Pular para o conteúdo principal

Destaques

Navillera: Drama coreano sobre o amor pelo balé na terceira idade

Quanto tempo dura um sonho de infância? Após uma vida inteira sonhando com o balé, um homem na terceira idade decide finalmente tornar realidade, com a ajuda de um jovem bailarino apaixonado pela dança. O telespectador acompanha essa não tão improvável amizade e união por uma paixão em comum no drama coreano Navillera , dirigido por Dong-Hwa Han em 2021, adaptado pelo roteirista Lee Eun-Mi em uma webtoon. Por ter mais de 70 anos, além de ter que lidar com as próprias limitações do corpo, como a flexibilidade e dificuldades de equilíbrio, o Sr. Shim (In-hwan Park) se arrisca em algo mesmo com o preconceito por parte da família em relação ao balé e à idade em que ele decidiu começar a praticar.  Do outro lado, ao mesmo tempo em que treina balé para um concurso, Chae Rok (Song Kang) assume a missão de ensinar Shim o básico sobre a dança clássica. O que se inicia como uma estranha relação adquire novos contornos conforme eles vão se aproximando e criando um vínculo que vai além das aulas

7 Ilustrações de Edgar Allan Poe e seus contos feitas pelo artista Aubrey Beardsley

É interessante observar como diferentes artistas ilustraram a obra de Edgar Allan Poe e captaram seu universo sombrio. O ilustrador e autor inglês Aubrey Beardsley teve uma vida bem breve e uma carreira bem curta de apenas sete anos, mas que acabou deixando sua marca. O artista era fissurado pelo grotesco e dá para perceber como sua produção artística se encaixa muito bem como a aura do Poe.

Aubrey Beardsley morreu em 1898, aos 25 anos idade de tuberculose, doença que ele contraiu quando tinha sete anos – o que, sem dúvidas, influenciou o seu estilo, que também era marcado pela decadência e erotismo. Enquanto Edgar Allan Poe morreu em 1849, aos 40 anos por motivos ainda incertos, entre eles estava a hipótese de tuberculose também.

“Eu vejo tudo de uma maneira grotesca. Quando eu vou ao teatro, por exemplo, as coisas se moldam diante de meus olhos, assim como eu as desenho – as pessoas no palco, os faróis, os rostos estranhos e o trajes da platéia nas caixas e barracas. Todos parecem esquisitos e estranhos para mim. As coisas sempre me impressionaram dessa maneira” – Aubrey Beardsley

Dos cinco artistas cujas ilustrações inspiradas na produção literária de Edgar Allan Poe são de importância histórica, três deles foram compartilhados aqui no blog. São autores de obras artísticas que caíram em domínio público: Édouard Manet, Harry Clarke e Aubrey Beardsley.

“Para que um retrato é bom, a menos que mostre apenas como o sujeito foi visto pelo pintor? Nos velhos tempos antes da fotografia, uma pessoa tinha o direito perfeito de dizer ao artista: “Pinte-me assim como eu sou”. Agora, se ele deseja fidelidade absoluta, ele pode ir ao fotógrafo e obtê-la” – Aubrey Beardsley

Ele foi o primeiro editor de arte do jornal literário The Yellow Book, publicado em Londres de 1894 e 1897. Aubrey Beardsley também foi um dos representantes do movimento artístico, Esteticismo.

Além do retrato de Edgar Allan Poe, Aubrey também ilustrou O Gato Preto, A Queda da Casa de Usher, Os Assassinatos da Rua Morgue e A Máscara da Morte Rubra.

Confira 7 ilustrações de Aubrey Beardsley inspiradas na obra literária de Edgar Allan Poe:









*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

Mais lidas da semana