Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: Escrevendo com a Alma - Natalie Goldberg

Dentro da maior livraria que eu já entrei na minha vida, a Livraria Cultura, localizada na Avenida Paulista, em São Paulo, dei de cara com o livro Escrevendo com a alma: Liberte o escritor que há em você, escrito por Natalie Goldberg. O título da obra chamou a minha atenção e não poderia ter aparecido em um momento melhor já que naquele fim de semana aconteceria o lançamento de Loveless – uma coletânea de contos sobre o universo gay, publicada pela Editora Escândalo, com a participação de doze autores, incluindo duas histórias escritas por mim.

Quando segurei o livro, não foi como se eu o tivesse escolhido, mas como se eu também tivesse sido escolhido por ele. De todos os autores e obras sobre escrita que eu já li, como A Arte da Ficção, livros homônimos escritos por David Lodge e também por Henry James, Como Escrevo: Mistérios da Criação Literária, Escrevendo com a alma foi o que mais me fez refletir sobre a relação entre vida e literatura, de maneira prática e prazerosa.

Acredito que todo texto carregue um pouco de nossas essências e impressões, e que para conseguir retratá-las é preciso mais do que apenas saber estrutura-lo. Natalie Goldberg utiliza sua ampla experiência ministrando oficinas de redação e como escritora para orientar os leitores interessados em aprender mais sobre a escrita. Suas dicas não são extraordinárias, mas mostram perspectivas simples que muitas vezes ignoramos, que podem contribuir para a melhoria de sua comunicação, expressão e relação consigo mesmo e com quem irá ler seus textos.

A autora enxerga no ofício de escrever uma atividade que exige tanto treino, dedicação, paciência e disciplina como a corrida, ou qualquer outro esporte, no qual os atletas estão sempre praticando, superando seus limites e buscando o equilíbrio necessário para se manterem firmes diante de vitórias e derrotas.

Com textos fáceis de ler, experiências pessoais, sinceridade e humildade, ao ensinar como é possível escrever com a alma, Natalie Goldberg coloca suas próprias recomendações em prática, tornando uma leitura agradável e cheia de vida um livro que poderia ser técnico, como outros disponíveis para compra.

No livro, o leitor percebe que a escrita é mais do que uma paixão ou obsessão destrutiva para a autora. Ela escreve com confiança e ensina como os escritores podem encontrar suas próprias vozes, extraindo de pensamentos, memórias, fofocas, situações, olhares, histórias comuns e transformá-los em textos atraentes.

O livro pode ser lido quantas vezes for preciso, sempre trazendo uma visão otimista, ideal para quem lida com aquelas autocríticas e incertezas relacionadas à escrita, seja pela dúvida em relação à qualidade do seu texto, pela falta de tempo ou por achar que poderia estar fazendo algo mais lucrativo, ensinando que quando se gosta daquilo que se faz, é preciso dedicar nem que seja alguns minutos do seu dia.

Ao longo da obra, Natalie Goldberg ensina várias táticas para quem está começando a escrever e para quem já escreve, porém necessita de um empurrão. Os conhecimentos do budismo ajudaram a escritora a encontrar tranquilidade, o que é possível sentir em cada frase e descrição feita por Natalie, sempre incentivando o equilíbrio e a paz, entre o seu interior e o mundo exterior.

Entre uma série de motivos sobre a importância de escrever e dicas para escritores, Natalie Goldberg sugere:

– Escrever é democrático

– Escrever traz mais confiança

– A escrita o levará a qualquer lugar

– Procure lugares diferentes para escrever

– Observe os detalhes

– Não há limites entre o texto, a vida e a mente

– A conversa é a oportunidade de treinar a escrita

Com tantas dicas e pontos de vista legais, fica bem difícil escolher quais citações eu gostei mais, mas poderia destacar três:

“Quando estamos realmente presentes ao escrever, não existe escritor, papel, caneta, pensamento. Só o escrever acontece – todo o resto desaparece”.

“Toda atividade à qual nos dedicamos por completo é uma jornada solitária. Seus amigos podem ficar felizes por você, podem apoiá-lo, mas você não pode esperar que ninguém alcance a mesma intensidade de emoções ou que compreenda totalmente as experiências por que você passou”.

“Somos parte de tudo o que existe no mundo. Quando compreendemos esse fato, veremos que não estamos escrevendo, e sim deixando que todas as coisas escrevam através de nós”.

Recomendo o livro para quem deseja aprender mais sobre a arte da escrita, seja no gênero literário poema, conta ou romance. Afinal, colocar palavras juntas, diálogos e descrições não tornam os textos cativantes o suficiente para serem lidos e apreciados, podendo até mesmo entediar o leitor – como qualquer atividade artística, na escrita também é preciso usar a alma.

Veja também: 7 Comentários de Natalie Goldberg sobre a arte da Escrita Zen 

Comentários

  1. http://clubedoebook.blogspot.com.br/2014/02/escrevendo-com-alma-epub-mobi-pdf.html

    link do livro.

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos...

    Adorei o blog, achei muiiiito interessante!
    Estou procurando por ebooks grátis, alguém sabe onde posso baixar alguns?

    Obrigado
    Abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana