Pular para o conteúdo principal

Destaques

Antraz: Documentário da Netflix revela investigações feitas pelo FBI durante anos

Um pouco após os atentados terroristas contra as torres gêmeas, em Nova Iorque, Estados Unidos, no 11 de setembro de 2001, uma ameaça de antraz colocou as autoridades, como o FBI em alerta, e espalhou pânico nos norte-americanos devido à facilidade de se espalhar sem as pessoas saberem.  Dirigido e roteirizado por Dan Krauss e produzido pela Netflix e pela BBC, 21 anos após o ataque e o primeiro caso de circulação do antraz, o documentário Antraz: EUA Sob Ataque (The Anthrax Attacks) leva o telespectador para as investigações do FBI que duraram anos. O que a princípio foi alvo de muita pressão para a solução do caso, principalmente pelo medo dos norte-americanos do esporo da bactéria continuar se espalhando pelas cartas e fazendo mais pessoas adoecerem e/ou morrerem, logo foi caindo no esquecimento conforme as investigações desenrolavam fora dos holofotes.  Com a proximidade do caso do ataque às torres gêmeas, à primeira vista, o pânico generalizado fez com quem os norte-americanos

Infográfico: Cronologia da Síndrome de Asperger ao Espectro Autista

Para quem gosta de infográficos e datas, decidi reunir algumas datas importantes sobre a Síndrome de Asperger/Transtorno do Espectro Autista. As informações vão desde as pesquisas do austríaco Hans Asperger até a classificação atual no DSM e a classificação futura no CID-11.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a diferença entre Síndrome de Asperger e autismo de alto funcionamento. Basicamente, o diagnóstico era feito levando em conta se a pessoa não teve atraso de fala, não tem deficiência intelectual e tem um comprometimento leve da linguagem funcional. O fator que mais diferenciava era o atraso ou não; o diagnóstico de aspies passava e ainda passa despercebido durante anos.

Como as características eram mais discretas, desde a data da estreia oficial do diagnóstico no DSM, em 1994, até os dias atuais, muitos profissionais ainda têm dificuldade com o diagnóstico de Síndrome de Asperger. A inclusão no espectro autista também exige mais conscientização sobre a diversidade entre autistas. Muitas pessoas têm dificuldade de entender que não existem dois autistas iguais, independente do grau.

Leia também: Síndrome de Asperger: Guia do especialista mundial em autismo, Tony Attwood

A inclusão no DSM, teoricamente, deveria facilitar a vida dos profissionais e das pessoas sem diagnóstico, mas nem sempre é o que acontece. Estamos na expectativa de que até o CID-11 entrar em vigor, os profissionais tenham se capacitado melhor sobre o espectro autista.

Confira o infográfico com a Cronologia da Síndrome de Asperger ao Espectro Autista:




Texto da imagem: Crononologia da Síndrome de Asperger: Espectro Autista.

1944, HANS ASPERGER

Ano de publicação da tese de pós-graduação de Hans Asperger, na qual ele descreve as crianças com características autistas.

1979-1981, LORNA WING

A psiquiatra ajuda a popularizar a ideia de que existe um espectro autista (variação de características) e apresenta o trabalho de Hans Asperger.

1994, DIAGNÓSTICO OFICIAL

Oficialmente reconhecida como diagnóstico pela Associação Americana de Psiquiatria no DSM-IV, em 1994.

1996, NEURODIVERSIDADE

A socióloga australiana e autista (Síndrome de Asperger), Judy Singer criou o termo Neurodiversidade, que considera o autismo como "nova categoria de diferença humana".

2013, TEA NO DSM-V

Nos países que adotam o DSM, a Síndrome de Asperger foi excluída e englobada dentro do TEA (Transtorno do Espectro Autista).

2022, CID-11

Assim como o DSM, a nova CID vai unir os Transtorno do Espectro Autista.

6A02.0 – Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional.

Indicação de livro: A Diferença Invisível [https://amzn.to/2JXXSaj]

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro, jornalista por formação e Asperger. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Para ficar por dentro das minhas novidades:


Facebook: https://www.facebook.com/benoliveiraautor/

Twitter: https://twitter.com/Ben_Oliveira

Instagram: https://www.instagram.com/benoliveira/

YouTube: http://www.youtube.com/c/BlogdoBenOliveira

Comentários

Mais lidas da semana