Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

5 Livros que influenciaram o escritor canadense de terror Andrew Pyper

No Brasil, o primeiro livro do Andrew Pyper que estourou foi O Demonologista (The Demonologist). Com uma edição de capa dura vermelha bem chamativa, o thriller sobrenatural é um best-seller internacional que conta a história de um professor universitário fascinado por Paraíso Perdido, do John Milton, e sua jornada à procura de sua filha.


Em seguida, a editora DarkSide nos brindou com mais uma leitura para os amantes de narrativas sombrias. Em Os Condenados (The Damned), Andrew Pyper nos apresenta para um personagem que teve uma experiência de quase-morte e é assombrado por sua irmã gêmea.

Escritores bebem de muitas fontes, seja em um nível consciente ou não. É impossível não se deixar tocar pelas leituras. Quando gostamos de um escritor, temos curiosidade de saber quais foram suas influências literárias.

Para quem já leu os dois livros traduzidos no Brasil, o livro The Only Child está entre os lançamentos da DarkSide Books previstos para 2018. O novo romance já é um best-seller no Canadá e é um thriller que mergulha nas influências góticas, como Frankenstein, O Médico e o Monstro e Drácula.

“Há muitos livros que eu amo e que me influenciaram para mencionar, mas olhando para trás, os que me empurraram para o sobrenatural e o terror são relativamente poucos” – Andrew Pyper

Questionado por um leitor no Goodreads, a maior rede social para amantes de literatura do mundo, o escritor canadense compartilhou quais foram alguns dos livros que marcaram sua trajetória literária. Decidi listar aqui embaixo para vocês!

Confira os 5 livros que influenciaram Andrew Pyper a se aventurar pela escrita de terror:


1) A Outra Volta do Parafuso (The Turn of the Screw), do Henry James


Confira a sinopse: A outra volta do parafuso conta a história da jovem filha de um pároco que, iniciando-se na carreira de professora, aceita mudar-se para a propriedade de Bly, em Essex, arredores de Londres. Seu patrão é tio e tutor de duas crianças, Flora e Miles, cujos pais morreram na Índia, e deseja que a narradora (que não é nomeada) seja a governanta da casa de Bly. Ao chegar a Essex, a jovem logo percebe que duas aparições, atribuídas a antigos criados já mortos, assombram a casa. O triunfo íntimo da protagonista, mais que desvendar o mistério de Bly, consiste em vencer o silêncio imposto pela diferença de condição social entre ela e seus pequenos alunos.

2) Salem (Salem’s Lot), do Stephen King


Confira a sinopse: Ambientado na cidadezinha de Jerusalem's Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade.

Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem's Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir.

Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem's Lot estão agora para sempre interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas.

3) Os Mortos-Vivos (Ghost Story), do Peter Straub


No Brasil, o livro será republicado pela editora de livros de terror e fantasia DarkSide Books em 2018.

Confira a sinopse: A história se passa na pacata cidade de Milburn, e envolve um grupo de quatro amigos que foram a Sociedade Chowder: Ricky Hawthorne, John Jaffrey, Sears James e Edward Wanderly, que tem o costume de reunirem-se duas vezes por mês para contar histórias de fantasmas, acompanhados por charutos e bebidas. Não importa como as histórias aconteceram, o que importa é a forma que é contada para o grupo.

Quando uma série de estranhos eventos começam a acontecer na cidade, eles resolvem pedir a ajuda de Donald Wanderly sobrinho de Edward. Donald é um escritor e seu último livro fora sobre ocultismo, por isso a Sociedade acredita que as pesquisas que Donald fez para o livro possam ajudá-los.

Donald chega na cidade e eventos ainda mais estranhos acontecem, alguns deles incluem uma ex-namorada de Donald, uma ex-moradora da cidade e alguns integrantes de uma das histórias de Sear James contada em uma das reuniões da Sociedade.

4) Coração das Trevas (Heart of Darkness), do Joseph Conrad


Confira a sinopse: Publicada em forma de livro em 1902, a novela Coração das trevas é um dos maiores clássicos da literatura do século XX, conhecida também por ter servido de ponto de partida para o filme Apocalypse Now! , obra-prima de Francis Ford Coppola. Nessa nova tradução de Sergio Flaksman, a ousadia formal da prosa conradiana é apresentada com extrema nitidez, surpreendendo com sua capacidade de revelar muito em poucas palavras, à medida que o leitor acompanha o mergulho do protagonista Marlowe pelos meandros da selva africana e das perversões mais profundas do projeto de exploração colonial. A missão de Marlowe é resgatar Kurtz, um comprador de marfim cujos métodos acabam por se revelar inadequados para a empresa mercantil que o contratou.


5) Várias histórias com atmosfera gótica da escritora Alice Munro


Alice Munro é uma das autoras canadenses cujos livros são associados ao Southern Ontario Gothic – ela é uma das escritores deste subgênero que ficou conhecido pela influência da literatura gótica e representantes da literatura canadense.

Confira a minibiografia: Alice Munro nasceu em 1931 em Wingham, no Canadá. Dona da livraria mais famosa de seu país e de uma das carreiras mais respeitáveis da literatura de língua inglesa, é autora de diversos livros de contos, traduzidos para mais de dez idiomas. Recebeu numerosos prêmios literários ao longo de sua carreira, incluindo o Nobel de literatura, em 2013. Pela primeira vez o prêmio foi destinado a um escritor especializado em contos.

Veja também: 10 Curiosidades sobre R. L. Stine, escritor de livros de terror infantojuvenil 

10 Curiosidades sobre o autor de O Exorcista, William Peter Blatty 

3 Livros com os Bastidores de Filmes Clássicos de Terror 

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o escritor Andrew Pyper? Compartilhe o post nas redes sociais e acompanhe o blog para ficar por dentro de mais conteúdo sobre o universo dos livros!

Comentários

Mais lidas da semana