Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Best-seller: a literatura de mercado – Muniz Sodré

Best-seller: a literatura de mercado é o nome do livro escrito por Muniz Sodré e publicado em 1998, pela editora Ática e integrante da série Princípios, cuja abordagem é a análise dos gêneros narrativos e autores da literatura de massa.

Segundo o autor, a literatura pode ser classificada em literatura culta ou literatura de massa, também conhecida como best-seller ou folhetim. Enquanto algumas obras são voltadas para um público que gosta do reconhecimento artístico dado pela academia, escola e círculo de leitura, outras são as queridinhas da massa, consideradas envolventes e emocionantes.

Para entender melhor como funciona essa diferença de produção literária, através das diferentes ideologias de seus autores, produção e consumo, Muniz Sodré analisou diversos livros, como Os Mistérios de Paris, de Eugène Sue, levando em conta aspectos como arquétipos míticos, atualidade informativa-jornalística (informar o leitor sobre fatos, teorias e doutrinas), pedagogismo (intenção de ensinar alguma coisa, ideologia do autor) e a retórica culta ou consagrada (modo de escrever, consagrado pela literatura anterior).

Após a breve análise sobre o livro, Muniz Sodré fala sobre os folhetins, romances que eram publicados em jornais, uma das responsáveis pelo reconhecimento e sucesso de diversos escritores, já que aguçava a curiosidade dos leitores que ficavam aguardando os próximos capítulos das narrativas, tinham preços baixos, grande tiragem e era legitimada pelo seu consumo.

Duas palavras que o autor enfatiza quando se trata de folhetim ou best-seller são o entretenimento e a curiosidade, elementos buscados pelos leitores destas obras. De acordo com Sodré, diferente da literatura cultura que priorizava a língua e sua técnica, a literatura de massa se foca na intriga, através de sua estrutura clássica (princípio-tensão, clímax, desfecho e catarse).

Muniz Sodré comenta sobre o herói, personagem presente desde o gênero literário grego da epopeia e que faz sucesso até os dias atuais – alguns escritores e roteiristas, por exemplo, utilizam a estrutura da Jornada do Herói, inspirados nos heróis da mitologia grega, como Hércules. Segundo o autor, os leitores gostam de se projetar nos heróis, com seus desejos e vontade de escapar do cotidiano.

O pesquisador argumenta que o gênero predominante da literatura de massa é o épico (romance, conto, novela) e aborda um pouco sobre cada uma de suas subdivisões, como romance policial, ficção científica, romance de terror e romance sentimental, comentando escritores que fizeram e fazem sucesso nestes gêneros literários e caracterizando suas narrativas e protagonistas.

Algumas receitas e modelos de narrativas que conquistaram o público continuam sendo utilizados por autores, e para Muniz Sodré, somente o conteúdo dos elementos variam.

Os sucessos das radionovelas e novelas televisivas no Brasil são comentados. O que vende muito em outros países, como Estados Unidos e Londres, pode não ser desejado pela massa brasileira, que gosta de histórias em que se identificam com os personagens e suas realidades.

Apesar de ter sido publicado há mais de dez anos e os best-sellers de hoje não serem os mesmos daquela época, as obras analisadas por Muniz Sodré ainda fazem sucesso nos dias atuais e como suas estruturas de literatura de massa são reaproveitadas, o livro é uma ótima maneira de aprender mais sobre esses fenômenos de vendas e sua relação com a ideologia, produção e consumo.

*Ben Oliveira

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana