Pular para o conteúdo principal

Destaques

Seis meses sem cigarro

Seis meses sem cigarro. Há um tempo parecia algo impossível de alcançar e aqui estava ele: estaria mentindo se dissesse que ainda não tinha fissura, mas havia conseguido controlar bem mais como nunca imaginara antes. Seis meses davam uma sensação boa. Seis meses sem fumar um cigarro, mesmo passando por inúmeras situações de estresse e de ansiedade. Seis meses aprendendo a regular as emoções de forma a não descontar no vício. Os meses iam passando. Datas que antes pareciam impossíveis se tornam reais. Já imaginara quando seria quando completasse um ano sem cigarro. Ia escrevendo para comemorar e lembrar que os pequenos dias também importavam. Escrevia para lembrar que o difícil não era impossível e qualquer um poderia conseguir se livrar do cigarro, por mais difícil que parecesse no início. Escrevia para agradecer a si mesmo por ter se libertado de algo que fazia tão mal e muita gente ainda acreditava que fazia bem. Escrevia para deixar claro que não queria voltar atrás e mesmo nos dias...

Escrita Jornalística para Dispositivos Móveis

O artigo Propostas para uma boa escrita jornalística em ambientes portáteis, escrito por Mario Lima Cavalcanti e publicado em Maio de 2006, na Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação (BOCC) busca discutir e refletir maneiras de melhorar o conteúdo para os usuários de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Smarphones, tablets e outros dispositivos móveis devem ser levados em conta
na hora de produzir conteúdo jornalístico para os ambientes portáteis.

Segundo o trabalho, entre os canais de conteúdo disponíveis no aparelho celular que podem ser usado para transmitir notícias e anúncios publicitários estão a Web (sites e páginas), SMS (Short Message Service ou torpedo de celular, mensagens textuais), Video on Demand e Transmissão ao vivo de vídeos e Aplicativos (Java Applets).

O autor fala sobre alguns serviços de notícias portáteis criados para informar os usuários de smartphones e PDAs (Assistentes Pessoais Digitais), cujos detalhes você encontra no artigo na íntegra:

- Notícias em tempo real via SMS

- Notícias em tempo real via página Web

- Notícias em tempo real via interface gráfica

- Revistas portáteis via página Web

Os textos jornalísticos presentes nos webjornalismo móvel se diferencia dos utilizados no jornalismo impresso e meio online convencional (acessado a partir de computadores pessoais, não-portáteis).

Entre os pontos que devem ser levados em conta da escrita jornalística para dispositivos móveis estão: formato de conteúdo (conteúdo granular - redução do texto sem a perda da essência da informação, eliminação de dados supérfluos), adequar a extensão do texto e utilizar recursos multimídia de acordo com os dispositivos usados pelo público-alvo e hipertextualidade (links externos e internos).

Características do texto jornalístico para meio móvel:

- Frases curtas (objetividade e leitura rápida);

- Título persuasivo e objetivo (chamar a atenção do leitor no menor tempo possível);

- Ordem direta (sujeito - verbo - complemento);

- Texto coloquial;

- Pirâmide Invertida (Ordem decrescente de importância);

- Divisão por blocos;

- Formatação de texto;

- Contextualização hipertextual (inserir links em palavras estratégicas).

Leia o artigo na íntegra: Propostas para uma boa escrita jornalística em ambientes portáteis 

Mais lidas da semana