Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Contos Selecionados para a antologia Seres Mitológicos, da Editora Buriti

Nesta manhã recebi uma novidade boa. A Editora Buriti divulgou a lista dos contos selecionados para compor a antologia Seres Mitológicos e o meu conto Lágrimas de Medusa está entre eles, ao lado das histórias de mais oito autores.

Fiquei muito feliz, pois sonho em dedicar totalmente à escrita de ficção, algo ainda praticamente impossível no Brasil, mas que felizmente existem alguns exemplos para animar, como o Paulo Coelho (que, aliás, é reconhecido no mundo todo), o Raphael Draccon e o André Vianco. A jornada é longa, mas os primeiros passos foram dados e com muita persistência, paciência, vontade de aprender, coragem e inspiração espero conquistar os meus objetivos.

Da mesma forma que a jornada do escritor (como a do herói) exige alguns sacrifícios (estar quase sempre sem dinheiro ou usar o pouco que você ganha para comprar novos livros são alguns deles), é importante também saber comemorar as vitórias. Ter um conto meu publicado em mais uma antologia (a 6ª que eu participo – Loveless, Homossilábicas Vol.3, Amores Impossíveis, Mentes Inquietas e Sonhos Lúcidos), além de um Ebook gratuito A Hora do Pesadelo, da Revista Pacheco e um posfácio em na coletânea Orgias Literárias da Tribo, é algo especial para mim e que eu valorizo muito!

Abrir mão de um emprego tradicional, onde eu ganharia um valor fixo todo mês, para me dedicar à escrita, leitura e o aprendizado sobre a criação literária, é uma loucura. Às vezes, a falta de dinheiro fala mais alto e penso em desistir dessa dedicação integral, porém tenho colhido alguns resultados ao longo do caminho, o que me mantém firme nesta jornada. Desde que eu consiga realizar o meu sonho e ver as minhas histórias ganharem vida no papel e sobreviver com isso, já é melhor do que trabalhar fazendo algo que eu não goste ou me identifique, somente pensando no dinheiro.

Enquanto não tenho um trabalho tradicional, já que os ganhos das participações nas coletâneas de contos são simbólicos e os esforços para escrever meus romances só serão recompensados quando os livros forem publicados ou eu vencer alguns concursos literários, estou tentando me aventurar no universo do freelance – a liberdade de horário não atrapalha o meu fluxo criativo e tenho tempo para poder ler os grandes autores, desde clássicos aos contemporâneos, para aumentar minha bagagem cultural, minhas referências literárias e melhorar minha escrita.

Quando soube que a Editora Buriti estava selecionando contos para sua antologia e o tema era mitologia, pensei: “Por que não? Eu adoro escrever contos e será uma ótima forma para sair da minha zona de conforto”. Li e reli meu exemplar de O Livro de Ouro da Mitologia, do Thomas Bulfinch, pesquisei na internet, assisti documentários sobre mitologia grega (até mesmo um sobre o Tolkien), enfim, para descobrir quais personagens eu gostaria de citar na minha narrativa. Acabei decidindo pela Medusa.

Por que Medusa? Quando penso em mitologia grega o primeiro ser que vem à minha cabeça é ela. Seus cabelos de serpentes, seu olhar capaz de transformar as pessoas em pedra e sua aparência horripilante. Embora Medusa seja considerada um monstro, poucos conhecem as versões de sua história de como ela foi transformada naquela criatura capaz de assustar as crianças gregas, que escutavam as histórias da mitologia. Poderia falar mais sobre o assunto, mas prefiro que os leitores tirem suas próprias conclusões ao lerem o meu conto ou se tiverem interesse que procurem na internet, afinal, temos uma ferramenta maravilhosa para buscar o conhecimento e informações, mas não são todos que sabem aproveitá-la.

Foram selecionadas nove histórias para a antologia Seres Mitológicos, que marca a estreia do selo Antologias. O lançamento está previsto para Agosto de 2014. Quando eu tiver mais informações, sem dúvidas, postarei aqui no blog, para quem se interessar por adquirir o seu exemplar do livro.

Confira abaixo a lista de contos selecionados e seus respectivos autores:

Essência de uma gota do Estige – Felix Alba 

Rola-Pedra – Maria Luiza Gomes de Faria

O Prelúdio do Ocaso – Fabio Baptista

O sacrifício da Rackshasi – Fabrício Rufino

Primavera  – Maria Vitória Torres Finamore

Lágrimas de Medusa – Ben Oliveira

O enviado Divino – Lívia Gurgel

O mistério da Serra do Bugre – Edinaldo Garcia

Ulda – Evelyn Postali 

O link oficial do resultado da antologia Seres Mitológicos pode ser conferido no blog da Editora Buriti.

Fica aqui o meu agradecimento para quem acompanha o meu blog, já leu os meus contos e se interessa pela minha escrita! Abraços a todos!

Comentários

  1. Parabéns, Ben!
    Fico muito feliz por ver teu caminho se desenhando com sucessos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querido!
      Também estou feliz. O que me alegra é ver que outras pessoas estão junto comigo nesta jornada. Ver o seu sucesso, do Daniel e de outros colegas escritores me deixa mais animado ainda. Estamos conquistando nosso espaço aos poucos. A jornada é longa, mas já estamos com os pés na estrada!
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana