Pular para o conteúdo principal

Destaques

Desarmando alarmes

Relaxar é muito mais fácil na teoria do que na prática. Desarmar o sistema de alarmes da ansiedade que, vez ou outra, pode apitar ainda que nada esteja acontecendo. É somente ao aceitar se soltar do peso de estar alerta o tempo inteiro que conseguia aproveitar o momento presente. Não poderia fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Era abrindo mão do controle que se permitia encarar as coisas como elas eram. O excesso de controle não faria o problema desaparecer. Pelo contrário, muitas vezes precisava de uma distância saudável para se autorregular.  O medo e a ansiedade significavam que era algo que precisava prestar atenção, mas também eram lembretes de não levar tão a sério. No final das contas, estar bem era muito mais do que não estar em crise. O excesso de ansiedade poderia dar uma falsa ilusão de que tudo estava sob controle, mas era ao abrir a mão e confiar que conseguia voltar a viver: era mais do que um diagnóstico. Ao mover a atenção, pouco a pouco ia se permitindo viver o aq...

Vídeo: 5 Motivos para ler Em Algum Lugar nas Estrelas (Clare Vanderpool)

Conforme havia prometido aqui no blog e no meu canal do YouTube no vídeo sobre A Diferença Invisível, eu iria ler mais livros com personagens e temática do universo do autismo e publicaria informações por aqui. Acredito que a arte e a literatura são uma ótima forma de entreter, levar conhecimento e proporcionar reflexões.


O vídeo da vez é sobre o livro Em Algum Lugar nas Estrelas (Navigating Early), escrito pela autora Clare Vanderpool, publicado no Brasil pela editora DarkSide Books, em 2016. Basicamente, é uma história sobre dois personagens adolescentes: Jackie (não-autista) e Early (Asperger, grau leve de autismo). Os dois partem em uma aventura repleta de mistérios, guiados pela inteligência do Early que é fissurado pelo número Pi e inventou uma história para contar a jornada dele.

No vídeo, eu citei cinco motivos para ler Em Algum Lugar nas Estrelas. Fica aqui a minha gratidão e também o meu parabéns à editora DarkSide Books, que além de publicar livros de temáticas que eu adoro, como Terror e Fantasia, também tem incluído em seu catálogo obras com personagens neurodiversos.

Assista ao vídeo Asperger Adolescente: 5 Motivos para ler em Algum Lugar nas Estrelas:




Inscreva-se no meu canal para ficar por dentro dos vídeos novos: https://www.youtube.com/channel/UCV1WEyo8MV0NCoiXI1MYJ-Q

Além de Em Algum Lugar nas Estrelas, a editora também já lançou O Menino Que Desenhava Monstros (Keith Donohue) – que tem personagem com Asperger e A Menina Submersa (Caitlín R. Kiernan) – narrado por uma esquizofrênica e o meu livro favorito publicado pela Caveirinha. Para quem não gosta de vídeos, logo vou publicar a resenha em texto aqui no blog.

Compre o livro Em Algum Lugar nas Estrelas (Clare Vanderpool): https://amzn.to/2KialUg

Compre os livros da editora DarkSide Books: https://amzn.to/2KhBxCx

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle. 

Mais lidas da semana