Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Processo Seletivo Estágio Jornalismo – Procuradoria da República MS

Foi lançado ontem, 18 de setembro, o edital do 2º Processo Seletivo Público de 2013 da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul para contratação de estagiários de nível superior, em Campo Grande (MS). Serão selecionados estagiários de Biblioteconomia, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Direito.

Para participar da inscrição do processo seletivo, os acadêmicos devem estar matriculados em alguma das instituições de ensino superior conveniadas com o Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul, concluído pelo menos 40% da carga horária para conclusão do curso superior e  não concluir o curso no 2º semestre de 2013. Entre as instituições conveniadas estão: Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande – Unaes, Faculdade Campo Grande – FCG, Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande – FESCG, Faculdade de Mato Grosso do Sul – FACSUL, Instituto de Ensino Superior da Funlec –IESF, Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e Universidade Anhanguera – Uniderp.

A pré-inscrição para os acadêmicos de Jornalismo acontecem durante os dias 14 de outubro de 2013 até 25 de outubro de 2013 e pode ser realizada no site da PR/MS.

Para confirmar a pré-inscrição, os alunos de Jornalismo deverão comparecer das 12h às 19h, entre os dias 29 de outubro até 08 de novembro de 2013, na sede da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, localizada na Av. Afonso Pena, 4444, com os seguintes documentos:

- Cédula de Identidade com foto (original);

- Comprovante de Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do Ministério da Fazenda;

- Declaração atualizada de escolaridade, expedida pela Instituição de Ensino conveniada, informando que o aluno está regularmente matriculado;

- Histórico escolar (detalhado e atualizado) expedido pela Instituição de Ensino constando o total da carga horária/créditos exigidos para conclusão do curso e o total da carga horária/créditos cursados;

- Laudo médico na forma prevista no inciso 3.1 do item I, no caso de o candidato se declarar portador de deficiência;

- Declaração específica de opção para participar da seleção pelo sistema de cotas para minorias étnico-raciais

- Instrumento de mandato, no caso de inscrição realizada por procurador.

- Duas fotografias recentes, tamanho 3x4, sem utilização anterior.

O acadêmico também pode levar duas latas de leite em pó integral durante a realização da inscrição. O leite será doado para pessoas necessitadas de Campo Grande (MS) ou entidades que as atendem.

Após confirmada a inscrição, o acadêmico receberá um comprovante que deverá ser apresentado no dia da realização de provas com um documento.

As provas na área de Comunicação Social (Jornalismo) valerão 10 pontos, sendo sete pontos na parte com questões objetivas e três pontos na parte com questões dissertativa. São 35 questões objetivas e uma questão dissertativa.

Com duração de um ano, o estágio tem uma jornada semanal de 20 horas, bolsa estágio no valor de R$ 800, seguro contra acidentes pessoais, auxílio-transporte de R$ 7 por dia estagiado e obtenção do Termo de Realização de Estágio, ao final do estágio.

Serão disponibilizadas 3 vagas para estagiários de Jornalismo + Cadastro Reserva.

Conteúdo da prova de Comunicação Social (Jornalismo):

LÍNGUA PORTUGUESA

- Ortografia oficial.

- Acentuação gráfica.

- Flexão nominal e verbal.

- Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.

- Emprego de tempos e modos verbais.

- Concordância nominal e verbal.

- Regência nominal e verbal.

- Crase.

- Pontuação.

- Sintaxe.

- Uso do porquê.

- Uso de preposições.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

- Teoria da comunicação: principais modelos teóricos.

- História da imprensa.

- A imprensa e a objetividade Jornalística.

- Gêneros de redação jornalística: definição e elaboração de notas, notícias, informativo, comunicado e releases para meio impresso, eletrônico, digital e radiofônico.

- Entrevistas: Apuração de informações.

- Planejamento de Comunicação: definição de públicos externos e internos, seleção de instrumentos e aferição de resultados;

- Assessoria de comunicação: fundamentos, história no Brasil, divisão de setores (imprensa, relações públicas e publicidade), intranet, internet, mural, informativo, clipping;

- Noções básicas de registro fotográfico e em vídeo;

- Elementos básicos sobre processo e planejamento gráfico;

- Noções básicas sobre Corel Draw e Photoshop.

- Mídias Sociais.

- Legislação aplicada ao MPU

- MPU na Constituição Federal de 1988;

- Lei Orgânica do MPU - Lei 75/93.

Confira o edital do Processo Seletivo Estagiários 2013 – PR/MS

Comentários

Mais lidas da semana