Pular para o conteúdo principal

Destaques

Deixava ir

Nem tudo precisava ser dito. Havia algo mágico em não dizer. Longe de ser um último ato de covardia, era um auto de libertação. Tinha aprendido a dizer não só longo do ano. Tinha aprendido que nem sempre precisavam ceder. Tinha aprendido que duas coisas did poderiam ser verdades e não precisava se pressionar. Estaria mentindo se dissesse que não sentia saudade, mas também sabia que era algo unilateral. Enquanto um se silenciava para o outro, o outro continuava buscando, então, para equilibrar, decidira fazer o mesmo. Foi somente quando deixou de ir atrás que começou a sentir o respeito voltar aos poucos. Foi ao aceitar que eram tão diferentes que qualquer afeto que havia entre os dois não importava. Foi deixando tudo ir, na esperança de não estragar o próprio fim de ano. Um ano era mais do que o suficiente para conversar. Mas de um jeito ou de outro, se evitaram. E as coisas foram se acumulando. Foi ao deixar o outro finalmente livre que poderia sentir a própria liberdade. Deixar ir ti...

Infográfico: Cronologia da Síndrome de Asperger ao Espectro Autista

Para quem gosta de infográficos e datas, decidi reunir algumas datas importantes sobre a Síndrome de Asperger/Transtorno do Espectro Autista. As informações vão desde as pesquisas do austríaco Hans Asperger até a classificação atual no DSM e a classificação futura no CID-11.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre Síndrome de Asperger e autismo de alto funcionamento. Basicamente, o diagnóstico era feito levando em conta se a pessoa não teve atraso de fala, não tem deficiência intelectual e tem um comprometimento leve da linguagem funcional. O fator que mais diferenciava era o atraso ou não; o diagnóstico de aspies passava e ainda passa despercebido durante anos.

Como as características eram mais discretas, desde a data da estreia oficial do diagnóstico no DSM, em 1994, até os dias atuais, muitos profissionais ainda têm dificuldade com o diagnóstico de Síndrome de Asperger. A inclusão no espectro autista também exige mais conscientização sobre a diversidade entre autistas. Muitas pessoas têm dificuldade de entender que não existem dois autistas iguais, independente do grau.

Leia também: Síndrome de Asperger: Guia do especialista mundial em autismo, Tony Attwood

A inclusão no DSM, teoricamente, deveria facilitar a vida dos profissionais e das pessoas sem diagnóstico, mas nem sempre é o que acontece. Estamos na expectativa de que até o CID-11 entrar em vigor, os profissionais tenham se capacitado melhor sobre o espectro autista.

Confira o infográfico com a Cronologia da Síndrome de Asperger ao Espectro Autista:




Texto da imagem: Crononologia da Síndrome de Asperger: Espectro Autista.

1944, HANS ASPERGER

Ano de publicação da tese de pós-graduação de Hans Asperger, na qual ele descreve as crianças com características autistas.

1979-1981, LORNA WING

A psiquiatra ajuda a popularizar a ideia de que existe um espectro autista (variação de características) e apresenta o trabalho de Hans Asperger.

1994, DIAGNÓSTICO OFICIAL

Oficialmente reconhecida como diagnóstico pela Associação Americana de Psiquiatria no DSM-IV, em 1994.

1996, NEURODIVERSIDADE

A socióloga australiana e autista (Síndrome de Asperger), Judy Singer criou o termo Neurodiversidade, que considera o autismo como "nova categoria de diferença humana".

2013, TEA NO DSM-V

Nos países que adotam o DSM, a Síndrome de Asperger foi excluída e englobada dentro do TEA (Transtorno do Espectro Autista).

2022, CID-11

Assim como o DSM, a nova CID vai unir os Transtorno do Espectro Autista.

6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional.

Indicação de livro: A Diferença Invisível [https://amzn.to/2JXXSaj]

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro, jornalista por formação e Asperger. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Para ficar por dentro das minhas novidades:


Facebook: https://www.facebook.com/benoliveiraautor/

Twitter: https://twitter.com/Ben_Oliveira

Instagram: https://www.instagram.com/benoliveira/

YouTube: http://www.youtube.com/c/BlogdoBenOliveira

Mais lidas da semana