Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Você – Caroline Kepnes

Frieza e perversão. Se eu pudesse resumir Joe em duas palavras seriam essas. O livro Você (You), da autora Caroline Kepnes nos leva para uma viagem para a mente doentia de um homem capaz de tudo para obter seu prazer. A obra foi publicada no Brasil pela Editora Rocco, com tradução de Alexandre Martins, em 2018.

Compre o livro Você (Caroline Kepnes): https://amzn.to/2Cp2CnR
Um jogo de gato e rato. Joe é dono de uma livraria, onde ele mantém não só sua obsessão por livros antigos e raros, como uma jaula que pertencia ao proprietário anterior. Com um passado traumático, o personagem desliga suas emoções e se aventura à procura de sua próxima vítima, alguém em quem possa projetar seus ideais românticos, ainda que unilaterais.
“Eu subo trotando e me sento para uma sessão de Beck, que consiste em escutar Rare and Well Done, olhar fotos suas que roubei do Facebook, assistir a cena de A Escolha Perfeita sem som. Eu me perco tanto nisso que amanhece na livraria e eu deveria estar cansado por caus…

Infográfico: O Que é Jornalismo de Dados

Você sabe o que é Jornalismo de Dados? A Organização Não-Governamental JumpStart Georgia produziu um infográfico explicando o que é Data Journalism e compartilhou no Visual.Ly, um site onde são criadas e compartilhadas imagens gráficas com informações.

“Jornalismo de Dados é contar histórias baseadas em dados concretos. Mesmo que não seja algo novo e que os jornalistas têm relatado o uso de dados há muito tempo, os avanços tecnológicos recentes tornaram mais fácil fazer jornalismo de dados usando uma infinidade de novas ferramentas de código aberto disponível para todos nós”, define a organização.

O infográfico foi criado pela designer Mariam Kobuladze a pedido da JumpStart Georgia, com o propósito de descrever o processo do jornalismo de dados empregado pela organização não-governamental para visualizar notícias na Geórgia, nos Estados Unidos.

Entre os processos utilizado no Jornalismo de Dados e abordados no infográfico estão os descritos a seguir e traduzidos para o Português:

– Obtenção de dados: “Buscando dados de uma variedade de organizações, tanto públicas quanto privadas. Quando os dados não estão facilmente disponíveis, pedindo. Quando não há dados, criando”.

– Analisando dados: “Olhando para dados de diferentes ângulos, analisando, notando tendências, observando proporção e relacionamentos. Descobrindo histórias”.

– Visualizando dados: “A visualização permite uma perspectiva única dos dados. Criando informações coloridas para a visualização de histórias usando uma variedade de ferramentas. Visualizando cada história usando uma ferramenta melhor que a outra. O truque é escolher a ferramenta certa”.

– Compartilhando / Tornando público: “As visualizações de publicações em sites, tornando-os livres e disponíveis para outros usarem, compartilharem com você e torcendo para que eles compartilhem com outros”.

JumpStart Georgia – A organização aplica tecnologias de código aberto para tornar público dados e lançar luz sobre questões de importância social. A JumpStart procura traduzir problemas complexos em uma linguagem que um público mais amplo possa entender e usar para participar de discussões  baseadas em fatos e tomar decisões mais informadas.

Confira abaixo o infográfico – What is Data Journalism (O Que é Jornalismo de Dados):


What is Data Journalism 

Comentários

Mais lidas da semana