sequência.

Gosta do Kafka? Vale a pena conferir o documentário sobre o escritor, 'Quem Foi Kafka?'. Também recomendo o documentário sobre Edgar Allan Poe: Contos de Terror!
***
Kafka é um escritor com o qual tenho afinidade. Daniel Luckman, o personagem principal do meu livro de terror, Escrita Maldita, tem alguns traços em comum com o autor, como a sensação de esmagamento, de asfixia e a síndrome do impostor, além de ter uma dose de sua melancolia e da relação conflituosa com a família, especialmente com o pai. Apesar de não ter sido inspirado diretamente nele, o conceito do personagem foi desenvolvido com base em alguns elementos biográficos que são comuns nas histórias de vários escritores ao longo dos séculos, como a negligência emocional e a dificuldade de mostrar e ser reconhecido pelo valor de sua produção literária para sua família.

“Eu não posso fazê-lo entender. Não consigo fazer ninguém entender o que está acontecendo dentro de mim. Não consigo explicar isso a mim mesmo” – Franz Kafka

Gosto de dizer que alguns escritores conseguem quebrar esses ciclos nos quais seus dons são vistos como algo negativo e até mesmo obsessivo. Franz Kafka faz parte dos escritores que só se libertou quando deixou esse plano. Para quem está familiarizado com sua história, sabe que o melhor amigo dele, Max Brod ignorou o desejo do escritor de queimar seus manuscritos e acabou publicando após sua morte. Enquanto esteve vivo, ele sofria com a falta de tempo para poder se dedicar à escrita e ter que trabalhar com algo com o qual não tinha afinidade.

Os tempos mudaram, mas algumas coisas permanecem. Ainda são poucos escritores, especialmente no Brasil, que conseguem se dedicar à criação literária.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

Mais lidas da semana