Pular para o conteúdo principal

Destaques

Revolutionary Love: Série coreana de drama explora o abismo que divide as classes sociais

Embora muitos dramas coreanos pequem na representatividade de diversidade racial e deem pouquíssimo espaço para estrangeiros e imigrantes, a série Revolutionary Love (2017) da tvN e no Brasil disponível temporariamente pela Netflix , acaba indo além dos elementos de comédia e romance, mostrando o drama das diferenças de classes sociais , os preconceitos e a possibilidade de imersão nesse mundo desconhecido pelo filho do dono de um dos maiores conglomerados de empresas da Coreia do Sul . A ingenuidade e a ignorância da realidade das classes trabalhadoras tornam o protagonista um tanto embaraçoso, lembrando de forma vaga a jornada de Buda quando conheceu a realidade fora do palácio e foi confrontado com a fome, a doença, a pobreza e a morte. Longe de ser uma série com alguma alegoria espiritual, mas do ponto de vista do comportamento é interessante acompanhar como Byun Hyuk (Choi Si-won) se torna mais empático e humanizado quando seu caminho cruza com o de Baek Joon (Kang So-ra) . E

Infográfico: O Que é Jornalismo de Dados

Você sabe o que é Jornalismo de Dados? A Organização Não-Governamental JumpStart Georgia produziu um infográfico explicando o que é Data Journalism e compartilhou no Visual.Ly, um site onde são criadas e compartilhadas imagens gráficas com informações.

“Jornalismo de Dados é contar histórias baseadas em dados concretos. Mesmo que não seja algo novo e que os jornalistas têm relatado o uso de dados há muito tempo, os avanços tecnológicos recentes tornaram mais fácil fazer jornalismo de dados usando uma infinidade de novas ferramentas de código aberto disponível para todos nós”, define a organização.

O infográfico foi criado pela designer Mariam Kobuladze a pedido da JumpStart Georgia, com o propósito de descrever o processo do jornalismo de dados empregado pela organização não-governamental para visualizar notícias na Geórgia, nos Estados Unidos.

Entre os processos utilizado no Jornalismo de Dados e abordados no infográfico estão os descritos a seguir e traduzidos para o Português:

– Obtenção de dados: “Buscando dados de uma variedade de organizações, tanto públicas quanto privadas. Quando os dados não estão facilmente disponíveis, pedindo. Quando não há dados, criando”.

– Analisando dados: “Olhando para dados de diferentes ângulos, analisando, notando tendências, observando proporção e relacionamentos. Descobrindo histórias”.

– Visualizando dados: “A visualização permite uma perspectiva única dos dados. Criando informações coloridas para a visualização de histórias usando uma variedade de ferramentas. Visualizando cada história usando uma ferramenta melhor que a outra. O truque é escolher a ferramenta certa”.

– Compartilhando / Tornando público: “As visualizações de publicações em sites, tornando-os livres e disponíveis para outros usarem, compartilharem com você e torcendo para que eles compartilhem com outros”.

JumpStart Georgia – A organização aplica tecnologias de código aberto para tornar público dados e lançar luz sobre questões de importância social. A JumpStart procura traduzir problemas complexos em uma linguagem que um público mais amplo possa entender e usar para participar de discussões  baseadas em fatos e tomar decisões mais informadas.

Confira abaixo o infográfico – What is Data Journalism (O Que é Jornalismo de Dados):


What is Data Journalism 

Comentários

Mais lidas da semana