Pular para o conteúdo principal

Destaques

8 Livros sobre Autismo que poderiam ser traduzidos para o Brasil

Você sabe o que é autismo? É bem provável que você tenha uma visão formada na sua cabeça que não corresponde à realidade. O Transtorno do Espectro Autista é bem amplo e mesmo que você conheça um autista, existe uma expressão: “Se você conheceu um autista, você conheceu um autista”.


A falta de materiais atualizados sobre autismo no Brasil reflete no preconceito que muitas pessoas têm sobre o assunto. Muito se fala sobre o autista se adaptar à sociedade, mas pouco se comenta sobre o preconceito que vem de todos cantos, inclusive de profissionais da saúde, da mente e da educação que deveriam ter mais empatia.

Acredito que grande parte do preconceito vem do desconhecimento sobre a condição. Durante muitos anos, muitos mitos sobre o autismo foram espalhados na mídia e alguns continuam sendo espalhados até os dias atuais, sem que as pessoas levem em conta como essas informações falsas acabam contribuindo para o estigma e influenciam na autoestima de autistas.

Muitos livros sobre autismo pub…

Participação de Ben Oliveira no canal do Tadeu Ramos

Nesta terça-feira, 05 de setembro, o produtor de conteúdo Tadeu Ramos publicou um vídeo no seu canal do YouTube com a minha participação no projeto Semana do Nacional, voltado para a divulgação de escritores brasileiros. Quando o projeto literário foi anunciado, eu tinha postado aqui no blog uma nota para quem tivesse interesse em participar. Acho muito bacana quando leitores, blogueiros e booktubers abrem espaço para autores nacionais, já que todo apoio faz diferença. Fica aqui a minha gratidão mais uma vez ao Tadeu pela oportunidade!

Assista ao vídeo:




No canal também rolaram entrevistas com autores cujos livros já foram lidos e resenhados aqui no blog, como o Paulo Sérgio Moraes (autor dos livros Olho Grego, Condicional e Remetente N.15), Guilherme Olí (Remoto e Improvável), Roberto Muniz Dias (Uma Cama Quebrada, Urânios, Errorragia, A Teia de Germano, entre outros) e Felipe Sales Mariotto (Leon e A Festa).

Gosta de conteúdos culturais? Não se esqueça de se inscrever no canal do Tadeu Ramos. Além de vídeos sobre livros e escritores, também rolam indicações de peças de teatro, filmes, séries e músicas.
***
Para quem gosta de ficar por dentro das minhas leituras, no momento finalizei a leitura de How They Met and Other Stories, do David Levithan (rolou resenha do livro aqui no blog) e estou lendo As Bruxas de Eastwick, do John Updike. Ainda não defini qual será minha próxima leitura, mas deve ser algum livro nacional. Estou tentando intercalar as leituras. Acredito que como autor brasileiro, se também quero que as pessoas leiam mais obras nacionais, devo também fazer minha parte.

Durante esta semana publiquei no Wattpad o capítulo 34 de O Livro, o segundo volume da série Os Bruxos de São Cipriano. Faltam somente 5 capítulos para o final do livro. Para quem está ansioso para saber novidade da versão impressa de O Círculo, em breve devo receber os exemplares da Amazon para saber como ficou e também devo receber alguns exemplares da gráfica para quem tiver interesse. 

Após indicação de uma colega escritora no Twitter, criei minha conta no Sweek, uma plataforma de histórias online. Estou participando de dois concursos de escrita: o Concurso de Microcontos: #MenoséMais com a história curta Café Morno e e do concurso de flash fiction #MicroDream com o texto Dancing in the Moonlight. 

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

  1. Muita gratidão por citar Promessa de Liberdade na Semana do Nacional. Fiquei super feliz com isso e espero que novos leitores possam também se interessar.
    Um grande e carinhoso abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Evelyn! Fico feliz que tenha gostado. É sempre bom recomendar outros autores nacionais. Torço para que todos obtenham mais reconhecimento.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana