Pular para o conteúdo principal

Destaques

Alguma paz

A vida era mais do que frases de efeito e pensamento mágico. Muitas vezes, era sobre como realmente se sentia. Ser sincero consigo mesmo nem sempre era fácil, mas necessário.  Aceitar que, em algumas situações, não fazer parte da vida do outro é o mais saudável para os dois. Assim como acreditar que o contrário também era possível. Era enxergando os dois extremos que poderia encontrar um lugar no meio. Então, a dor que havia sentido um dia, desaparecera. Não era nada mágico. Não era simples efeito do tempo. Era processar as emoções e aceitar as coisas como eram. O exercício de lidar com a frustração era algo diário, mesmo quando não imaginava que estava fazendo. Era somente ao lidar com aquilo que o incomodava, que realmente poderia se libertar. Não era fácil, mas era como finalmente tinha encontrado alguma paz. A paz vinha de ter abandonado a necessidade de agradar aos outros, ainda que desagradasse a si mesmo no processo. A paz vinha de entender que a esperança nem sempre era uma...

Resenha: Manual de Radiojornalismo: Produção, ética e Internet

O livro Manual de Radiojornalismo: Produção, ética e Internet foi escrito em 2001 por Heródoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima (juntos os autores também elaboraram o Manual de Telejornalismo: Os Segredos da Notícia na TV).

Imparcialidade do jornalista

A introdução do livro fala sobre um assunto bastante polêmico no jornalismo: a imparcialidade. Os autores acreditam que a imparcialidade não passa de uma utopia e comentam: "O jornalista tem seu próprio mundo e valores. Toma sempre partido, de uma forma ou de outra, nas notícias que divulga ou comenta. Não há como separar informação de opinião".

Deixando a crença de imparcialidade de lado. A melhor forma talvez de informar a sociedade é através da isenção. É mostrar todos os lados dos envolvidos, "é a busca constante do que se entender ser a verdade".

Ética

Sugestões para uma Conduta Ética é o título do primeiro capítulo do livro. Nele os autores explicam: "A ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade". Os jornalistas precisam de um código de valores. (Leia o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros)

Nas sugestões para uma conduta ética são discutidos assuntos como: o interesse público, o sensacionalismo, o jabá (jargão jornalístico para presentes), a credibilidade, a omissão, a isenção e a distinção entre opinião e informação.

Rádio via Internet

A Internet possibilitou a globalização do rádio, "com o simples clicar do mouse, é possível ouvir uma rádio de Nova York, Manela, Zagreb ou da Rocinha". A forma de se fazer publicidade na rádio vai se transformar: "as agência de publicidade vão produzir anúncios locais, nacionais ou internacionais com a mesma cobertura e alcance".

Os autores ainda falam da desmonopolização do rádio, contribuindo com a democratização deste meio de comunicação. A concessão pública perderá importância, pois "na Internet não é preciso pedir licença a ninguém: está aberto a todos".

Outros assuntos interessantes abordados no livro são: entrevista, reportagem, produção, pauta, texto, edição, jornalismo esportivo, pronúncia, redação, o rádio e a política, credibilidade.

Autores

* Heródoto Barbeiro é jornalista da CBN e da TV Cultura, gerente de jornalismo do Sistema Globo de Rádio - São Paulo, articulista em jornais, revistas e Internet. Autor de livros na área de treinamento para empresas, jornalismo, história e religião.

* Paulo Rodolfo de Lima é editor da Rádio CBN - São Paulo.

Mais lidas da semana