O livro Adeus, Promessas (Every Last Promise) é um recorte narrativo de como um grupo de amigas, suas vidas e relacionamentos podem se transformar completamente por causa do silenciamento sobre algo desolador e indefensável. A obra de Kristin Halbrook conta com tradução de Lavínia Fávero e foi publicada pela editora Plataforma 21 (V&R Editoras) , em 2016. Compre o livro Adeus, Promessas (Kristin Halbrook): https://amzn.to/3os3Z7W Narrado em primeira pessoa por Kayla , o romance é contado em duas épocas: Primavera e Outono , que podem ser vistos tanto como períodos temporais, como metáforas de como a vida da protagonista mudou antes e após alguns incidentes marcantes, como a noite de um acidente que abalou a cidadezinha em que ela mora. Entre idas e vindas, o leitor é levado a descobrir gradualmente o envolvimento da protagonista no acidente, bem como as coisas que teriam acontecido antes e as consequências para o seu círculo social. Após um período morando em outra cidade co
Autismo: Curta de animação para crianças explora a neurodiversidade
Autismo e neurodiversidade. Anote essas duas palavras, pois ambas se tornarão mais comuns no futuro. Amazing Things Happen (Coisas Fantásticas Acontecem) é o título de um curta de animação sobre autismo, ganhador e finalista de vários prêmios de cinema e animação.
Criação do diretor Alex Amelines, a animação foi lançada em abril de 2017, no período de conscientização mundial sobre o autismo e disponibilizado de graça na internet. Com mais de 300 mil visualizações no YouTube, o vídeo une entretenimento e informação e mostra um pouco sobre o universo do autista.
Focado para o público de crianças entre 7 e 11 anos, a animação também pode ser interessante para pessoas de diferentes idades que desconhecem o autismo e confundem alguns dos comportamentos, vendo como algo negativo e/ou que não percebem algumas dificuldades diárias de adaptação e comunicação.
No site oficial da animação, Alex Amelines contou que quis criar um material visual que fosse atraente, especialmente porque ajudam a plantar a tolerância e compreensão. A intenção do diretor da animação foi criar que ajudasse as crianças a enxergar o ponto de vista das pessoas com autismo e pudesse ser usado na escola, dentro das famílias e/ou para crianças que quisessem compartilhar o diagnóstico com colegas.
“Há muito a dizer sobre o autismo. Foi um desafio condensar a essência dele em 5 minutos, mas espero que sirva de introdução assunto. Além disso, espero que sirva como um trampolim para expandi-lo em uma série para que as crianças possam explorar o assunto com mais profundidade, concentrando-se nas questões que as famílias tocadas pelo autismo gostariam que o mundo soubesse”– Alex Amelines
Assista ao curta de animação Amazing Things Happen (legendas disponíveis):
Assista a versão dublada em português brasileiro:
Profissionais e especialistas que participaram do projeto:
Professor Tony Attwood – Especialista mundial sobre Síndrome de Asperger e autismo, autor de vários livros e artigos sobre o assunto.
David Gant (Narrador) – Ator escocês conhecido pelos papeis em Braveheart, Brazil and Ghandi.
Chris Harrington – Compositor e músico que mora em Londres.
Mike Avgeros – Engenheiro de som na Soho Sonic Studios, Londres.
Emma-Louise Burdett (Conselheira acadêmica) – Coordenadora das Necessidades Educativas Especiais de Hertfordshire
Curta a página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/AmazingThingsProject/ Gostou do curta? Compartilhe para que mais pessoas possam assistir e o preconceito contra autismo seja menor.
Confira outros posts relacionados ao universo do autismo:
*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.
Oi, Pâm! Fico feliz que tenha gostado do curta. Acredito que animações que humanizam o autismo são necessárias, especialmente porque será cada vez mais comum e muita gente ainda trata os autistas como se eles precisassem ser consertados. Somos diferentes, mas também temos o direito de existir. Gratidão pela visita. Beijo
Que bonita proposta!
ResponderExcluirAdorei o curta, acho que é super importante mostrar isso para as crianças para aprender sempre a conviver com as diferenças
muito maravilhoso, Ben, amei!
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Oi, Pâm! Fico feliz que tenha gostado do curta. Acredito que animações que humanizam o autismo são necessárias, especialmente porque será cada vez mais comum e muita gente ainda trata os autistas como se eles precisassem ser consertados. Somos diferentes, mas também temos o direito de existir.
ExcluirGratidão pela visita.
Beijo