Pular para o conteúdo principal

Destaques

Redescobrindo o prazer de correr

Após um tempo pensando na possibilidade, firme na sua caminhada diária, decidiu que estava na hora de voltar a correr. Não corria há anos e a iniciativa o enchia de prazer. Precisava retomar hábitos saudáveis para conseguir abandonar aqueles que já não serviam mais e não eram saudáveis. Foi, então, lentamente voltando a correr, respeitando o ritmo do próprio corpo e percebendo uma melhora quase que instantânea em sua saúde mental. A sensação poderia durar pouco tempo, mas, sem dúvidas, fazia toda diferença. Tentou se lembrar da última vez em que havia corrido e uma memória de anos saltou na mente. Sabia quando havia começado seus hábitos ruins, tudo tinha começado em uma crise, mas já havia passado tempo suficiente para se dar conta de que não precisava mais deles. Voltar a correr era como convidar o corpo e a mente para uma meditação em movimento, lembrava um pouco da sensação prazerosa que sentia no yoga. Agora, se sentia um pouco mais seguro para continuar construindo hábitos saudáv...

10 Ilustrações Inspiradas nos Contos de Mistério de Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe é um desses escritores que jamais serão esquecidos. Seus contos de mistério e imaginação foram e ainda são fontes de inspiração para milhares de autores de todo mundo que escrevem diversas temáticas, como fantasia, horror, ficção científica e suspense. O artista e ilustrador de livros irlandês Harry Clarke foi responsável pela criação de imagens inspiradas nas narrativas curtas de Poe, cuja primeira edição do livro Tales of Mystery and Imagination foi publicada por George Harrap em 1919, em Londres. Em 1923, foi publicada uma segunda edição do livro com 8 imagens coloridas.


Conheça um pouco sobre o artista Harry Clarke:


Nascido em 1889, Harry Clarke foi um artista de vitrais reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos com janelas de vidros coloridos produzidas para instituições religiosas e comerciais da Irlanda, Inglaterra, Estados Unidos e Austrália. Mas um dos seus feitos marcantes foi a ilustração de livros, como Tales of Mystery and Imagination de Edgar Allan PoeFausto de Goethe e a antologia de poemas The Year’s at the Spring, publicada em 1920.

Segundo informações do site dedicado à vida do artista, em 1929, Harry Clarke foi diagnosticado com tuberculose e sua saúde que fora frágil ao longo de toda sua vida acabou piorando. O artista morreu em 1931, em Coira, na Suíça, aos 41 anos de idade.

Veja também: Resenha: Edgar Allan Poe: O Mago do Terror – Jeanette Rozsas 

“Existem cordas, nos corações dos mais indiferentes, que não podem ser tocadas sem emoção.” – Edgar Allan Poe, em A Máscara da Morte Vermelha 


Confira 10 ilustrações de Harry Clarke inspiradas nos contos de Edgar Allan Poe:


Ligeia, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
O Poço e o Pêndulo, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke
Uma descida no Maelström, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
Os Assassinatos da Rue Morgue, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
A Máscara da Morte Vermelha, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
Os fatos do caso do sr. Valdemar, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
O Barril de Amontillado, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
O Coração Denunciador, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
A Queda da Casa de Usher, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
Morella, Edgar Allan Poe. Ilustração de Harry Clarke.
Confira também: 12 Contos de Edgar Allan Poe para Ouvir Grátis

Assista: Animação baseada no conto O Coração Delator, do escritor Edgar Allan Poe 


Edição nacional do livro com contos de Poe


Para quem ficou interessado em obter a versão impressa das histórias criadas por Poe junto com os desenhos, no Brasil, a Editora Alaúde, por meio do selo Tordesilhas, publicou o livro Contos de Imaginação e Mistério, de Edgar Allan Poe, com as ilustrações de Harry Clarke e o prefácio de Charles Baudelaire.

Confira a sinopse da edição da Tordesilhas: Em 1919 a editora londrina George G. Harrap & Co. lançou uma antologia de contos de Edgar Allan Poe, que àquela altura já era reconhecido como o pai das histórias de suspense e mistério. A edição, porém, não se limitava a reproduzir as narrativas: luxuosa, ela foi ilustrada pelo irlandês Harry Clarke (1889-1931). É exatamente essa edição que o selo Tordesilhas lança no Brasil, mas com um precioso acréscimo: posfácio de Charles Baudelaire (1821-1867), primeiro tradutor de Poe para o francês e a reconhecer a genialidade do escritor norte-americano.


No site 50 Watts é possível conferir 24 imagens em preto e branco feitas por Harry Clarke para a edição original de Contos de Imaginação e Mistério, de 1923. O dono do blog escaneou as ilustrações do livro, que já estão em domínio público. Na Wikimedia Commons também estão disponíveis alguns dos desenhos de Harry Clarke.

Veja também: Confira 14 ilustrações originais do livro Alice no País das Maravilhas 

Gostou do post com as ilustrações? Compartilhe!

Mais lidas da semana