Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Autismo: Campanha contra charlatanismo, tratamentos perigosos e falta de apoio

Tenho colegas jornalistas/escritores/blogueiros e até mesmo autistas que ignoram problemas sérios. Estou fazendo campanha contra o charlatanismo e tratamentos falsos/perigosos/proibidos de autismo – alguns levam até à morte –, mas muita gente prefere ignorar.


Tão importante quanto discutir o letramento, é falar sobre o analfabetismo científico e como influencia no crescimento da pseudociência no Brasil


Campanha contra o charlatanismo e tratamentos falsos/perigosos que alegam tratar/curar o autismo no Facebook: http://bit.ly/CharlanFB


Autismo, charlatanismo e tratamentos controversos/falsos/sem evidências científicas:


Os Falsos Profetas do Autismo: Ciência Ruim, Medicina Arriscada e a Procura pela Cura: https://amzn.to/2Dh8Fc1

Hoje vou postar um Rant porque sim... A quantidade de autores e colegas que já ajudei nos últimos anos, não dá para contar. Gente que sempre me procura quando precisa de uma mãozinha, pesquisas e informações para trabalhos acadêmicos e/ou divulgação gratuita (entre inúmeros favores). Muita gente 'chora por ajuda', mas poucos ajudam. A vida é um eco e sempre devolve o que a gente oferece.

Sei como ser bom, mas também sei como ser justo.

“Os escritores não estão aqui para se conformarem. Estamos aqui para desafiar. Não estamos aqui para nos sentirmos confortáveis - estamos aqui, realmente, para agitar as coisas. Esse é o nosso trabalho” – Jeanette Winterson

E aos charlatões, além de ser muita negligência o que vocês fazem e jogo baixo ao enganar pais desesperados e pessoas sem muito conhecimento sobre a área de saúde, vocês foram avisados várias vezes que eu não seria silenciado.

O conhecimento liberta. Espero que as pessoas que estão sendo enganadas busquem justiça. 🐍⚖️

Ciência picareta: https://amzn.to/2VbdQnU


Digo mais, este trabalho de conscientização deveria estar sendo feito por órgãos públicos de saúde (ANVISA), associações de autismo, médicos e profissionais da área de saúde, não por mim, uma pessoa no espectro autista. É muito descaso e vista grossa.

“Queria viver no mundo cor de rosa de muitos daqueles que preferem fechar os olhos e têm essa opção, enquanto crianças autistas são violentadas e morrem por causa de informações falsas da área de saúde” – Ben Oliveira

Como muitas pessoas com Síndrome de Asperger, não suporto mentiras, injustiça e antiética e como escritor e jornalista, é minha obrigação relatar o que ainda acontece no Brasil: alguns dos tratamentos foram desmentidos há mais de dez anos, mas ainda são praticados por profissionais.

Muitos profissionais usam pesquisas inconclusivas/derrubadas da área de saúde para manipular familiares de autistas. É também papel da mídia o de informar corretamente a população e prevenir que mais mortes sejam provocadas por charlatanismo.

Estamos em 2019 e as pesquisas falsas sobre a relação entre autismo e vacinas foram desmentidas há anos, mas ainda há pessoas que se negam a aceitar a realidade. O autismo é uma condição neurobiológica e embora não saibam as causas certas, algumas pesquisas já revelam que a condição pode ter influência genética, assim como o TDAH.

O silenciamento sobre tratamentos falsos e controversos faz com que outras pessoas com poucos conhecimentos científicos sejam enganadas por profissionais antiéticos. As informações falsas se espalham com velocidade e nem todo mundo consegue se conscientizar disso antes que seja tarde demais. Há muitos casos que deveriam ser investigados por médicos, Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Psicologia e Conselho Federal de Nutrição; outros por assistentes sociais e organizações de direitos humanos, quando envolve tratamentos invasivos e desumanizados.


Basta uma rápida pesquisa no Google para descobrir que vários dos supostos tratamentos foram alertados por órgãos de saúde de vários países e até mesmo organizações de autismo – um trabalho que não tem sido realizado no Brasil, como deveria. A quantidade de notícias falsas sobre Miracle Mineral Solution no Twitter é gritante. Falta fiscalização nas redes sociais. Fake news de saúde pode levar à morte. Imagina o que acontece nos grupos fechados de Facebook e Whatsapp?

“[Aceitação] significa que pais e outros aceitam e amam a criança autista como outro ser humano, e isso significa aceitar que a busca por uma cura milagrosa provavelmente não será útil para seu filho autista, para qualquer outra criança que ela possa ter, ou de fato, para si mesmos” – Michael Fitzpatrick, autor do livro Derrotando o Autismo: Um delírio prejudicial

Alguns profissionais de saúde envolvidos com MMS (produto perigoso e proibido) falam abertamente na internet que usam o produto..Olhos abertos. Depois que perder licença ou coisa pior, não adianta chorar. Para quem está se perguntando: MMS é uma substância tóxica que queima e pode provocar a morte. Várias pessoas já morreram. Isso dá processo e até mesmo prisão.



Lista de tratamentos falsos/sem comprovação científica/ que alguns profissionais alegam curar o autismo:


1) Quelação

2) Ozonioterapia

3) Homeopatia

4) Oxigenioterapia

5) Dietas restritivas (remoção do glúten se a pessoa não tem alergia ou intolerância)

6) Terapia com células-tronco

7) MMS

8) Castração química

9) Cura Quântica


“Depois de anos de “suplementos”, dietas restritivas e terapias “não convencionais” (muitos para listar), nossos meninos melhoraram, mas estavam longe de serem curados [...] Entrei no remédio "alternativo" até o pescoço e saí de novo, mais pobre, mas mais sábio. Agora percebo que a coisa que os praticantes “alternativos” estão realmente vendendo é a esperança - geralmente a falsa esperança - e a esperança é uma coisa muito sedutora para aqueles que a perderam”James R. Laidler, médico e pai de dois autistas revela seu envolvimento com tratamentos falsos 

Confira a imagem da Abraça – Associação Brasileira para Ação por Direitos da Pessoa com Autismo. Tema da campanha é "Sou autista: Tenho direito ao meu próprio corpo!":





Confira um trecho Entrevista com Dr. Stephen Barrett, fundador do Quackwatch (um site que alerta as pessoas sobre tratamentos falsos e charlatanismo): 


Existem abordagens charlatãs para prevenir e tratar praticamente tudo. Não sei de nenhuma estatística comparativa publicada. No entanto, é claro que a porcentagem de famílias com uma criança com autismo que foram significativamente vitimadas é muito alta e que muitas delas estão envolvidas em ações legais e políticas que são muito caras para a nossa sociedade.

Durante os últimos anos, os ativistas anti-vacinais têm causado problemas não só para as famílias de crianças com autismo, mas também para os pais em geral.

Grande parte do problema é alimentada e facilitada por uma pequena rede de médicos mal orientados, sem cuja participação os piores tipos de exploração - como a terapia de quelação - não seriam predominantes.

Existem várias lições a serem aprendidas: 

1) Charlatões nunca dormem;

2) A maioria das pessoas não vê o charlatanismo como uma ameaça séria;

3) A maioria dos profissionais está muito ocupada (ou muito nervosa de ser atacada) para se envolver;

4) Infelizmente, a Internet possibilita que qualquer pessoa divulgue informações erradas.

*Crédito da entrevista com o especialista: David Celiberti, presidente da Associação para Ciência no Tratamento do Autismo (ASAT) [https://asatonline.org/research-treatment/interviews/interview-with-dr-stephen-barrett-quackwatch-founder/]


Tratamentos falsos levantados pela Westminster Comission on Autism:

Terapia de cristal, velas de ouvido, vitaminas, intervenção espiritual, aromaterapia, quelação, suco e dieta, oxigênio hiperbárico terapia, exorcismo, transplante de células-tronco, terapia de exposição (incluindo tapas), rerum, acupuntura, terapia DAN (autismo derrota agora), MMS (água sanitária), terebintina e muitos mais.

