Pular para o conteúdo principal

Destaques

Pós-Verdade: Quando Jornalismo, Propaganda Política e Cinismo se Confundem no Brasil

Estamos em 2021. Em teoria, com tanto volume de informação disponível, brasileiros e pessoas de diferentes países teriam mais condições de entenderem sobre manipulação política . Porém, o  sistema político da Pós-Verdade tem revelado o quanto a democracia pode ser frágil quando as mentiras reforçadas constantemente por figuras políticas ganham destaque midiático. Em um jogo de inversão, quem mente, acusa o outro de fake news e muitos perdem o referencial de credibilidade, sem saber distinguir o que é jornalismo, propaganda política ou cinismo. Muita gente poderia achar que o que tem acontecido nos últimos anos é um mero acaso, assim como milhares de brasileiros tentam minimizar o impacto das falas de Jair Bolsonaro, chamando-o de louco e mentiroso patológico – tirando de jogo a intencionalidade da questão de manipulação política por trás de suas estratégias de governar.  Embora tente passar imagem de originalidade, nada do que ele faz é novidade no resto do mundo: talvez exceto pelo

Os posts mais lidos do blog

Com 803 postagens, contadas até o presente dia, o meu blog atrai atenção de leitores, principalmente, abordando assuntos relacionados ao Jornalismo (tema central) e áreas complementares como a SociologiaFilosofia. Abaixo selecionei alguns dos posts mais visualizados do Blog desde a sua criação, na respectiva ordem. Confira abaixo:

Resenha – Globalização: As Consequências Humanas Neste texto o leitor pode conferir a minha resenha sobre o livro “Globalização: As consequências humanas”, escrito pelo sociólogo Zygmunt Bauman. A obra aborda os problemas relacionados à globalização e as consequências da modernização.

Teorias do Jornalismo: Teoria do Espelho A Teoria do Espelho é uma das teorias mais conhecidas do Jornalismo. Relacionada à fotografia, esta teoria jornalística acreditava a notícia como um retrato da realidade, mas não consegue ser a realidade em si.

Contribuições de Marx para a sociedade atualAutor de O Manifesto Comunista junto com Engels, Marx mostrou a diferença entre as classes, comentando que ela sempre existiu e possivelmente sempre existirá se a sociedade não fizer nada para mudar esta situação, contribuindo bastante para os campos da filosofia, sociologia, política e economia.

Teorias do Jornalismo: Espiral do Silêncio Uma das teorias mais interessantes do Jornalismo, mostrando como a opinião publica pode ser influenciada por um pensamento coletivo, silenciando o indivíduo que pensa diferente.

Resenha O Gato Preto – Edgar Allan Poe O conto O Gato Preto é um dos mais fascinantes e conhecidos já escritos por Allan Poe, se tornando referência para escritores (contistas) do mundo todo. Apesar de antiga, a história permanece encantando os leitores, sendo estudado por quem deseja entender melhor o conto, como gênero literário.

O sucesso do Youtube e suas consequências O post traz um resumo do artigo "A presença do Youtube nos media - Razões e consequências", escrito por Catarina Rodrigues e publicado em 2007, no qual a autora analisa se esta ferramenta pode competir com a televisão, quais os motivos do seu sucesso e suas consequências.

Resenha A Arte de Amar - Erich Fromm – Escrito em 1956, pelo psicanalista alemão, filósofo e sociólogo Erich Fromm, A arte de Amar (The Art of Loving) aborda um dos temas que sempre despertou interesse nas pessoas, o amor. O livro não é um guia, como muitos podem imaginar pelo nome, muito menos auto-ajuda, apesar de proporcionar o auto-conhecimento. O psicanalista considera o amor uma arte, pois acredita na importância de conhecer sua teoria e prática.

Resenha Aprender Antropologia – François Laplantine – O livro aborda a área de conhecimento sobre os homens (Antropologia), de acordo com a história e suas perspectivas atuais. A obra é de fácil entendimento, podendo ser lida e aproveitada por outros públicos que não sejam o de acadêmicos e antropólogos.

Resenha Homo Videns: Televisão e Pós Pensamento – Giovanni Sartori – aborda a mudança do comportamento humano com o progresso tecnológico e a utilização de um dos meios de comunicação de massa com maior audiência, a televisão.

Comentários

  1. Sou usuário frequente deste blog. O Ben escreve muito bem, ótimo escritor. Continue assim, amigo. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Lucas! Fico muito feliz com as suas visitas e com o seu gentil comentário. Você também escreve bem. Seu blog é ótimo!
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana