Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dias de Isolamento, Estímulos e Tédio: Vidas Importam (Coronavírus) | Ben Oliveira

Mesmo para alguém no espectro autista (lembrando que não existem dois autistas iguais e há uma ampla variedade neurológica e de personalidade), os dias de isolamento não são necessariamente confortáveis.


Gostar de ficar em casa e precisar de tempo sozinho para recarregar as energias, não significa que autistas também não gostem de ver pessoas – muitos adoram andar ao ar livre. As pessoas confundem autismo, introversão, timidez e misantropia (aversão às pessoas).

O que eu queria falar é sobre a importância de se ocupar com o que te estimula. Na correria do dia a dia, todos abrimos mão daquilo que gostamos de fazer e do que nem sabíamos que gostamos. Além de ler e jogar, nesses dias aproveitei para organizar as coisas e brincar com as tintas e colas.

Deveria estar escrevendo mais, mas confesso que estou gostando de estimular outras áreas que estavam adormecidas. Sim, tenho muitos momentos de tédio, mas não acho que colocar a vida de outras pessoas em risco possa compensá-los.

Por outro …

A Diferença Invisível: O livro abriu meus olhos para o espectro autista

Esta semana me perguntaram se eu já li A Diferença Invisível. Foi um dos livros que me fez perceber que estava no espectro autista (Síndrome de Asperger).


Se eu não tivesse lido, provavelmente jamais iria descobrir. Existem inúmeros profissionais desatualizados no Brasil e em diferentes países, existem muitas pessoas passando informações erradas e falsas sobre autismo e por aí vai.

Eu já tinha lido o livro antes.

Este texto foi escrito em abril de 2018. Nesta época, eu comprei meu próprio exemplar do livro e estava relendo o livro.

Como o texto é antigo, a linguagem pode estar inadequada = Eu não vou editar. Acostume-se. As pessoas se constroem e desconstroem ao longo da vida.

Resenha do livro A Diferença Invisível: http://www.benoliveira.com/2018/04/graphic-novel-francesa-sobre-asperger-ajuda-conscientizacao.html 

Compre o livro: https://amzn.to/2EJAIl3

Vídeo sobre o livro no meu canal do YouTube:


***
Entre os meus textos mais lidos do blog: Síndrome de Asperger e as Memórias de um Camaleão

Fui um dos primeiros a usar o termo no Brasil nos grupos de autismo.

Muita gente achava que eu estava inventando informações, pois na época eu não tinha o diagnóstico formal.

A camuflagem não é algo atual, mas é algo desconhecido até os dias atuais no Brasil.
***
Peçam mais livros atualizados no Brasil. Por aqui, chega pouca coisa. Por isso existem tantos profissionais e familiares desatualizados.

Veja: 13 Livros sobre Autismo que poderiam ser traduzidos para o Brasil

Livro de médicos sobre depressão, autismo e bipolaridade na infância é alerta sobre estigma e preconceito 

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Para ficar por dentro das minhas novidades:


Facebook: https://www.facebook.com/benoliveiraautor/

Twitter: https://twitter.com/Ben_Oliveira

Instagram: https://www.instagram.com/benoliveira/

YouTube: http://www.youtube.com/c/BlogdoBenOliveira

Comentários