Mudança de energia: às vezes é tudo o que você precisa para reequilibrar as coisas. De repente, você se dá conta em quanta atenção tem dispensado para uma coisa e/ou uma pessoa, uma energia que poderia usar para outras coisas, às vezes é algo tão automático, que você se esquece da importância de dizer não. Era muitas vezes ao não dizer não para o outro, que estava dizendo não para si mesmo. O problema era quando a impulsividade ganhava força e se sentia cada vez menos no controle da situação. Era, então, quando se lembrava da importância dos limites, não só do outro, mas de si mesmo. Pensava na quantidade absurda de tempo que gastava fazendo companhia para o outro, um tempo que poderia usar para si mesmo. Pensava em como deveria estar usando o tempo para escrever, aprender algo novo, se divertir, conhecer outras pessoas, fazer qualquer coisa que não envolvesse o outro. Por que, diabos, deveria deixar o outro como uma prioridade, quando não era recíproco? Há dias pensava no que poderia ...
Quarentena: Indicações de Livros para Ler e Refletir nos dias de isolamento
Aproveitando que a rua está relativamente silenciosa, gravei um vídeo com indicações de leitura para a quarentena. Sei que é um período que não está sendo fácil para muitos, com muita irritação, ansiedade, estresse, tédio e por aí vai, mas vale a pena pensar nos profissionais de saúde e outras áreas que estão dando o melhor nessa época e estão se sacrificando pelo bem coletivo.
Pensando um pouco no que tem acontecido no país nos últimos tempos, é impossível não refletir sobre comportamento humano, ética, psicologia, saúde pública e por aí vai. Como escritor, jornalista por formação e alguém com Síndrome de Asperger (espectro autista), adoro observar padrões, especialmente quando envolvem o meu interesse específico (hiperfoco).
Se fizer um teste de compreensão e interpretação textual nos eleitores do Bolsonaro, aposto que os resultados serão reveladores.
Daria um ótimo estudo de caso sobre neurociências, educação e dissonância cognitiva e a importância das intervenções neuropsicopedagógicas desde a infãncia.
Em outras palavras, a educação falha e dificuldades de aprendizagem/transtornos de aprendizagem não-diagnosticados podem causar prejuízos que extrapolam o nível individual e afetam o coletivo, sendo o cenário perfeito para o florescimento do fanatismo político/religioso e lavagem cerebral, prato cheio para indivíduos psicopatas, especialmente políticos, como Bolsonaro.
Fica dica aos pesquisadores! Daria uma pesquisa multidisciplinar bem bacana: Letras, Psicologia, Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia etc.
Assista ao vídeo com Indicações de Livros para Ler e Refletir nos Dias de Isolamento:
Algumas considerações aleatórias...
Assassinos em série (Serial killers) podem ser classificados de várias maneiras, entre elas: Organizados (Inteligentes) e Desorganizados (Geralmente com transtornos).
Alguns são inteligentes a ponto de esconder seus traços, outros deixam rastros pelo caminho.
Também podem ser classificados pela personalidade, entre elas, aqueles que se acham deuses (Messiânicos).
Às vezes, você elege um deles e não sabe.
De nada.
Este é o meu TED Talks. PS: Aos que têm dificuldade de compreensão, psicopata não é só aquele que mata, mas que causa dano e não sente empatia ou remorso. Discursos também matam.
Vou listar aqui os livros citados no vídeo/mostrados na foto para quem quiser ler:
Sobre o autor – Ben Oliveira foi diagnosticado autista (Síndrome de Asperger) aos 29 anos, é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.