Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Infográfico: Skoob – Como funciona a maior rede social brasileira de livros

Compartilhar a paixão pelos livros é algo que faz bem. A internet tem ajudado leitores que não têm amigos e colegas próximos interessados pela leitura a encontrar pessoas aficionadas pela literatura. Apesar de não ser nova, a maior rede social brasileira para quem gosta de ler ainda é desconhecida por alguns. Pensando naqueles que ainda não conhecem o Skoob, preparei um infográfico aqui para o blog. Abaixo do infográfico, compartilhei um pouco da minha experiência com esta mídia social.

Confira o infográfico sobre o Skoob, a maior rede social brasileira para amantes de livros:



Não é a primeira vez que recomendo o Skoob aqui no blog e acredito que não deve ser a última. Algumas ferramentas virtuais vieram para somar. Falar sobre livros no Brasil, um país com um índice baixo de leitura, é fundamental. Desde que comecei a usar o Skoob há anos, a rede social se tornou indispensável para registrar minhas leituras e também acompanhar o que outras pessoas estão lendo, o que elas estão achando dos livros, bem como encontrar potenciais leitores, já que além de adorar ler, também sou escritor.

Inicialmente disponível somente no navegador, há alguns anos o Skoob conta com aplicativo para celulares e tablets. A proposta de conectar pessoas que gostam de livros tem dado certo. Em janeiro de 2017, a rede social completou 8 anos. Eventualmente, a equipe de desenvolvedores tentam levar novidades para os usuários, entre os últimos recursos adicionados estavam o espaço para booktubers, voltado para quem quisesse compartilhar vídeos relacionados aos livros cadastrados na plataforma.

Recentemente, o jornalista e escritor Felipe Cherubin escreveu uma matéria para o Estadão sobre os booktubers – canais do YouTube voltados para a publicação de vídeos sobre livros. É muito bacana ver produtores de conteúdo que se dedicam a incentivar a leitura no Brasil ganhando destaque. Muitas vezes, os blogs e canais de literatura acabam preenchendo as lacunas deixadas pela grande mídia e por muitas revistas literárias e culturais que desapareceram com o passar dos anos e a crise da mídia impressa e pela considerável redução dos críticos literários.

O Skoob tem um valor expressivo de usuários e continua sendo um dos aplicativos para leitores mais populares entre os brasileiros. Acredito que alguns recursos complementares poderiam ser adicionados à plataforma, mas reconheço que é preciso agradecer pela existência deste espaço. A rede social agrega conteúdos relacionados aos livros e é uma maneira rápida de ficar por dentro dos lançamentos. Quem é que não gosta de ganhar livros? Tive a sorte de ganhar três livros em sorteios de cortesia do Skoob.

Para mim, a rede social funciona não só como um meio de conhecer outros leitores e escritores, bem como ficar por dentro do que as editoras estão lançando no país – desde que o Skoob foi lançado, o aplicativo acaba servindo como uma extensão da minha memória, já que adoro anotar lá quais livros eu já li e quais eu tenho interesse em ler.

Quem trabalha no universo literário pode encontrar várias vantagens no Skoob. As listas de livros mais lidos, por exemplo, servem para ajudar a traçar um perfil dos leitores. Para escritores, pode ser uma ótima forma de se conectar com leitores, bem como compartilhar seus gostos de leitura, afinal, todo escritor é leitor e muitas pessoas ficam curiosas para saber o que eles estão lendo.

Atualmente, a internet tem possibilitado diferentes maneiras de conectar pessoas com gostos parecidos. Ferramentas como o Skoob ajudam a dar mais visibilidade para os livros e também ajudam a combater um pouco da solidão daqueles que gostam de ler, mas não têm ninguém próximo para conversar sobre o assunto. Lembrando que dentro da rede social também existem grupos e a possibilidade de trocar livros.

Quem aprecia a leitura, sabe que livros não são só produtos. Pessoas se conectam através de histórias e essas trocas de experiências de leitura são uma boa maneira de construir conexões, discutir assuntos e apresentar diferentes obras literárias. Leitores têm diferentes bagagens. A pluralidade de opiniões pode enriquecer o debate e ajudar a combater o preconceito literário. Essa abertura de espaço possibilitou ao leitor encontrar a opinião de outros leitores – essa troca entre clientes é cada vez mais valorizada –, bem como encontrar mais recomendações de livros que eram e ainda são marginalizados em alguns veículos de comunicação.

E você, já conhece o Skoob? Me adicione e fique por dentro dos livros que estou lendo e das minhas obras literárias:

Perfil no Skoob: https://www.skoob.com.br/usuario/270902

Página de autor no Skoob: https://www.skoob.com.br/autor/11223-ben-oliveira

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Gosta de vídeos sobre livros? Inscreva-se no meu canal do YouTube



Em breve devo preparar um infográfico sobre o Goodreads, uma das maiores redes sociais para leitores do mundo. A plataforma traz muitos recursos interessantes, principalmente para autores que desejam se conectar com seus leitores, além de trazer várias listas com indicações de livros de acordo com temáticas. Essas ferramentas facilitaram a comunicação e o marketing de conteúdo, especialmente para escritores, editoras, jornalistas culturais e produtores de conteúdo. Para quem não sabe, o Goodreads tem tanta importância que acabou sendo comprado pela Amazon.

Confira mais infográficos: 

Infográfico: 5 Vantagens do Twitter para Escritores 

Infográfico: Como Leitores Podem Apoiar seus Escritores Favoritos 

Infográfico: Wattpad – Como funciona a plataforma de livros online 

Infográfico: 5 Benefícios da Leitura Comprovados em Pesquisas 

Comentários

  1. Olá!
    Adorei seu infográfico :)
    Uso o Skoob a bastante tempo e para mim é a melhor rede social de livros. Eles inovaram bastante com o aplicativo e ficou muito mais fácil de mexer e socializar.
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raissa! Sou viciado no Skoob também. Apesar de gostar do Goodreads, uso bem mais o Skoob.
      Gratidão pela visita!
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana