Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Jornalista Rodrigo Nascimento fala sobre a habilitação de Rádio e TV

*Texto: Ben Oliveira

O jornalista Rodrigo Nascimento visitou a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, a pedido da professora do curso de Publicidade e Propaganda Claudia Ruas, para ministrar uma palestra aos alunos sobre o Profissional de Rádio e TV e como essa segunda habilitação o ajudou a ser bem sucedido no mercado de trabalho.

Jornalista Rodrigo Nascimento conversou com alunos
de Comunicação Social da UCDB sobre a área de
 Rádio e TV. Foto: Ben Oliveira.
Segundo Rodrigo Nascimento, na área de Rádio e TV é possível conhecer tudo da parte de trás de um programa de televisão, um telejornal, um programa de rádio, além de apresentar programas e fazer reportagens que não tenham cunho jornalístico. “São mais de 100 funções diferentes do Rádio e TV. Só que o mais interessante do profissional de Rádio e TV é entender como funcionam os bastidores da televisão”, acredita.

Da mesma forma que os outros palestrantes (Tadeu Braga e Ana Maria Assis de Oliveira) que visitaram a instituição e falaram sobre a importância dos alunos aproveitarem os laboratórios e os professores no período da graduação, Rodrigo Nascimento afirmou que é preciso criar, investir e errar, já que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e quer um profissional pronto. “Vocês devem usar ao máximo os laboratórios, porque lá no mercado não dá tempo de errar”, justifica.

Para quem está no começo da graduação e ainda não está estagiando, Rodrigo recomendou procurar obter essa experiência no mercado de trabalho desde já. “Não deixem para o 6º ou 7º semestre porque é muito tarde. O estágio é melhor para vocês aprenderem na empresa e a oportunidade de contratação é muito maior”, aconselha. Ainda de acordo com o jornalista, mesmo na área dos estágios os empregadores estão procurando alunos que tenham afinidade com determinada área. “Nunca se limite ao que foi dito dentro em sala de aula. A gente aprende com o que é feito na prática”, ensina.

“Quem falar que já está pronto para o mercado de trabalho, o sabe-tudo, eu digo que é mentira. A cada dia você aprende alguma coisa”. Com a internet, Rodrigo Nascimento disse que é possível acessar muitas coisas interessantes e desenvolver diversos conteúdos de forma experimental e criativa, característica fundamental para o profissional de comunicação, como os jornalistas. “Abra um blog, faça podcasts. O jeito é inovar”, orienta. Para o palestrante, existem várias oportunidades, basta o aluno ou o profissional terem iniciativa e correrem atrás.

Quando questionado sobre como a graduação em Rádio e TV complementou a de Jornalismo, Rodrigo Nascimento contou que esta lhe ajudou a ter mais liberdade. “Eu acredito que se eu tivesse feito só Jornalismo, eu teria sido um apresentador engessado”, completa.

Algumas dicas deixadas pelo palestrante:

– “Profissional da comunicação tem que ter friozinho na barriga, encarar e não ter vergonha”.

– “Não espere cair uma oportunidade no colo de vocês. Corram atrás, para vocês se aperfeiçoarem”.

– “Se você tem uma matéria em que você pode brincar com o texto, ir além do que a pauta te permite, você deve fazer isso”.

– “É sempre bom vocês verem televisão, verem bons telejornais, para terem uma boa leitura”.

– “O profissional que se diferencia no mercado é aquele que arrisca e não tem medo de errar”.

– “Por mais que você tenha uma certa noção de telejornalismo, de jornalismo... Você tem que saber ter certa educação, desde morador de rua até o presidente da República, vocês devem tratar de forma igualitária”.

– “Eu acredito que hoje os profissionais têm que trabalhar a interatividade e também trabalhar com a mídia televisiva. Um não compete com o outro, você tem que juntar as duas ferramentas”.

Sobre o palestrante – Rodrigo Nascimento atualmente trabalha como repórter e âncora da TV Guanandi (Bandeirantes). Entre as empresas que ele já trabalhou estão o Portal da Educação e o Canal do Boi, onde foi Chefe de Redação. Formado em Rádio e TV pela UCDB, em 2009; em Jornalismo pela Uniderp, em 2010 e pós-graduado em Mídias Sociais pela Estácio de Sá, em 2012.

Comentários

Mais lidas da semana