Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Infográfico: Wattpad – Como funciona a plataforma de livros online

Histórias servem para múltiplos propósitos. Mais do que entreter, o Wattpad é uma plataforma de narrativas e livros online grátis que tem servido para dar voz para escritores amadores e profissionais do mundo. Com mais de 45 milhões de pessoas conectadas, autores e leitores compartilham suas paixões sobre diferentes temáticas e diferentes gêneros literários, como romances, novelas, contos e poesia, além de ser um espaço para escritores de fanfiction – narrativas ficcionais envolvendo personagens de filmes, séries ou celebridades e universos já criados.

Pensando no público que ainda não conhece o Wattpad e não tem ideia de como funciona ou em quem deseja compartilhar com outras pessoas o seu interesse pelo aplicativo de livros online, criei um infográfico para explicar algumas das funcionalidades e possibilidades que a plataforma oferece aos autores e leitores. Espero que você goste!

Confira o infográfico sobre o Wattpad – Como funciona a maior plataforma de histórias online do mundo:



*Este infográfico pode ser compartilhado à vontade, desde que não seja removido o crédito do blog no final da imagem.

A força da leitura nos aparelhos móveis


O aplicativo do Wattpad é mais usado por usuários em smartphones (90%) do que em computador. Um dos destaques está na comodidade de poder ler histórias em qualquer lugar, além de ficar por dentro das novidades e interagir por meio de mensagens enviadas pelos autores ou pelos leitores, comentários, compartilhamento de trechos favoritos e votando nos capítulos favoritos.

Não é só os leitores que acessam o Wattpad pelo celular. Muitos escritores também estão se acostumando a escrever diretamente nos aparelhos móveis, o que acaba servindo como uma referência na hora de produzir histórias e não escrever capítulos tão longos. A plataforma conta com mais de 300 milhões de histórias publicadas.

Abrindo portas para escritores no mundo do entretenimento


Fora do Brasil, muitos escritores de livros populares do Wattpad conseguiram não só publicar suas obras através de editoras tradicionais, editoras independentes e/ou por autopublicação em formato físico e ebook, como também estão tendo os direitos de suas histórias vendidos para produtoras de cinema, TV e adaptações para audiobooks. Inicialmente focado mais no texto, atualmente o Wattpad está crescendo cada vez mais como uma plataforma de entretenimento e fechando parcerias com empresas, como a Hachette Book Group, Turner (Concurso de Histórias de Terror), TV5 Network, United Talent Agency e Paramount Pictures.

Após completar 10 anos, O próprio Wattpad recentemente lançou o Tap, um aplicativo de histórias em formatos de mensagens, pensando no público-alvo acostumado com os chats de smartphones e testando novas formas de contar histórias (storytelling).

Dentro do país, temos exemplos de alguns escritores que cativaram os leitores com suas histórias e conseguiram fechar contratos com boas editoras brasileiras, como: Felipe Sali (Mais Leve Que o Ar, Editora Lote 42); Rô Mierling (Diário de Uma Escrava, Editora DarkSide Books); Marcus Barcelos (Horror na Colina de Darrington, Faro Editorial); Thati Machado (Poder Extra G, Editora Astral Cultural); Juliana Parrini (Depois do que aconteceu, Suma de Letras); Chris Salles (O Diário Internacional de Babi, Editora Planeta Brasil) e Lilian Carmine (que antes mesmo de ter o seu livro Lost Boys publicado no Brasil pela Editora Leya, foi publicada no Reino Unido pela editora Random House). Recentemente, a Editora Abril publicou Mundos Paralelos, um livro de contos com 10 escritores nacionais do Wattpad que fazem bastante sucesso.

Wattpad aposta em diversidade nas histórias e no negócio


Em tempos de polarizações, xenofobia e diferentes tipos de preconceito, com o alcance global do Wattpad é possível conhecer diferentes culturas e narrativas inclusivas, dando destaque para livros que nem sempre estamos acostumados a ver em livrarias.  A inclusão no Wattpad também acontece entre os escritores, que acabam ganhando destaque por meio do prêmio de escrita, Wattys, e diversos concursos de histórias que acontecem dentro da comunidade.

