Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

11 Livros sobre fenômenos paranormais investigados por Ed e Lorraine Warren

Gosta de histórias de terror? O casal paranormal Ed e Lorraine Warren escreveu e participou de alguns livros de não ficção sobre os casos sobrenaturais investigados por eles. Depois de assistir aos filmes de terror inspirados em suas investigações, não tem como não ficar curioso para saber mais sobre suas aventuras.



Para quem tem interesse em fenômenos paranormais, Ed e Lorraine fundaram uma sociedade de investigação paranormal em Nova Inglaterra (New England), em 1952 e ao longo de 60 anos, eles investigaram mais de 10 mil casos. O Museu Oculto dos Warrens atrai centenas de visitantes do mundo e contêm dezenas de itens usados em práticas diabólicas e de ocultismo.

Leia também: 6 Filmes de Terror inspirados nos Casos Paranormais investigados por Ed e Lorraine Warren 

Realidade ou ficção, verdades ou mentiras, os casos sobrenaturais dos Warren inspiraram diversos livros e filmes de terror. Acusados de fraude, Ed Warren já está morto, mas sua mulher Lorraine Warren permanece com o seu museu de ocultismo e prestando consultoria a filmes de possessões, como A Casa das Almas Perdidas, Invocação do Mal e Annabelle. Os especialistas em demônios certamente sabem como contar uma história de arrepiar os pelos...

Conheça os 11 livros de terror dos fenômenos paranormais investigadores Ed e Lorraine Warren em ordem de publicação: 




The Devil in Connecticut (Bantam Books, 1983) 


O livro do autor Gerald Brittle conta sobre um caso que impressionou o mundo, em 1981, no qual uma legião de demônios (43 no total) invadiu uma casa de uma família em Connecticut e possuíram o filho mais novo. Então piorou.

Muitos leitores norte-americanos comentaram na internet que o livro é mais assustador do que O Exorcista por ser baseado em fatos reais e há rumores de que a obra tenha sido sabotada pela igreja por citar nomes de pessoas e acontecimentos e suas controvérsias religiosas, já que vários padres ajudaram Ed e Lorraine Warren a realizar o exorcismo. O caso ficou conhecido por ‘O demônio me obrigou a fazer isto’. Confira trecho da sinopse:

“Os espíritos vieram para tomar uma alma. E eles tomaram – em um bizarro e for a de controle assassinato que violou muitas das regras de Deus. Aqui os demonologistas de Amityville revelam fatos que a corte se recusou a ouvir. Julgue por si mesmo porque O Demônio em Conneticut é considerado um dos  piores casos de possessão do século XXI”.

*David Glatzel  e seu irmão Carl Glatzel processaram os Warren ao alegar que o irmão mais novo, David, de 19 anos, estava com transtorno mental e que o casal Warren teria convencido a família a mentir. No entanto, Debbie Glatzel continua mantendo a versão dos Warren e alega que os jovens estão processando simplesmente por dinheiro. Os padres que participaram dos exorcismos nunca se pronunciaram oficialmente, seja para apoiar ou negar. Um reverendo alega que o exorcismo deveria ser aprovado por um bispo, mas os padres envolvidos no caso foram misteriosamente transferidos para outras paróquias.


Deliver Us From Evil: Taken from the files of Ed and Lorraine Warren (Phillips Publishing Company, 1973) 


O livro escrito por J. F. Sawyer foi o primeiro publicado sobre o casal paranormal Ed e Lorraine Warren. Desde a primeira publicação do livro, os Warren ficaram mais conhecidos como caçadores de fantasmas. Juntos eles se envolveram em investigar eventos sobrenaturais durante 55 anos pelos Estados Unidos, Canadá, México, Escócia, Grã-Bretanha e Europa. O livro descreve descreve como os espíritos malignos operam e fala sobre diferentes estágios, desde a infestação, passando pela obsessão e por último, o mais perigoso, a possessão. Confira trecho da sinopse:


“Os casos estão marcados com possessões trágicas, infestações fantasmagóricas e obsessões demoníacas. Deliver Us From Evil não ignora o potencial de maldições, feitiços, bonecos de vodu, cerimônias, especialmente para aqueles que se abriram para infestações sobrenaturais [...] Se você estuda essas histórias e esses fenômenos cuidadosamente, você descobre que o indivíduo abre a porta para infestação, obsessão e possessão por fixação irresponsável no oculto, brincando com a tábua de Ouija, com satanismo ou magia negra. Uma das conexões arquetípicas é a  tábua de Ouija. De acordo com Ed Warren, “Este objeto, muitas vezes considerado um brinquedo inofensivo, é o jeito que pessoas comuns são muitas vezes atraídos para fazer uma perigosa conexão com o outro mundo”. De fato, dos 14 casos discutidos, cinco foram iniciados por um contato com a tábua Ouija”.


The Amityville Horror: A True Story (Prentice Hall, 1977) 


O Horror em Amityville foi escrito por Jay Anson. No dia 18 de dezembro de 1975, uma família de cinco pessoas se mudou para uma nova casa, com porão, piscina e abrigo de barcos. Vinte e oito dias depois, eles fugiram em terror, deixando a maioria dos seus pertences para trás.

No final de setembro de 2016, a editora DarkSide Books republicou no Brasil o livro com o título Amityville.



Baseado em fatos reais, Jay Anson narrou a história da família Lutz que foi amplamente divulgada em jornais, revistas e canais de televisão. O autor tentou reconstruir as memórias dos Lutz junto com entrevistas com padres e policiais. Confira o trecho da sinopse:


“George e Kathleen Lutz estavam cientes que a casa tinha sido a cena de uma assassinato em massa – Ronnie DeFeo, 23 anos, foi condenado por atirar em seus pais e irmãos. Mas parecia uma casa ideal para eles e suas três crianças, e o preço estava justo. No dia em que eles se mudaram, um padre foi convidado para abençoar a casa e escutou de uma voz invisível “Saia!”. Em sua casa paroquial, ele começou a sofrer uma série de aflições inexplicáveis. Enquanto isso, sozinhos em sua nova casa, a família Lutz estava embarcando nas experiências mais assustadoras de suas vidas. Tudo começou quando sua filha de cincos se gabou de seu novo coleguinha, alguém – ou algo – chamado Jodie"

The Demonologist: The Extraordinary Career of Ed and Lorraine Warren (Berkley Books, 1980) 


O Demonologista foi escrito pelo escritor de não ficção Gerald Brittle, com pós em Literatura e Psicologia em teologia mística e tenta revelar os processos religiosos por trás de eventos sobrenaturais e como eles podem acontecer a você. O livro é usado em seminários e salas de aula sobre a temática. A obra fotos de fenômenos da coleção privada dos Warren e explora suas carreiras como investigadores paranormais.

Mais de 20 anos após o seu lançamento, o livro Ed e Lorraine Warren: Demonologistas finalmente chegou ao Brasil, pela editora DarkSide Books. Confira como ficou o projeto gráfico da obra:




The Haunted: The True Story of One Family's Nightmare (St. Martin’s Press, 1988) 


O livro foi adaptado para um filme homônimo, traduzido como A Casa das Almas Perdidas, dirigido por Robert Mandel, em 1991. O livro foi escrito pelo jornalista Robert Curran e contou com a colaboração de Ed e Lorraine Warren. A obra conta a história de uma família norte-americana de classe média que é atacada por forças poderosas e malignas. Baseado em fatos reais, Curran coletou depoimentos de várias testemunhas que presenciaram o caso da família Smurl.

A família de West Pittson, Pensilvânia (Estados Unidos) foi assombrada entre os anos de 1974 e 1989. O caso paranormal foi investigado por diversos especialistas, como os demonologistas Ed e Lorraine Warren. Segundo Robert Curran, Jack e Janet Smurl foram vítimas de abusos mental e físico por entidade sobrenaturais que ameaçaram suas saúdes mentais e colocaram em perigo suas vidas.

De acordo com informações do livro, o caso sobrenatural da família Smurl foi presenciado por diversas pessoas, como vizinhos, policiais, padres e pesquisadores. Entre os eventos sobrenaturais que aconteceram na casa estavam: Luminárias do teto que eram arrancadas; Levitação e arremesso do cachorro da família; Janet sendo estrangulada por mãos invisíveis, o aparecimento repetido de uma figura encapuzada de preto e muito mais. Na sinopse do livro, o autor afirmou que a família não conseguia escapar dos demônios, mesmo quando eles tentavam sair de casa.

Ed e Lorraine Warren fizeram exorcismos na casas e ajudaram a família Smurl a lidar com os acontecimentos estranhos. Confira o que o Robert Curran escreveu sobre o livro:

“Você ficará chocado e perturbado pela história contada aqui; te lembrará de contos que você escutou na escuridão; de livros e filmes que te manteram acordados à noite e dos seus próprios pesadelos. Mas no coração desta história está uma família americana que enfrentou horrores que nenhum de nós teríamos imaginado – mas conseguiram sobreviver graças à força de seus valores morais, sua fé religiosa imbatível e seus amores eternos um pelo outro”.

Gosta de histórias sobre poltergeists? Conheça também 1977: Enfield (o caso que serviu de inspiração para o filme de terror Invocação do Mal 2)!




Ghost Hunters (St. Martin's Press, 1989) 


O livro escrito por Robert Chase junto com Ed e Lorraine Warren traz histórias sobre acontecimentos sobrenaturais em diferentes cidades dos Estados Unidos. São 14 contos de terror inspirados em fatos reais. Confira um trecho da sinopse:

"Espíritos não têm horas, não respeitam fronteiras e não oferecem nenhuma misericórdia [...] Aqui estão os contos de adolescentes que brincaram com satanosimos e sessões (comunicação com espíritos), apenas para caírem vítimas dos mais terríveis espíritos... Uma vila aterrorizada por uma força assassina e incansável muito mal para qualquer coisa, mas nascida no inferno... A casa de uma família cercada por uma fúria implacável e destrutiva de poltergeists... Os fatos reais por trás da casa de horrores em Amityville"





Satan’s Harvest (Dell, 1990) 



O livro escrito por Michael Lasalandra e Mark Merenda também contou com a participação dos Warren e de Maurice e Nancy Theriault. A obra conta a história de um fazendeiro de Massachusetts que presenciou acontecimentos bizarros e assustadores.  Confira um trecho da sinopse do livro:

“[...] Ele fez o que qualquer um faria. Primeiro, ele foi até o chefe da polícia local. Então, ele foi até um padre. Depois, ele foi até Ed e Lorraine Warren, especialistas em demonologia que investigaram a casa de Long Island, conhecida como O Horror de Amityville (The Amityville Horror) e outros casos famosos de possessão demoníaca. Foi os Warren que chamaram um dos mais renomados exorcistas da América, o bispo Robert McKenna. O que eles todos vivenciaram é descrito neste extraordinário livro”.


Werewolf: A True Story of Demonic Possession (St. Martin's Press, 1991)


O livro escrito por Ed e Lorraine Warren, com a participação de Robert David Chase e William Ramsey conta a história de William Ramsey e é considerado um dos casos mais assustadores investigados pelos especialistas em atividade paranormal. A obra conta a história de um homem que tinha suas crises e achava que tinha se transformado em um lobo e tentava morder amigos, mulheres, policiais e enfermeiras e acreditava que o diabo o fizera fazer isso.


Graveyard: True Hantings from an Old New England Cemetery (St. Martin’s Press, 1992) 


O livro escrito por Ed e Lorraine Warren narra uma série de casos de assombrações, perseguição demoníaca e outros encontros sobrenaturais e contatos com os terrores do mundo dos espíritos. O casal paranormal documentou suas experiências de assombrações e possessões, de espíritos persistentes e dos vingativos condenados. Confira um trecho da sinopse do livro:

’Fantasmas estão sempre com fome’, alguém uma vez disse – e ninguém sabe como vorazes eles realmente são mais do que e Ed e Lorraine Warren, os renomados investigadores paranormais do mundo. Durante décadas, Ed e Lorraine Warren caçaram a verdade por trás das ocorrências sobrenaturais mais terríveis em todo o país... e trouxeram de volta a evidência surpreendente de seus encontros com os mortos inquietos”


In A Dark Place: The Story of a True Haunting (Villard, 1992) 


O livro foi escrito pelo autor Ray Garton e conta a história de uma família Snedeker que se mudou para Connecticut em uma casa que era uma funerária e são tocados por uma entidade. Confira trecho da sinopse:

“Sua batalha com uma inexplicável e selvagem fenômeno tinha apenas começado. O que começou como um simples poltergeist aumentou para uma verdadeira guerra, uma família americana batalhando com profundas e sombrias forças do mal – uma guerra que esta família não estava disposta a perder”

*Em entrevista, Ray Garton alegou que as versões da história contadas pela família não estavam batendo e que Ed Warren pediu para terminar o livro mesmo assim. A obra foi publicada como não ficção contra a vontade do autor, pois o contrato de publicação do livro já estava assinado.


Ghost Tracks (AuthorHouse, 2004)


 O livro escrito por Cheryl A. Wicks traz informações sobre a história, ciência e mais de 50 anos de pesquisa sobre fantasmas, demônios e vida após a morte do casal Ed e Lorraine Warren. Confira trecho da sinopse do livro:

"[...] Lorraine Warren – uma vidente autenticada – e seu marido Ed Warren – um respeitado demonologista – têm seguido fenômenos paranormais pelo mundo com perspectivas históricas, cientísticas e religiosas para revelar que até mesmo o paranormal tem padrões previsíveis de comportamento. Esses padrões possibilitaram aos Warren a discernir o que estava acontecendo e o por que viver, investigar e resolver os mistérios de fantasmas, poltergeists e infestações demoníacas"

A bibliografia e mais informações sobre a história de vida do casal Warren podem ser encontrados em seu site oficial, também conhecido como NESPR (The  New England Society for Psychic Research)  



Gostou do artigo? Comente e compartilhe para que o blog possa continuar produzindo novos conteúdos!

Comentários

  1. Hi Ben..I like "Were Wolf"..Scream(lol)

    ResponderExcluir
  2. Não costumo curtir estórias/histórias assim, mas não deixa de ser algo super interessante, ainda mais quando envolve um "baseado em fatos reais", rs. Adorei a postagem!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Obrigado pela visita!
      Haha Também acho interessante. Acredito que mesmo com a possibilidade de ser aumentada e inventada, não deixa de ser instigante, pois é um assunto assustadora para muita gente.
      Abraços.

      Excluir
  3. Olá Ben!
    Nossa, adorei o seu post, muito mesmo!! Como sou louca por livros e filmes do gênero, salvei nos favoritos para procurar por esses livros aos poucos! O único que li foi Horror em Amityville, que é um ótimo livro por sinal!
    Beijo
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina!
      Grato pela visita ♥
      Estou louco para ler Demonologistas e Invocadores do Mal (Ghost Tracks). Também estou ansioso para conferir como vai ficar a edição de Horror em Amityville da DarkSide Books. Ainda não li a antiga e vou aguardar mesmo.
      Beijos

      Excluir
  4. ben, algum desses livros tem a versão em portugues? e poderia me passar o nome em portugues se tiver? obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diego! Da lista, pelo menos três são confirmados em Português. Horror em Amityville (The Amityville Horror), que tem uma versão antiga e sairá uma nova pela DarkSide Books; Demonologistas (The Demonologist), que será publicado pela DarkSide Books também e Invocadores do Mal (Ghost Tracks), que foi publicado pelo Grupo Editorial Pensamento.
      Tem post sobre os três livros aqui no blog:
      – http://www.benoliveira.com/2016/06/livro-sobre-ed-e-lorraine-warren-demonologistas-finalmente-chegara-brasil.html

      – http://www.benoliveira.com/2016/05/horror-em-amityville-livro-de-terror-publicado-darkside-books-2016.html

      – http://www.benoliveira.com/2016/05/invocadores-mal-livro-ed-lorraine-warren-brasil-2016.html

      Abraços

      Excluir
  5. Estou lendo Invocadores do Mal, simplesmente fantástico, meus próximos da lista serão Demonologistas e Horror em Amtyville.
    Muito boa a postagem, sou fã deste casal e de suas histórias.
    Abraços!

    André Rossi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André!
      Recentemente terminei de ler Demonologistas. E agora estou lendo Horror em Amityville. Muito obrigado pela visita aqui no blog. Fico feliz que tenha gostado do post!
      Abraços e boas leituras \o/

      Excluir
  6. bom dia. onde encontrar esses livros para download?

    ResponderExcluir
  7. Já li Demonologistas, Invocadores do mal, Horror em Amityville, Lugar Sombrio e agora estou lendo Vidas Eternas. São todos incríveis, só fiquei teste, porque a maioria dos livros da lista só tem Inglês.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana