Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Escrita Jornalística para Dispositivos Móveis

O artigo Propostas para uma boa escrita jornalística em ambientes portáteis, escrito por Mario Lima Cavalcanti e publicado em Maio de 2006, na Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação (BOCC) busca discutir e refletir maneiras de melhorar o conteúdo para os usuários de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Smarphones, tablets e outros dispositivos móveis devem ser levados em conta
na hora de produzir conteúdo jornalístico para os ambientes portáteis.

Segundo o trabalho, entre os canais de conteúdo disponíveis no aparelho celular que podem ser usado para transmitir notícias e anúncios publicitários estão a Web (sites e páginas), SMS (Short Message Service ou torpedo de celular, mensagens textuais), Video on Demand e Transmissão ao vivo de vídeos e Aplicativos (Java Applets).

O autor fala sobre alguns serviços de notícias portáteis criados para informar os usuários de smartphones e PDAs (Assistentes Pessoais Digitais), cujos detalhes você encontra no artigo na íntegra:

- Notícias em tempo real via SMS

- Notícias em tempo real via página Web

- Notícias em tempo real via interface gráfica

- Revistas portáteis via página Web

Os textos jornalísticos presentes nos webjornalismo móvel se diferencia dos utilizados no jornalismo impresso e meio online convencional (acessado a partir de computadores pessoais, não-portáteis).

Entre os pontos que devem ser levados em conta da escrita jornalística para dispositivos móveis estão: formato de conteúdo (conteúdo granular - redução do texto sem a perda da essência da informação, eliminação de dados supérfluos), adequar a extensão do texto e utilizar recursos multimídia de acordo com os dispositivos usados pelo público-alvo e hipertextualidade (links externos e internos).

Características do texto jornalístico para meio móvel:

- Frases curtas (objetividade e leitura rápida);

- Título persuasivo e objetivo (chamar a atenção do leitor no menor tempo possível);

- Ordem direta (sujeito - verbo - complemento);

- Texto coloquial;

- Pirâmide Invertida (Ordem decrescente de importância);

- Divisão por blocos;

- Formatação de texto;

- Contextualização hipertextual (inserir links em palavras estratégicas).

Leia o artigo na íntegra: Propostas para uma boa escrita jornalística em ambientes portáteis 

Comentários

Mais lidas da semana