Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Impeachment do Bolsonaro: Criado por figuras públicas, pedido reúne quase 800 mil assinaturas

Quase 800 mil pessoas já deixaram suas assinaturas no Vidas Brasileiras, um pedido de impeachment coletivo do Jair Bolsonaro. O pedido está encabeçado por Ailton Krenak, Chico César, Cristina Serra, Fábio Porchat, Felipe Neto, Hermes Fernandes, Julia Lemmertz, Júlio Lancellotti, Ligia Bahia, Marcelo Gleiser, Raduan Nassar, Vanderson Rocha, Veronica Brasil, Walter Casagrande e Xuxa Meneghel

Acessibilidade: Na página inicial do Vidas Brasileiras, de um lado, é possível conferir de forma resumida a proposta do projeto, no meio estão disponíveis os números de pessoas que já assinaram e à direita, o formulário para quem quiser assinar também.

“O Brasil não pode e não tem como seguir no caminho do caos, do absurdo e da morte. Assine pelo Impeachment para que mais vidas não sejam perdidas” – Trecho da mensagem do Vidas Brasileiras

Também presente no Twitter, Facebook e Instagram, o Vidas Brasileiras ainda tem um alcance tímido nas redes sociais, mas além dos que assinaram formalmente o pedido de impeachment do Bolsonaro citados acima, cada vez mais pessoas têm demonstrado apoio, sejam artistas, influenciadores digitais, jornalistas ou simplesmente cidadãos brasileiros insatisfeitos com um Governo que não só não soube lidar bem com a gestão da Pandemia, mas também cometeu uma série de erros relacionados à questão ambiental e aos direitos humanos.

O documento de 42 páginas sobre o pedido de impeachment está disponível no site. A denúncia critica as informações falsas e incentivo de tratamentos sem comprovação científica contra Covid-19, atraso na vacinação da população questionando as vacinas, aglomerações provocadas por Bolsonaro em plena pandemia e a produção da Hidroxicloroquina, mesmo sem eficácia comprovada.

“O país não consegue respirar. Pacientes morrem sufocados em leitos de hospitais. Juntamente com os doentes que morrem desamparados, nossa ordem constitucional, os direitos que ela garante e os fundamentos da nossa democracia também sufocam” – Trecho do documento pedindo impeachment

As desigualdades sociais e econômicas agravadas na pandemia e o descaso com os povos indígenas também são citados, bem como um relatório da Humans Right Watch que afirma que as ações do Bolsonaro prejudicaram as medidas de combate à circulação do vírus no Brasil.

O documento está bem simples de ler e vale a pena, pois é coerente. Quando foi anunciado, para tentar desmerecer alguns dos assinantes, apoiadores do Bolsonaro fizeram piadas e pouco caso – reflexo da política do Governo que constantemente tentou desmoralizar jornalistas, artistas e defensores dos Direitos Humanos.

Uma coisa é certa: conforme avançam as investigações da CPI da Pandemia, também aumenta a quantidade de brasileiros que rejeitam o governo Bolsonaro e desejam Impeachment ou jamais votariam nele nas Eleições 2022.

Já é de conhecimento público ou deveria ser, mas nos Estados Unidos, a situação da pandemia só melhorou quando Donald Trump perdeu as eleições para Joe Biden. Antes disso, Trump usava sua figura de Presidente para espalhar desinformação, assim como Bolsonaro.

A CPI da Pandemia também conseguiu uma lista com os mais de 380 vídeos brasileiros que foram removidos por conter informações falsas sobre a Covid-19 e recomendações de tratamentos sem comprovação científica, como a Cloroquina e Ivermectina. Quanto mais o trabalho da CPI se aprofunda nas relações que apoiaram o Governo, mais fica evidente que não se trata simplesmente de crenças, mas que por trás da falta de ética houve interesse financeiro.

Pela dimensão da crise ética e movimentação financeira, dificilmente todos envolvidos serão responsabilizados. Uma coisa é certa: a partir do momento que se naturalizam o negacionismo e a anarquia disfarçados de normalidade e ordem, alguém inocente sempre paga o preço

Com tantos motivos para sair e quase nenhum para ficar, a dúvida que paira na mente de milhares de brasileiros é: por que com mais de 100 pedidos de impeachment, Bolsonaro ainda continua no poder?

*Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo. Autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana