Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

7 Ilustrações de Edgar Allan Poe e seus contos feitas pelo artista Aubrey Beardsley

É interessante observar como diferentes artistas ilustraram a obra de Edgar Allan Poe e captaram seu universo sombrio. O ilustrador e autor inglês Aubrey Beardsley teve uma vida bem breve e uma carreira bem curta de apenas sete anos, mas que acabou deixando sua marca. O artista era fissurado pelo grotesco e dá para perceber como sua produção artística se encaixa muito bem como a aura do Poe.

Aubrey Beardsley morreu em 1898, aos 25 anos idade de tuberculose, doença que ele contraiu quando tinha sete anos – o que, sem dúvidas, influenciou o seu estilo, que também era marcado pela decadência e erotismo. Enquanto Edgar Allan Poe morreu em 1849, aos 40 anos por motivos ainda incertos, entre eles estava a hipótese de tuberculose também.

“Eu vejo tudo de uma maneira grotesca. Quando eu vou ao teatro, por exemplo, as coisas se moldam diante de meus olhos, assim como eu as desenho – as pessoas no palco, os faróis, os rostos estranhos e o trajes da platéia nas caixas e barracas. Todos parecem esquisitos e estranhos para mim. As coisas sempre me impressionaram dessa maneira” – Aubrey Beardsley

Dos cinco artistas cujas ilustrações inspiradas na produção literária de Edgar Allan Poe são de importância histórica, três deles foram compartilhados aqui no blog. São autores de obras artísticas que caíram em domínio público: Édouard Manet, Harry Clarke e Aubrey Beardsley.

“Para que um retrato é bom, a menos que mostre apenas como o sujeito foi visto pelo pintor? Nos velhos tempos antes da fotografia, uma pessoa tinha o direito perfeito de dizer ao artista: “Pinte-me assim como eu sou”. Agora, se ele deseja fidelidade absoluta, ele pode ir ao fotógrafo e obtê-la” – Aubrey Beardsley

Ele foi o primeiro editor de arte do jornal literário The Yellow Book, publicado em Londres de 1894 e 1897. Aubrey Beardsley também foi um dos representantes do movimento artístico, Esteticismo.

Além do retrato de Edgar Allan Poe, Aubrey também ilustrou O Gato Preto, A Queda da Casa de Usher, Os Assassinatos da Rua Morgue e A Máscara da Morte Rubra.

Confira 7 ilustrações de Aubrey Beardsley inspiradas na obra literária de Edgar Allan Poe:









*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

Mais lidas da semana