Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Tag Literária: Redes Sociais

Enquanto visitava o blog Trono de Livro, vi a Tag Literária: Redes Sociais. A tag foi criada pelo canal Faultdevices, traduzida por outros vlogueiros e blogueiros literários e disponível na blogosfera. Confira abaixo minhas respostas:

Twitter: Um livro que você quer compartilhar com todo mundo

Comer, Rezar, Amar (Elizabeth Gilbert). Sei que muita gente leu o livro e não gostou. Assim como teve gente que achou o filme melhor, talvez por causa da linda atuação da Julia Roberts. No entanto, Eat, Pray, Love traz lições fundamentais sobre a importância de se buscar o equilíbrio, tanto na questão dos relacionamentos amorosos, trabalho e o principal, consigo mesmo. O livro é autobiográfico, mas gostei muito da forma em que foi escrito. Mesmo tendo assistido ao filme antes de ler o livro, já li e reli. Acredito que além de toda a questão de estar em paz, o principal desafio é conseguir manter a mente saudável ao lado de outra pessoa – assunto que ela discute de forma breve no livro Comprometida: Uma História de Amor.

Facebook: Um livro do qual você gostou e foi recomendado por outra pessoa 

Círculo (Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren). Esse livro foi recomendado pelo meu melhor amigo, que depois de lê-lo me presenteou com o exemplar dele. Para quem gosta de livros de fantasia sobre bruxaria e personagens adolescentes, Círculo é uma boa pedida. A forma que o romance foi escrito é incrível, apresentando o ponto de vista de vários personagens, sem tornar a história maçante.

Tumblr: Um livro que você leu antes de fazer o blog e não resenhou

A série House of Night (P. C. Cast). Na época em que os livros da série faziam sucesso, aliás, até hoje são queridos pelos leitores, devorei com prazer. Infelizmente, os livros eram emprestados e não tenho nenhum deles. Quem sabe algum dia aproveito uma promoção e compro um box de House of Night para relê-los. Nunca resenhei os livros, e para falar a verdade não sou muito fã de resenhar obras que já fazem sucesso mundial. Gosto de contribuir com os novos autores.

Myspace: Um livro que você não tem a intenção de reler

Formaturas Infernais (Meg Cabot, Stephenie Meyer, Kim Harrisson, Michele Jaffe e Lauren Myracle). O tipo de livro que vende só por causa do nome dos autores. Os contos são fraquíssimos. Já vi várias antologias nacionais de contos com histórias mais bem trabalhadas e envolventes. Mais um livro que li emprestado de um amigo e por sorte não comprei – seria um gasto desnecessário. Confesso, não sou muito fã de livros com histórias adolescentes, mas não foi o problema. Quando li, pensei: "Nossa. Esperava mais...".

Instagram: Um livro com a capa bonita

Nascida à Meia-Noite (C. C. Hunter). Acho a capa de Nascida à Meia-Noite muito bonita, e como já disse aqui no blog, li com muito prazer o primeiro livro da série e quero ler os outros. Para quem gosta de livros de fantasia e dramas adolescentes, C. C. Hunter narra fabulosamente, fazendo o leitor viajar pela história. Enquanto relia Harry Potter e a Pedra Filosofal, vi alguns pontos em comum, mas creio que muitas obras de autores de fantasia acabam se inspirando um pouco em outros romances que fizeram sucesso no mercado editorial pelo mundo.

Youtube: Um livro do qual você gostaria de ver uma adaptação para o cinema

Condicional (Paulo Sérgio Moraes). Um livro com diálogos marcantes e uma história que prende o leitor da primeira até a última página. Para quem gosta de obras com temática gay, Condicional é envolvente, mas vai além e consegue conquistar leitores independente da orientação sexual. O protagonista é autodestrutivo e foge daquele clichê gay de ser vítima – o personagem é o próprio vilão dele e se apaixona por um criminoso. Seria muito legal se a obra fosse adaptada para o cinema, tanto por ser um escritor brasileiro quanto pela história ter personagens gays e fugir dos estereótipos. Mais livros assim precisam ser escritos e publicados para ajudar a abrir a mente dos leitores brasileiros.

Skype: Um livro com personagens com os quais você gostaria de conversar

Livros da Agatha Christie. Queria muito conversar com o detetive Hercule Poirot e saber como funciona a mente dele. É incrível como ele consegue desvendar os casos sem dificuldade. Adoro os textos da escritora e de como ela revela somente o suficiente para o leitor, sem estragar a diversão de acompanhar o desenrolar dos mistérios. Cada livro da Agatha Christie é uma surpresa. Vou investir e aumentar minha coleção de obras da autora. Atualmente, tenho apenas cinco livros, sendo um deles, uma coletânea de contos dela.

Bom, é isso. Espero que tenham gostado de mais uma tag literária. Como seriam as respostas de vocês para essas tags? Abraços.

Comentários

  1. Se Condicional virar filme, você vai ser o Vitor, seu personagem preferido! Hehehe Sobre Comer, Rezar e Amar, eu tô quase encarando ler... Respondi a tag também. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comer, Rezar, Amar é bom demais! Super recomendo a leitura. Mesmo sendo um texto biográfico, a autora manda muito bem na escrita. Há momentos em que você se pergunta: pera aí, isso realmente aconteceu? E o mais incrível é que sim. Abraços

      Excluir
  2. Oi Ben

    Gostei da Tag e respondi no meu blog também. Amo Agatha Christie e também queria muito conversar com Hercule, ele é um personagem incrível.

    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/2014/06/tag-das-redes-sociais.html

    Theo / Mania de Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Theo! Fico feliz que tenha gostado da tag e respondido. Adorei suas respostas!!
      Abraços e obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Adorei o post! Cada dia que passa me impressiono mais com a criatividade das pessoas quando fazem tags, haha. Com certeza será um dos próximos posts no meu blog ;)

    Abraços,
    www.a-book-devourer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Letícia! Pois é, também gosto bastante dessas tags literárias – alguma nos ajudam a sair da zona de conforto na hora de escrever um post, enquanto outras são meio óbvias!
      De qualquer forma, a tag literária "redes sociais" foi uma das que eu mais gostei responder. Em breve devo responder outras! ^^
      Quando postar suas respostas, me avisa que passo lá.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Ben. Achei bacana a tag e respondi no meu blog também. Interessante esse livro Condicional hein. HAHA. Passarei a acompanhar você, alias, belo blog!

    http://clicheimperial.blogspot.com.br/

    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana