Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autismo: Neurociências, ajustes e discussões que vão além do social

O céu de um autista pode ser o inferno do outro. Somos diferentes em todos critérios. Cada caso é um caso.



Comparar um autista como eu, que sou camaleão e tenho autonomia com um que precise de mais apoio e tenha mais limitações sensoriais não seria justo.

Eu ressalto que todo autista deve lembrar disso quando produzir conteúdo. Não adianta achar que existe um modelo único de inclusão, se ao priorizar algumas coisas, você deixa de lado outras. Por isso, abordar a questão do autismo é algo muito complexo. Da mesma forma, que não existe um personagem da ficção ou uma pessoa autista que vai representar o espectro autista inteiro.

Os ajustes que são feitos para alguns, podem ser desajustes para outros. Por isso dizemos que existem vários autismos, independente do grau.
Do mesmo modo que não existem dois autistas iguais, não existem dois aspies iguais (pessoas com Síndrome de Asperger); não existem dois aspies com superdotação iguais (pessoas com Dupla Excepcionalidade). Somos todos diferent…

Assista ao vídeo Vidas, Comparações e Ressentimentos (Ben Oliveira)

O vídeo desta semana já está disponível no meu canal do YouTube. A velocidade de conexão da internet não está em seus melhores dias, mas finalmente consegui disponibilizar. O vídeo Vidas, Comparações e Ressentimentos é a leitura do texto homônimo publicado aqui no meu blog e no Wattpad (Fragmentário).


Para quem gosta de escrita zen, esse foi um daqueles textos escritos em períodos antes e após meditação. Quem não sabe, além de escrever livros e contos de terror e fantasia, também gosto muito da filosofia zen e de yoga – tento incorporá-las no meu processo de criação literária. Aos interessados em escrita zen, recomendo o livro Escrevendo com a Alma, da Natalie Goldberg.

Assista ao vídeo Vidas, Comparações e Ressentimentos (Ben Oliveira):





Confira um trecho do texto:


”Cada ser humano é responsável por encontrar aquilo que faz sua alma vibrar. Assustador, né? A pressão pode ser devastadora para alguns e trilhar o próprio caminho parece bobeira; o imprevisível nos faz tremer” – Ben Oliveira 

Pensando na acessibilidade, vale lembrar que o vídeo está com legendas em português. Todos os vídeos legendados estão em uma playlist específica lá no meu canal do YouTube e também podem ser encontrados neste post do meu blog: http://www.benoliveira.com/2018/03/videos-do-canal-do-youtube-ben-oliveira-legendas.html


Não perca os vídeos novos, inscreva-se no canal do YouTube e ative o sininho para receber notificações: https://www.youtube.com/channel/UCV1WEyo8MV0NCoiXI1MYJ-Q 
***
Aproveitando que estou aqui, quero agradecer pelos votos na minha arte do Edgar Allan Poe lá no Ouroboros. Para que a arte concorra a ser transformada em uma estampa de camiseta, são precisos pelo menos 15 votos e no primeiro dia, vocês me ajudaram a conseguir esses votos. Então, obrigado. Agora, resta cruzar os dedos, pois além dos votos, a pontuação também precisa ser boa para que o material seja selecionado.

Se a arte for selecionada, assim que a camiseta estiver disponível para venda, compartilharei o link com vocês por aqui e também nas minhas redes sociais. Assim quem gostou da arte digital, pode comprar e me apoiar de duas formas: nesta jornada de artista independente e também como escritor independente. Quem sabe não rola um sorteio também? Possibilidades.

Comentários

Mais lidas da semana