Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: O Prazer de Ler – Heloisa Seixas

O Prazer de ler, da escritora Heloisa Seixas, como lembra o próprio título, é ideal para quem é apaixonado por livros. A obra foi publicada pela Editora Casa da Palavra, em 2011 e possui 78 páginas.

Capa do livro O Prazer de Ler, Heloisa SeixasUm dos meus trechos favoritos do livro e que vem escrito no texto na contracapa é: “O prazer de ler é, como alguém já disse, um fenômeno parecido com ser inoculado por um vírus. A partir do momento em que isso acontece, não há mais volta. Nunca mais, pelo resto de nossas vidas, conseguiremos ficar sem um livro por perto”.

O livro está dividido em pequenos textos sobre diversos assuntos relacionados à leitura, como a diversão, o livro amado, obras-primas da literatura, romance, clássicos, a importância da crônica aos escritores brasileiros, livrarias, sebos e bibliotecas.

Na última parte do livro, Heloisa faz uma lista de 68 livros que levaria para uma ilha deserta, entre as recomendações literárias a predominância é de literatura inglesa e americana de ficção, no entanto também indica literaturas: francesa, portuguesa, brasileira e outras. As indicações são uma ótima maneira de descobrir porque vale a pena ler tais livros clássicos ou não, de acordo com suas preferências, afinal, a proposta de O Prazer de Ler é estimular a leitura com uma boa dose diversão.

Os amantes dos livros certamente se identificarão com a escrita de Heloisa Seixas, que através de sua relação com a literatura, seja como escritora ou leitora, acaba incentivando a leitura. O Prazer de Ler é um daqueles livros fáceis de ler e práticos, em que sempre que sentir necessidade você pode relê-lo ou procurar as recomendações que deseja. Me identifiquei bastante com a autora, seja naquela sensação boa que grande parte dos leitores sente ao entrar numa livraria, sebo ou biblioteca ou na mania de anotar quais livros leu durante o ano. Já conhecia muitos dos clássicos recomendados e li alguns deles, o desafio agora é ler os que achei interessante e ainda não li.

Para quem gosta de escrita, principalmente de ficção, as dicas de leitura são fundamentais. Afinal, além de escrever e estudar as técnicas de construção de um romance ou conto, uma das principais orientações é a de ler os clássicos da literatura, para melhorar o vocabulário, aumentar a bagagem cultural, sair da zona de conforto proporcionada pelos livros contemporâneos e analisar o estilo dos autores.

Sobre a autora – A escritora carioca Heloisa Seixas é autora de mais de dez livros e foi por três vezes finalista do Prêmio Jabuti (com os livros Pente de Vênus, A Porta e Pérolas Absolutas). Heloisa, que durante dez anos escreveu a coluna “Contos mínimos” na Folha de São Paulo e no Jornal do Brasil, é também autora de um livro de não ficção sobre o mal de Alzheimer, O Lugar Escuro.

Comentários

Mais lidas da semana