Pular para o conteúdo principal

Destaques

A surpresa de ler um livro aleatório

A surpresa de ler um livro aleatório. Escolher um livro aleatório é como ir a um encontro às cegas: você nunca sabe o que realmente vai encontrar nem como prever como a experiência vai ser. Só há uma forma de descobrir: tentando. Em um acervo lotado de livros, quer seja uma biblioteca, livraria ou até mesmo sua biblioteca pessoal, por que escolhemos determinados livros e deixamos outros de lado? O que acontece quando decidimos optar por algo aleatório, sem saber qualquer informações prévias sobre o autor ou sem ler a sinopse? É um exercício interessante de descoberta. Por não termos criado tantas expectativas em cima da leitura, abrimos mais espaço para nos deixar surpreender linha após linha. Nem todo mundo gosta de ler um livro aleatório e está tudo bem, mas talvez seja uma experiência que todos nós deveríamos ter de tempos em tempos, aceitando que pode ser um processo de frustração, mas que também pode ser bem prazeroso mergulhar em águas desconhecidas. Sem se dar ao trabalho de pes...

Leituras de Abril

Abril tem sido um mês produtivo. Já estamos na metade do mês e continuo na minha jornada do escritor, a qual envolve não só escrever diariamente, mas também ler muito e estudar a criação literária. Estou quase terminando a primeira versão do meu novo romance de fantasia, o que é claro, é só o começo, pois depois vou precisar reler, revisar e reescrever, mas ainda estou dentro do meu cronograma.


Durante esses 15 dias de abril li dez livros, dos quais somente três foram resenhados para o blog. Os outros livros que eu não escrevi resenha se devem a alguns motivos, como a falta de tempo – ter um blog exige energia e sacrifícios –, falta de interesse, seja porque a obra já é muito conhecida pelo público, porque não rolou afinidade ou pelo desejo de reler a obra com calma para resenhar depois.

Ler e escrever pode tornar-se confuso para quem está escrevendo, portanto é necessário saber equilibrar, além, é claro, de tirar um tempo para respirar, praticar atividades físicas e sair um pouco de casa. Por exemplo, há momentos em que eu penso que deveria estar escrevendo mais e dedicando menos tempo a leitura, no entanto, às vezes, sei que ler pode ser tão produtivo e prazeroso, dependendo do livro escolhido, do que se fechar do mundo e se focar somente em escrever a ponto de enlouquecer ou esquecer de tudo ao meu redor. Aliás, a leitura e a escrita são como janelas que se abrem em minha vida, viagens dentro de outras viagens. Quem me vê perdido, muitas vezes, nem se imagina em qual lugar eu estou, assim como nem eu mesmo sei responder. A escrita e a leitura são tão intensas, que mesmo quando não estou fazendo isso, me pego pensando na narrativa de algum livro, em como o autor fez para prender a minha atenção, quais técnicas utilizou ou pensando nos meus personagens, para quais caminhos devo seguir, como vou resolver tal dilema, entre tantas questões que só quem se propôs ao desafio de escrever um romance consegue imaginar.

Para complementar o meu aprendizado sobre escrita literária tenho escutado vários podcasts do The Writing Show, no qual a apresentadora dá dicas de escrita, entrevista outros escritores e aborda diversos assuntos relacionados à produção literária. A leitura de blogs com artigos de escritores sobre os seus processos criativos e desafios também são essenciais na minha jornada, bem como a conversa com outros colegas escritores. Em breve devo publicar entrevistas com alguns escritores para o blog, mas ainda estou me programando para manter o meu equilíbrio entre escrita e leitura, o que exige disciplina diária.

Sem mais enrolações, compartilho aqui a lista dos livros que já durante abril, dos que estou lendo no momento e quais eu estou ansioso para ler até o final do mês.

Livros lidos em Abril:

Arte Poética – Aristóteles

How To Write a Damn Good Novel – James N. Frey

Deixe a Neve Cair – John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle

Teoria Literária: Uma Introdução – Jonathan Culler

Sombras e Nefastos – Ricardo Bellissimo

O Manual do Guerreiro da Luz – Paulo Coelho

Sufoco – Ricardo Bellissimo

O Sincronicídio – Fabio Shiva

Mapas Mentais – Tony Buzan

Álbum de Casamento – Nora Roberts


Capa do livro Bereshith, do escritor Abraão S. Dias.

Livros que estou lendo no momento:

Para Ler Como Um Escritor – Francine Prose

Anatomia da Crítica – Northrop Frye

Bereshith, Segredos Profundos – Abraão S. Dias

Minhas próximas leituras. Já estou ansioso!

Livros que pretendo ler e resenhar para o blog antes do final de abril:

Negro Amor – Ricardo Bellissimo

“!” Antologia de Contos Fantásticos – Org. Rubem Cabral (Caligo Editora)

Deixo aqui abraços especiais para Bia Machado (Caligo Editora), Fabio Shiva (autor de O Sincronicídio), Ricardo Bellissimo (autor de Negro Amor, Sufoco e Sombras e Nefastos), Fabrício Viana (autor de O Armário e organizador da coletânea Orgias Literárias da Tribo) e Abraão S. Dias (autor de Bereshith). Abraços e o meu agradecimento para quem acompanha o blog! Em breve algumas novidades, sorteios de livros, entrevistas e novas resenhas.

Mais lidas da semana