Os próprios fundadores do Wattpad defendem a importância da diversidade e inclusão em sua equipe. Em uma coluna publicada no site da revista Inc., Allen Lau compartilhou que ter escolhido Toronto, como a cidade para construir sua startup foi uma das melhores decisões que ele já tomou, levando em conta que é uma cidade que acolhe muitos estrangeiros.

Segundo Allen Lau, cultivar a diversidade vai além de só um número de vaidade e que fez toda a diferença para que o Wattpad conquistasse um público global, por exemplo, ajudando com a disponibilização do aplicativo para mais de 50 idiomas.

"Nós estamos vivendo em tempos de divisão. Sua empresa pode ser um exemplo para o resto de que a diversidade na força do trabalho oferece não só habilidades críticas, mas também a perspectiva global, sensibilidade e compreensão de nuances culturais que irá impulsioná-lo mais no cenário internacional" – Allen Lau

Sobre os criadores do Wattpad:


Allen Lau – O co-fundador e diretor executivo do Wattpad lidera os esforços da empresa para transformar a maneira como as pessoas descobrem, criam e se envolvem com histórias em várias plataformas, incluindo o Wattpad. Hoje, empresas de entretenimento trabalham com o Wattpad para adaptar histórias para outras plataformas; essas histórias setornaram filmes de grande sucesso, séries de televisão e livros best-sellers em todo o mundo.

Iva Yuen – O co-fundador e diretor de produto do Wattpad garante que a estratégia técnica da empresa alinhe com os objetivos do negócio.

Ficou interessado? Além de estar disponível na versão web [https://www.wattpad.com/], para quem gosta de escrever e ler no computador, o aplicativo do Wattpad pode ser baixado para celulares e tablets com os sistemas operacionais Android, iOs ou Windows.

Para ficar por dentro das principais novidades do Wattpad, basta visitar o blog oficial da plataforma: https://blog.wattpad.com/

Gostou do infográfico e das informações? Compartilhe o post!
***
Capas dos livros O Círculo e O Livro, do autor Ben Oliveira

Gosta de histórias de fantasia urbana com temática de bruxaria e personagens jovens? Também estou participando do Wattpad (@BenOliveira). Conheça minha série de livros Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol. 1) e O Livro (Vol. 2), que já alcançaram mais de 50 mil leituras.

Sinopse: Os adolescentes Babi, Jess, Leo e Manu estão cansados de viver em São Cipriano, uma cidade minúscula, onde as coisas nunca acontecem. As férias acabaram e mais um ano letivo está prestes a começar. Manu passou as férias inteiras nos universos de fantasia de seus jogos favoritos de RPG. Babi voltou de um festival de música em São Paulo. Leo estava se divertindo em Nova Iorque. Jess ficou morrendo de tédio em casa. 

Depois de um sonho com os amigos, Jess sente que as coisas não vão ser as mesmas em São Cipriano.

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon.

Comentários

  1. Ótima matéria e parabéns pelo infográfico. Me rendi aos encantos do Wattpad e tenho encontrado bons livros e autores por lá, o que acabou culminando numa coluna em que vou indicar minhas leituras no blog. Eis aí um universo a ser explorado! Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tomo Literário!
      Gratidão pela visita e por compartilhar sua experiência por aqui. Fico muito feliz que esteja usando o Wattpad. Acredito que muita gente tem receio de começar a ler livros lá e parar de ler livros impressos, mas pelo que observo não é assim. Há espaço para a leitura em todos lugares.
      Abraços

      Excluir
  2. Anos depois, essa sua postagem está me ajudando em um trabalho da escola onde apresentarei o Wattpad como um aplicativo educacional . Obrigada pela ajuda, sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana