Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para onde vão todas coisas que não dissemos?

Para onde vão todas coisas que não dissemos? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem. Algumas ficam presas dentro de nós. Outras conseguimos elaborar em um espaço seguro, como a terapia. Mas ignorar as coisas, muitas vezes pode ser pior. Fingir que as emoções não existem ou que as coisas não aconteceram não faz elas desaparecerem. Quando um relacionamento chega ao fim, pouco importa quem se afastou de quem primeiro. Mas há quem se prende na ideia de que se afastou antes – em uma tentativa de controlar a narrativa, como se isso importasse. O fim significa que algo não estava funcionando e foi se desgastando ao longo do tempo. Nenhum fim acontece por mero acaso. Às vezes, quando somos levados ao limite, existem relações que não têm salvação – todos limites já foram cruzados e não há razão para impor limites, somente aceitar que o ciclo chegou ao fim. Isto não significa que você guarde algum rancor ou deseje mal para a pessoa, significa que você decidiu por sua saúde mental em pri...

Orgias Literárias da Tribo: Coletânea LGBT ganha dois prêmios na categoria Literatura

Coletânea de contos, crônicas e poemas com temática LGBT, o livro Orgias Literárias da Tribo ganhou dois prêmios durante este mês de maio: o Prêmio PapoMix e o Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade (Literatura). A obra foi organizada e publicada pelo escritor e editor Fabrício Viana, publicado pela Editora Orgástica – uma editora que publica livros sobre o universo de gays, lésbicas e trans e sexualidade de maneira geral.


Além do Orgias Literárias da Tribo, a escritora Karina Dias também ganhou o Prêmio PapoMix. Para quem não se lembra, ela também participou da coletânea, mas estava concorrendo com o romance Aquele Dia Junto ao Mar, publicado pela extinta editora lésbica Malagueta, em 2009.

Leia a resenha: Orgias Literárias da Tribo

Tenho uma admiração grande por autores que se empenham em levar a literatura LGBT para mais leitores. No Brasil ainda há um preconceito forte no mercado editorial sobre obras com temática gay (incluindo neste termo, todos os outros universos representados na sigla LGBT), o que só se transforma quando se tratam de livros de autores best-sellers internacionais. Esta falta de incentivo não acontece somente no mercado livreiro, como também por parte dos leitores. Em fevereiro deste ano, por exemplo, além da Malagueta, a Editora Escândalo também fechou as portas.

"Estou mega feliz. E, como disse na cerimônia, esse prêmio é dedicado à todos os escritores que, como eu, insistem na cultura literária LGBT. Parabéns para todos nós!", afirmou o escritor Fabrício Viana através de sua página no Facebook.

Leia: entrevista com o escritor Fabrício Viana – o primeiro autor entrevistado para o Blog do Ben Oliveira!

O outro prêmio para o livro será entregue, no dia 23 de maio, pela APOGLBT – Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, em sua 15ª edição do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, na categoria Literatura. Confira um trecho da declaração enviada pelo Presidente da APOGLBT, Fernando Quaresma:

“A nomeação se deve à obra ‘Orgias Literárias da Tribo’, que representa o universo LGBT de maneira interessante e sem os estereótipos habituais, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e sem preconceitos.”

Como fui um dos convidados para escrever o texto de posfácio do livro “O Universo Literário Colorido”, não poderia deixar aqui no blog! E agradecer novamente ao escritor Fabrício Viana pelo convite que surgiu de uma comunicação e parceria com o Blog do Ben Oliveira. Ah, e obrigado a todos que votaram. Eu estava sem notebook na época da votação e não pude ajudar muito na divulgação, mas consegui dar o meu voto de última hora!


Aproveitando o espaço e o tempo – já que ando na correria –, o Fabrício Viana (autor de O Armário e Ursos Perversos) deve lançar ainda durante este semestre o seu novo livro Theus – do fogo à busca de si mesmo.

Confira a sinopse: “Theus, ou Junior, como é conhecido, é um jovem que nasceu no interior de São Paulo. Lá, ele descobre sua sexualidade e, graças ao Ronaldo, esbarra também no sexo pecaminoso e imoral. Seus pais descobrem, ele é expulso de casa e em seguida é internado em uma fazenda religiosa em Belo Horizonte que promove a cura espiritual da homossexualidade.

Alguns meses nesta fazenda são suficientes para ele descobrir que o que pregam, não é exatamente o que acontece na vida real. Confuso e com raiva, ele foge e vem parar no centro de São Paulo, exatamente na Praça da República. É lá que ele conhece o jovem Gabriel, namorado da Michele, começando assim uma grande amizade e a busca de si mesmo.

O livro, embora seja uma obra de ficção, envolve diversos temas como relações à três, psicoterapia, aceitação, desejos, drogas, diversidade sexual e o amor. Sim, o amor. Aquela força poderosa que todos, de alguma forma, precisam para confortar a alma”.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Editora Orgástica e comprar o Orgias Literárias da Tribo, acesse: http://editoraorgastica.com/

Continue acompanhando as novidades do escritor Fabrício Viana pelo Facebook: https://www.facebook.com/FabricioViana.Escritor! Curta a página do Blog do Ben Oliveira e interaja: https://www.facebook.com/BlogDoBenOliveira.  

Conheça os livros da escritora Karina Dias:

Diário de Uma Garota Atrevida 

As Rosas e a Revolução

Mais lidas da semana