Pular para o conteúdo principal

Destaques

Terminar de processar as emoções

Processar as emoções era muito mais importante do que fingir que algo não aconteceu. Era reconhecer os próprios erros e acertos e se permitir sentir as coisas boas e ruins. Era tentador fingir que nada aconteceu. Mas também era imaturo, também era um sinal de que havia se desconectado do real e emoções não processadas voltariam de um jeito mais cedo ou mais tarde. Foi reconhecendo os dias bons, mas acima de tudo, sentindo os ruins. Foi deixando tudo para trás, consciente de que não havia mais nada para revisitar, não havia pontas soltas. Então, de tanto sentir tristeza, dúvida e medo, havia sentido intensamente as emoções de forma que elas já não cabiam mais dentro de si. Ia se despedindo das emoções negativas, das emoções positivas, e abrindo as portas para novas emoções chegarem. Tudo o que sabia era que ficar em negação não era a resposta que buscava. Os dias pareciam que nunca iam chegar ao fim, mas finalmente se sentia livre do fantasma do outro.

Músicas para relaxar, meditar e descansar a mente

Tirar alguns minutos do dia para relaxar é fundamental no cotidiano para poder equilibrar a saúde. Em uma época em que o trabalho e o excesso de informações são constantes em nossas vidas, nossos cérebros precisam de tranquilidade para colocar ordem na casa, organizar os pensamentos, esquecer os problemas, pensar em soluções e aliviar as pressões.


Escutar músicas relaxantes pode ser uma ótima maneira de ajudar sua mente a encontrar a paz que precisa. Alguns sons ajudam na meditação, relaxando não só a cabeça, mas o corpo inteiro também. Os resultados vão desde a diminuição dos batimentos cardíacos e redução do estresse e ansiedade até o fortalecimento do sistema imunológico e estímulo da criatividade e memória, contribuindo para a manutenção do organismo e promoção da saúde.

Na correria do dia-a-dia poucas pessoas têm disposição para tirar um tempo para se desligar da rotina e limpar a mente. Mesmo na hora de procurar músicas calmas, nós usuários ficamos presos à teia da web com tantas informações, imagens, links, janelas, levando para lugares diferentes, tornando o momento da meditação mais um esforço para o seu cérebro.

A tecnologia, apesar de ser uma das maiores inimigas da saúde mental, também colabora com os tão necessários minutos para esquecer a realidade, fechar os olhos, apagar a luz, respirar com calma e relaxar todos os músculos do seu corpo. Existem aplicativos específicos para quem gosta de meditar, com músicas de relaxamento para ouvir, como o Relax Melodies, da Ipnos Soft, na qual é possível escolher frequências para relaxar ou concentrar, dependendo da intenção. A cada atualização do app novas melhorias são realizadas e novos sons são acrescentados. Dos vários aplicativos que já usei, este é o meu favorito. Atualmente o programa disponibiliza 48 sons, como barulho de chuva, flauta, piano, pássaros, tempestade, chuva urbana, sapos, vento nas árvores, ondas do mar e outros.

No Youtube encontram-se diversos vídeos com músicas para relaxar com durações variadas, no entanto as rádios online têm criado canais com seleções musicais de meditação para este público. A 8Tracks é uma dessas rádios na internet que podem ser acessadas pelo navegador da web no seu computador ou através do aplicativo disponível para celulares smartphones e tablets. Os próprios usuários criam suas listas de músicas e compartilham para que outras pessoas possam escutá-las. A variedade musical para quem gosta de ficar zen vai desde sons instrumentais, músicas célticas, acústicas, sons de natureza até trilhas sonoras, músicas orientais e de meditação.

Veja também: Músicas para Ler, Escrever e Estudar 

Confira abaixo algumas listas de músicas para relaxar:


Mais lidas da semana