Confira: http://bit.ly/RelatorioCharlatan



Para saber mais sobre o assunto:

Autismo: Fraudes, Esquemas, Crimes e Silenciamento dos Adultos Autistas 

Autismo: Ética e a responsabilidade com o bem-estar dos autistas 


“Antídoto” para o autismo é vendido livremente na internet. Cadê a ANVISA? 

Autismo: Despreparo Profissional e o Bingo dos Diagnósticos Errados 

História do Autismo: Conhecer erros do passado e não repeti-los no presente 

Autismo: Ética, Conhecimento e Tratamentos Controversos 

Autismo: Alerta sobre Tratamentos Sem Comprovação Científica 

Saiba como identificar as fake news na área de saúde 


As fraudes na área da saúde: Como se proteger do charlatanismo disfarçado de medicina alternativa 

5 tratamentos falsos/sem comprovação científica para autismo 

Médico e pai de autistas revela envolvimento com dieta e tratamentos falsos

Fraude na área da saúde: Usando o efeito placebo como prova dos tratamentos  

Fique atento aos produtos perigosos que alegam curar o autismo


Amazon remove livros que prometiam cura do autismo

Antivaxxers e a praga da negação da ciência: Teorias de fraude, desinformação e conspiração podem ser uma combinação mortal 


Crimes de ódio contra deficientes: Equipe de instituição é treinada para detectar sinais 

Líder de culto é exposto como charlatão e deixa uma trilha de vítimas pelo caminho, incluindo pais de autistas

Alegações de charlatanismo sobre o tratamento com oxigênio são perigosas: Os charlatões exploram os pacientes para obter ganhos financeiros, dizem os médicos, enquanto prejudicam os tratamentos que realmente ajudam 

Uma vitória na longa guerra contra o charlatanismo do autismo 

Cura falsa para o autismo e pais desesperados dando lixívia às crianças 

Instituição de autismo é um ímã para terapias falsas e pseudociência

Combate à negação da anticiência e charlatanismo

Grupos que promovem tratamentos não comprovados estão se movendo rapidamente entre plataformas on-line e estão usando nomes falsos para evitar a detecção, revela uma proeminente defensora dos direitos autistas 

Dia do Autismo: Meus dez centavos sobre conscientização do espectro autista 

Outra Sintonia – A História do Autismo (John Donvan e Caren Zucker) 

Esteja consciente dos tratamentos sem evidências científicas

Alerta é divulgado no Reino Unido depois de mãe tratar filho autista com produto tóxico 

Tratamento falso antiautismo à base de dióxido de cloro traz riscos 

A descoberta de uma fraude em pesquisa sobre autismo: Jornalista desmascarou médico que mentiu em estudo relacionando vacinação com ocorrência de autismo 

A indignação entra em erupção após o homeopata admitir que deve dar água sanitária a crianças 


Adeptos da ozonioterapia acreditam que técnica pode curar doenças graves, como o câncer e a Aids, mas não há pesquisa que comprove os resultados 

Casal protesta contra promessa de cura para o autismo

A Autoridade de Normas Publicitárias (ASA - Advertising Standards Authority) publicou um alerta para que 150 homeopatas que operam no Reino Unido parem de alegar que podem curar o autismo 


Empresas sob fogo por tratamentos falsos para autismo e paralisia cerebral


Os perigos dos tratamentos controversos de autismo 

A ciência desmascara as teorias do autismo, mas isso não dissuade os crentes da antivacina 

Palestra com a autista Julie Dachez, autora do livro A Diferença Invisível

13 Livros sobre Autismo que poderiam ser traduzidos para o Brasil


Crianças em famílias com histórico de condições cerebrais têm maior probabilidade de serem autistas, sugere um grande estudo na Suécia

Livro: Autismo 

Autismo: Tabu, Desinformação e Reciclagem Profissional 

Qual a relação entre autismo e alergia alimentar?  

"O autismo não é uma condição que precisamos curar": uma entrevista com a Dra. Whitney Ellenby. Ela falou sobre questões de autismo, anti-vaxxers e celebrando a neurodiversidade 

Quelação é tratamento perigoso para autismo e não há nenhuma comprovação científica

Quelação não ajuda crianças com autismo: estudo aponta

Efeitos colaterais de quelação (tratamento falso para autismo)

Pai processa médicos por tratamentos fraudulentos de autismo

Os 5 tratamentos falsos mais assustadores de autismo

Pai de autista 17 anos processa NHS por 'torturar' sua filha depois que ela passou os últimos dois anos trancada em uma cela de um hospital psiquiátrico na Inglaterra 

“Eu fui de professora para alguém que perdeu a habilidade de falar”: Mulher revela como foi dopada e confinada até ficar suicida, após o diagnóstico de autismo

Médico da Califórnia crítico de vacinas é punido por isentar menino de 2 anos de idade de todas as imunizações infantis

Três médicos são processados por eutanásia de mulher autista de 38 anos

Autoridades de Maryland acusam promotores de "Protocolo de Lupron" com conduta não-profissional, prática de medicina nao-licenciada

Homem tem perna amputada após tratamento com ozônio em clínica no DF

Doze dicas para suspeitar de charlatanismo

Como reconhecer um médico charlatão

Como a medicina alternativa chinesa matou uma criança de quatro anos

Como Dr. Bumbum conseguia atuar com mentiras no currículo e sem especialização

A psicologia pode ajudar a combater a pseudociência?

O perigo das neo-terapias salvadoras do imediatismo

Como escolher o psicólogo: Dicas do que esperar antes de iniciar o processo, como reconhecer um bom profissional e sinais que indicam quando se deve parar a terapia

Canadá vence primeira guerra contra o MMS. Homem foi condenado e proibido de vender o produto 

As mentiras do MMS: Promotoria da Espanha investiga complô contra a saúde pública na internet

Venda de controverso tônico 'milagroso' resulta em dezenas de acusações

A Comunidade Médica clama contra os mercadores do desespero: Defendem a importância do método científico e advertem que os remédios pseudocientíficos não passam por controles

É puro abuso infanti: Pai irlandês acusado de dar alvejante ao filho para 'curar' seu autismo

Homem diz que cura falsa da igreja, MMS matou sua esposa

Pare de usar 'Miracle Mineral Solution' imediatamente: alerta agência de saúde do Canadá

Alegações ultrajantes ': homeopatas canadenses dizem que vacinas diluídas podem' recuperar 'crianças do autismo: A terapia de 'desintoxicação' conhecida como CEASE - Eliminação Completa da Expressão do Espectro Autista - é baseada na teoria amplamente desacreditada de que a maioria das causas de autismo são devidas a vacinas infantis

Tirar o glúten não vai ajudar a maioria das pessoas com autismo

Como um grupo de mães judias espalharam propaganda anti-vax antes do surto de sarampo em Nova York 

Conheça o médico que está curando notícias falsas: salários Italiano trava guerra contra anti-vaxxers no Twitter

Adorando os falsos ídolos do bem-estarCarvão, "toxinas" e outras formas de disparates são a espinha dorsal do complexo industrial de bem-estar

A publicidade nas redes sociais pode impulsionar notícias falsas - ou combatê-las

Através do espelho: Meu envolvimento com o charlatanismo do autismo (Médico e pai de dois autistas, James R. Laidler fala sobre falsos protocolos e dietas restritivas)

Mortes Associadas à Hipocalcemia da Terapia de Quelação (CDC)

Garoto autista morre após procedimento de quelação (não há qualquer comprovação científica de que ajuda com o autismo)

FDA relaciona morte de criança autista com terapia de quelação

Usos não aprovados da terapia de quelação resultaram em danos, até mesmo morte

Médico foi processado por morte autista após quelação

Uso de quelação para autismo é charlatanismo

Terapia de quelação: Alegações não comprovadas e teorias infundadas

Charlatanismo do autismo: tente, tente, tente e nunca desista

Falsa psicóloga oferecia serviço por meio de redes sociais, trabalhando principalmente com crianças autistas

Sobre intervenções terapêuticas de autismo sem fundamentação científica e prevalentes

Entrevista com Dr. Stephen Barrett, fundador do Quackwatch (um site que alerta as pessoas sobre tratamentos falsos e charlatanismo) 

3 Naturopatas do Canadá estão sendo investigados por prometerem a 'eliminação completa' do autismo

Tratamento do autismo: ciência assaltada para apoiar terapias alternativas (Sobre tratamentos sem evidência científica e a falta de ética dos profissionais de saúde)

Imunização na Era das Notícias Falsas - O que os pediatras precisam fazer?

Celebridades ajudam a espalhar tratamentos falsos de autismo

Comissão de Westminster sobre autismo relata intervenções perigosas

Notícias Falsas também estão afligindo o mundo da ciência 

Medicina com um lado do misticismo: os melhores hospitais promovem terapias não comprovadas [Se um hospital está] oferecendo tratamento baseado em fantasia, isso prejudica a credibilidade da instituição 

Suposto especialista em autismo que fazia tratamentos controversos é processado

Avaliando fontes de informação em uma era de fake news

O movimento antivacina e o “autismo biomédico” versus o autismo “superado” 

Como a indústria do charlatanismo prejudica crianças autistas

Curas milagrosas ou charlatanismo moderno? As clínicas de células-tronco se multiplicam, com resultados dolorosos para alguns pacientes 

Um desafio deve ser colocado para alegações de falsa ciência: fui levado a dar uma olhada mais de perto no treinamento de naturopatas na Irlanda e sua opinião sobre a dieta, escreve PAUL O'DONOGHUE

Jornalista da BBC vai disfarçado investigar tratamentos falsos de autismo e entrevista a ativista autista, Emma Dalmayne 

Há agora 8.000 revistas científicas falsas em todo o mundo, dizem os pesquisadores: Pesquisadores de instituições de alto perfil estão caindo nesses golpes

Dra. Fraude denuncia revistas científicas falsas 

Quebrando a bolha de notícias médicas falsas

O que são revistas científicas predatórias?

Por que a fraude científica prejudica as pessoas? 

O charlatanismo do autismo é cientificamente falho e moralmente vil. Ponto final. Lembre-se disso quando as pessoas perguntarem “qual é o dano?” com charlatanismo pseudocientífico 

Falsa esperança para o autismo no submundo da célula-tronco: Pais de crianças autistas estão pagando dezenas de milhares de dólares por terapias com células-tronco que freqüentemente usam resíduos médicos. Apesar dos perigos, os reguladores tem demorado a agir

Falsa psiquiatra, Zholia Alemi é presa após morte de paciente 

Ensaio controverso da terapia do sangue do cordão umbilical para o autismo avança

FDA adverte sobre terapias com células-tronco

Desinformação preocupa mais do que grupos 'antivacina', diz epidemiologista 

Grande parte das notícias de saúde no Facebook são fake ou contém informações erradas, diz estudo

Anvisa proíbe venda on-line de produtos clandestinos

Conspiração anti-vacinas: fake news propagam-se nas redes sociais à velocidade da luz 

Saúde é a área mais afetada pelas fake news, diz especialista francesa 

Luiz Fujita: "Fake news em saúde pode matar"

Dia da Mentira: Conheça as 5 Maiores Enganações da Medicina

A mania sem glúten está fora de controle. Aqui estão 8 fatos para combater a loucura

Pseudociência de autismo no NY Post

Jenny McCarthy e antivacinação são um fator de mestria para o medo e o culto da falsa equivalência: Ao dar aos negadores da ciência um fórum público, os meios de comunicação implicitamente toleram suas reivindicações como legítimas 

Nutricionistas nas redes sociais: evite punições do CFN 

Cuidado con las terapias y los productos potencialmente peligrosos que dicen tratar el autismo (em espanhol)

O Estranho Caso da MMS 

Os promotores de falsas terapias contra o autismo: desta forma eles se aproveitam dos pais: tratamentos supostos prometem soluções milagrosas contra o transtorno do espectro do autismo, mas eles são geralmente caros, sem evidências científicas e até prejudiciais 

Como a fraude em artigos afeta a atividade científica

Substância não trata autismo: Algumas pessoas perdem parte do intestino, há corrosão dos órgãos internos e até mortes

Gurús, falsos psicólogos, terapias en entredicho… La dificultad de tratar los problemas de la mente

A ciência explica por que caímos em fake news

Medicina Ortomolecular - Ciência ou Charlatanismo?

Ministério Público irá consultar Conselho de Medicina em ações judiciais de saúde: Entidades esperam embasar decisões de promotores e combater exercício ilegal da Medicina

Conselho Federal de Medicina: Como funciona

Como faço uma denúncia no Conselho de Medicina?

Todo paciente tem direito de receber cópia dos documentos relacionados ao seu prontuário

População pode contribuir com Vigilância Sanitária na fiscalização de produtos irregulares

Água mortal à venda na internet

Nutricionista do HCor alerta para os riscos de uma dieta sem glúten 

Produtos sem glúten e sem lactose disparam nas vendas. Nutricionistas alertam para riscos

Mãe de autistas foi investigada pela polícia na Inglaterra por causa do MMS

Mulher de Chicago promove "tratamento milagroso" controverso: Os críticos dizem que o produto é perigoso

Pais enfrentam prisão após criança desenvolver raquitismo a partir da dieta vegana. Ela nunca tinha sido vacinada

Igreja faz anúncio de 'cura milagrosa' em Washington, mesmo com os avisos da FDA de que não passa de Alvejante

Um cientista no país das maravilhas

Quanto custa um milagre? MMS e cura

Como denunciar irregularidades na enfermagem? 

Como denunciar o exercício irregular da profissão 

Amputação por ozonioterapia 

Terapias complementares adicionadas no SUS não têm comprovação científica, como algumas pessoas divulgam

Em busca de confirmar nossas próprias certezas 

Semana da Medicina Naturopata e o problema do charlatanismo endêmico, como a ozonioterapia 

Ozonioterapia'não tem benefício e pode causar a morte: alerta Ministério da Saúde da Malásia 

Coordenadora do Setor de Imunização alerta para Fake News de Saúde e Movimento Antivacina 

Ciência USP #10: A volta do sarampo

Fake news na ciência 

MMS (a “Solução Mineral Milagrosa”) e o autismo 

Autismo: como tratamentos heterodoxos podem prejudicar os vulneráveis 

MMS, substância que promete "curar" autismo, volta a preocupar especialistas

A importância de diferenciar ciência e pseudociência na elaboração de política pública

Não existe comprovação científica para o MMS

O que é MMS e por que pais estão dando cloro aos filhos com autismo 

Homem britânico preso em Uganda depois de promover lixívia 'MMS' como uma cura para o HIV e malária

CRM vai processar médicos que cobrarem por ozonioterapia em MT

Delegado pede que pais não tenham medo de denunciar quem vende MMS

Homeopatas americanos dizem que conseguem curar autismo e prevenir sarampo

MMS: O perigo das “curas milagrosas”

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle

Comentários

  1. Curioso sobre o aplicativo para rastrear hangouts dos seus amigos? Rastreie suas localizações discretamente com este aplicativo prático, garantindo que você esteja sempre atualizado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana