Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Infográfico: O Que é Jornalismo de Dados

Você sabe o que é Jornalismo de Dados? A Organização Não-Governamental JumpStart Georgia produziu um infográfico explicando o que é Data Journalism e compartilhou no Visual.Ly, um site onde são criadas e compartilhadas imagens gráficas com informações.

“Jornalismo de Dados é contar histórias baseadas em dados concretos. Mesmo que não seja algo novo e que os jornalistas têm relatado o uso de dados há muito tempo, os avanços tecnológicos recentes tornaram mais fácil fazer jornalismo de dados usando uma infinidade de novas ferramentas de código aberto disponível para todos nós”, define a organização.

O infográfico foi criado pela designer Mariam Kobuladze a pedido da JumpStart Georgia, com o propósito de descrever o processo do jornalismo de dados empregado pela organização não-governamental para visualizar notícias na Geórgia, nos Estados Unidos.

Entre os processos utilizado no Jornalismo de Dados e abordados no infográfico estão os descritos a seguir e traduzidos para o Português:

– Obtenção de dados: “Buscando dados de uma variedade de organizações, tanto públicas quanto privadas. Quando os dados não estão facilmente disponíveis, pedindo. Quando não há dados, criando”.

– Analisando dados: “Olhando para dados de diferentes ângulos, analisando, notando tendências, observando proporção e relacionamentos. Descobrindo histórias”.

– Visualizando dados: “A visualização permite uma perspectiva única dos dados. Criando informações coloridas para a visualização de histórias usando uma variedade de ferramentas. Visualizando cada história usando uma ferramenta melhor que a outra. O truque é escolher a ferramenta certa”.

– Compartilhando / Tornando público: “As visualizações de publicações em sites, tornando-os livres e disponíveis para outros usarem, compartilharem com você e torcendo para que eles compartilhem com outros”.

JumpStart Georgia – A organização aplica tecnologias de código aberto para tornar público dados e lançar luz sobre questões de importância social. A JumpStart procura traduzir problemas complexos em uma linguagem que um público mais amplo possa entender e usar para participar de discussões  baseadas em fatos e tomar decisões mais informadas.

Confira abaixo o infográfico – What is Data Journalism (O Que é Jornalismo de Dados):


What is Data Journalism 

Comentários

Mais lidas da semana