Após atualização, o aplicativo da MEC Livros voltou a funcionar. Fica dica de aplicativo para quem gosta de leitura gratuita. Com milhares de livros no acervo, é só questão de tempo até a MEC Livros se tornar a maior plataforma de leituras do Brasil. Afinal, quem é que não gosta de biblioteca? De ler livros grátis, de forma legal? O aplicativo tem tudo para ser um sucesso. Nos dias em que o aplicativo ficou fora do ar por aqui, continuei usando o Biblion. Creio que ambos aplicativos têm muito a aprender um com outro. Por mais dias de MEC Livros. Por mais leitores brasileiros sendo transformados. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror Escritpa Maldita , p ublicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2) , disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.
Pediatras recomendam que pais leiam livros para bebês e crianças
A leitura de livros é recomendada desde os primeiros anos de vida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os pais devem ler para as crianças, tanto para desenvolver a afetividade quanto para estímulo cerebral.
Em entrevista ao Portal Clickbebê, a neuropediatra Liubiana Arantes Araújo comentou que nessa fase da vida é importante estimular as crianças através da leitura e mostrar como uma atividade prazerosa, ajudando com o desenvolvimento do cérebro e facilitando o aprendizado.
Assista ao vídeo:
"Receitar livros" é uma prática recomendada pela Academia Norte-Americana de Pediatras e pela Sociedade Brasileira de Pediatras. No Brasil, a prática conta com o apoio do Itaú Socialque tem um projeto de incentivo à leitura para a criança e já distribuiu mais de 51 milhões de livros impressos, entre eles milhares de obras em braile e com fonte expandida para pessoas com deficiência visual.
De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria, durante os primeiros anos de vida há uma proliferação de sinapses muito grande e aproveitar essas janelas de oportunidades para a estimulação e desenvolvimento do cérebro pode contribuir para a melhor qualidade de saúde.
Segundo um artigo publicado em 2008 na Arch Dis Child, pelos autores E Duursma, M Augustyn e B Zuckerman, a leitura em voz alta para crianças ajuda no desenvolvimento da linguagem e habilidades que podem ajudar futuramente no desenvolvimento do sucesso na hora de ler e escrever.
Além de estimular a interação verbal, com um melhor aprendizado do vocabulário, os pesquisadores relataram que quanto mais cedo o desenvolvimento da linguagem, mais efeitos positivos nos primeiros anos escolares.
Outros benefícios da leitura para e com as crianças: desenvolvimento da autoestima, atenção conjunta, conhecimentos sobre narrativas e contato com a literatura (desenvolvimento da escuta e da oralidade, desenvolvimento da imaginação e capacidade criativa e construção de sentido).
O hábito da leitura na infância está relacionada às classes sociais. As associações de pediatras recomendam que os pais leiam para que seus filhos não tenham tantas dificuldades na alfabetização, ajudando a reduzir a disparidade acadêmica. Além da leitura, a conversa e o canto também são considerados importantes para o desenvolvimento infantil.
De acordo com a Academia Norte-Americana de Pediatria, é importante que os pais leiam com emoção, prestando atenção na voz e nas expressões faciais. Os médicos sugerem o planejamento de um tempo para leitura diariamente, fazendo perguntas e falando sobre sentimentos, mesmo quando a criança já pode ler. Segundo os profissionais, a construção de hábitos saudáveis podem ter benefícios duradouros.
No Brasil, uma pesquisamostrou que além de fazer bem para as crianças, os pais que leem para crianças também tiveram maior estimulação cognitiva e maior quantidade e qualidade de interações de leitura do que os que não liam.
Apesar dos conhecimentos dos benefícios da leitura em estudos comportamentais para desenvolvimento da linguagem oral e da leitura, um estudo publicado no jornal da Academia Norte-Americana de Pediatria, em 2015, procurou investigar os efeitos no cérebro. A pesquisa feita com crianças de 3 a 5 anos de idade com utilização de neuroimagem confirmou a hipótese de que a estimulação por meio da leitura ativa circuitos neurais de compreensão de narrativas do lado esquerdo do cérebro, o qual facilita imagens mentais e extração de significado (processamento semântico).
Em um país em que a leitura é desvalorizada por muitos adultos, o desafio de estimulação desde a infância é maior, o que nos lembra da importância do investimento em educação, em bibliotecas e livrarias (levando em conta que existem cidades que os moradores não têm acesso aos livros), eventos de contação de histórias e atividades culturais, para que mais crianças tenham contato com os livros.