Pular para o conteúdo principal

Destaques

Olympo: Série espanhola da Netflix sobre jovens atletas e doping

A série espanhola Olympo foi lançada recentemente pela Netflix e os fãs já estão se questionando se terá segunda temporada. Até o momento, nenhuma informação foi confirmada pela Netflix, mas o final da primeira temporada dá a entender que terá continuação. Seguindo um estilo parecido com o de Elite , série espanhola que fez sucesso na Netflix e teve 8 temporadas, resta saber se Olympo fará sucesso para sua renovação. A série espanhola chegou a ficar em primeiro lugar entre os mais assistidos em alguns países, de conteúdos que não sejam de língua inglesa. Uma escola voltada para atletas que têm um nível de alto desempenho. Enquanto os jovens lidam com seus treinamentos e eventos, eles também lidam com seus dilemas e questões de identidade. Um personagem que mais chamou a atenção do público telespectador foi o Roque (Agustín Della Corte) , o melhor jogador de rugby do time que é gay e quase teve suas conquistas desmerecidas por um episódio de homofobia. Para quem se lembra das cenas que...

Documentário sobre o escritor Franz Kafka e sua vida marcada por fragilidades

Adoro assistir documentários sobre escritores. Não pude deixar de me emocionar com o documentário sobre a vida do escritor tcheco Franz Kafka. Depois de ter lido A Metamorfose e um ensaio sobre Kafka no livro A Consciência das Palavras, do Elias Canetti, me encantei com este filme dirigido por Richard Dindo, no qual atores foram convidados a lerem trechos dos diários e cartas do escritor e pessoas que melhor o conheciam, alguns dos quais eu já tinha lido, mas vê-los interpretados proporcionaram uma dose de catarse inesquecível.

Acompanhar a história de Franz Kafka e até mesmo me identificar com alguns pontos, me provocaram uma sensação triste e libertadora ao mesmo tempo. Aliás, ver a aflição que outros escritores passaram, por mais egoísta que possa parecer ficar um pouco alegre com os seus sofrimentos, me dá a sensação de que não sou, não fui e nunca serei o único a passar por alguns desses apertos e me faz me sentir menos solitário, dentro dos limites que o ofício do escritor me permite ser.

Voltando ao documentário sobre Kafka, entre as histórias abordadas da vida do escritor estão: o seu relacionamento com Max Brod e Gustav Janouch; o amor que ele sentia por Felice, ao mesmo tempo em que sentia o temor do relacionamento atrapalhar a sua escrita; o relacionamento com a escritora Milena, a qual entendia Kafka e reconhecia sua inabilidade de ter uma vida normal e o seu namoro com Dora.

Nas obras do escritor Franz Kafka, em seu diário e cartas é possível encontrar sua essência: como ele se sentia pequeno e frágil (como um inseto) diante de seus pais e da vida; como ele se sentia um estranho dentro de sua casa, incompreendido pela mãe e com ódio do pai, que o faziam se sentir dependente; a maneira que ele enxergava a vida e sentia vontade de nunca ter nascido, em contradição com o seu desejo por viver e escrever suas histórias, mesmo diante da tuberculose e de saber que era quebrado e jamais poderia se entregar totalmente aos seus amores, pois aquilo significaria abrir mão de sua criação literária; seu processo de escrita que acontecia durante a noite, quando sofria com as insônias.

O documentário Quem Foi Kakfa? (Wer War Kafka) foi produzido em 2006, com direção e roteiro de Richard Dindo. O filme traz algumas imagens da época em que Kafka viveu em Praga. O mais interessante do roteiro é saber que mesmo não sendo atores interpretando as pessoas com quem Franz Kafka convivia, todo o texto é baseado em fatos reais, em seus diários, cartas e romances. O vídeo tem 1h e 36 minutos, com áudio em alemão e com legendas em português.

Assista ao documentário sobre o escritor Franz Kafka (Quem Foi Kafka?): 


Se você, assim como eu, também gosta de documentários sobre a vida de escritores, não pode deixar de conferir esses: 

Documentário: Marcel Proust – Uma Vida de Escritor

Documentário sobre Edgar Allan Poe – Contos de Terror

Documentário Paulo Coelho: O Alquimista das Palavras

Se você gostou, não deixe de comentar e compartilhar! Em breve, vou fazer mais posts sobre documentários e filmes sobre escritores... Afinal, a internet está cheia de conteúdos interessantes sobre literatura, basta saber procurar! ;-) 

Mais lidas da semana