Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autistas com Altas Habilidades: Mais adaptáveis ao mundo neurotípico

Por que eu não gosto de ser acompanhado no meu perfil pessoal por muitos familiares de autistas? Não gosto que queiram saber minhas vivências, como fazem com outros autistas?


Texto da imagem: Os autistas com altas habilidades (dupla excepcionalidade) podem compensar as limitações usando habilidades cognitivas, navegando em situações sociais e se adaptando aos desafios da vida cotidiana (Autism Calgary).

Todos autistas são diferentes. Eu repito isso quase que diariamente. Muita gente fica comparando experiências e vivências, achando que por estarem no mesmo grau, vão encontrar as respostas que precisam. Spoiler: Nem sempre.

Dois autistas podem ser completamente diferentes. Dois aspies podem ser completamente diferentes.

Existem muitas dificuldades que alguns aspies têm na vida adulta, que eu tinha na infância ou adolescência. Isso significa que eu preciso esconder que me adaptei? Não. Significa que somos todos diferentes e sou mais adaptável em alguns aspectos. 
Isso me torna um fake auti…

A Diferença Invisível: O livro abriu meus olhos para o espectro autista

Esta semana me perguntaram se eu já li A Diferença Invisível. Foi um dos livros que me fez perceber que estava no espectro autista (Síndrome de Asperger).


Se eu não tivesse lido, provavelmente jamais iria descobrir. Existem inúmeros profissionais desatualizados no Brasil e em diferentes países, existem muitas pessoas passando informações erradas e falsas sobre autismo e por aí vai.

Eu já tinha lido o livro antes.

Este texto foi escrito em abril de 2018. Nesta época, eu comprei meu próprio exemplar do livro e estava relendo o livro.

Como o texto é antigo, a linguagem pode estar inadequada = Eu não vou editar. Acostume-se. As pessoas se constroem e desconstroem ao longo da vida.

Resenha do livro A Diferença Invisível: http://www.benoliveira.com/2018/04/graphic-novel-francesa-sobre-asperger-ajuda-conscientizacao.html 

Compre o livro: https://amzn.to/2EJAIl3

Vídeo sobre o livro no meu canal do YouTube:


***
Entre os meus textos mais lidos do blog: Síndrome de Asperger e as Memórias de um Camaleão

Fui um dos primeiros a usar o termo no Brasil nos grupos de autismo.

Muita gente achava que eu estava inventando informações, pois na época eu não tinha o diagnóstico formal.

A camuflagem não é algo atual, mas é algo desconhecido até os dias atuais no Brasil.
***
Peçam mais livros atualizados no Brasil. Por aqui, chega pouca coisa. Por isso existem tantos profissionais e familiares desatualizados.

Veja: 13 Livros sobre Autismo que poderiam ser traduzidos para o Brasil

Livro de médicos sobre depressão, autismo e bipolaridade na infância é alerta sobre estigma e preconceito 

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Para ficar por dentro das minhas novidades:


Facebook: https://www.facebook.com/benoliveiraautor/

Twitter: https://twitter.com/Ben_Oliveira

Instagram: https://www.instagram.com/benoliveira/

YouTube: http://www.youtube.com/c/BlogdoBenOliveira

Comentários

Mais lidas da semana