Pular para o conteúdo principal

Destaques

Espectro Autista: Reflexão sobre conscientização do autismo

Vez ou outra eu recebo mensagens de pessoas pedindo ajuda sobre como trazer mais conscientização em lugares nos quais pouco se sabe sobre autismo. Nem toda cidade tem especialista em autismo, isso é um fato que todo mundo que já precisou de um, sabe como é. Minha dica é: compre/arrecade livros ATUALIZADOS sobre o assunto e/ou livros de ficção (com personagens autistas) e/ou livros escritos por autistas. Recomendo firmemente a literatura, já que a leitura trabalha a empatia e fica mais fácil dos neurotípicos entenderem como é estar 'na nossa pele', mesmo que por alguns minutos.


Não vai dar livro desatualizado, que é um desserviço. Já tem muita desinformação no Brasil. Eu poderia fazer uma lista sobre todos absurdos que leio, mas não vou.

Enfim, não dá para fugir da leitura. Infelizmente, muitos conteúdos brasileiros estão defasados, outros logo vão estar por causa das alterações do CID11 do Espectro Autista [só entra em vigor em 2022]. Tem muita coisa boa produzida pela comunid…

Os 15 Posts de Literatura Mais Lidos em 2014

Desde 2014, o blog passou por algumas transformações. O layout foi trocado, bem como teve um volume maior de livros resenhados por causa das parcerias com editoras e autores nacionais e comecei a entrevistas escritores brasileiros (o primeiro deles foi o Fabrício Viana).

Como tirei um tempo para me dedicar à escrita de ficção, leitura e obtenção de mais conhecimentos sobre a literatura, abri mão de ter um emprego tradicional e ganhar dinheiro. À medida que os dias passam, a tendência é que os conteúdos publicados aqui no blog, assim como sua aparência, sejam mais profissionais.


Para quem se pergunta se ganho muito dinheiro com os anúncios do Google Adsense localizados no blog, a resposta é direta: não! Por quê? Uma série de motivos, que começa pelo desinteresse do brasileiro pela leitura – não só de blogs, mas de livros. Algumas pessoas ficam encantadas com as informações publicadas por aqui e outros blogueiros iniciantes devem pensar que eu lucro horrores: mera ilusão. Portanto, não estranhem com as postagens de outras categorias, como filmes, séries, tecnologia e jornalismo (além de algumas já existirem antes de tornar o blog mais literário, é uma forma de equilibrar o volume de visitas e, às vezes, fazer uma ponte entre esses assuntos com a literatura).

Enfim, essa análise dos dados do blog é interessante para mim, possibilitando entender o que as pessoas estão gostando de ler e como fazer para melhorar o conteúdo e continuar trazendo mais novidades para vocês, além de ser uma forma de demonstrar minha gratidão e dar destaque aos autores – ter um blog literário é sempre um trabalho em equipe. Quanto melhor a colaboração entre blogueiro e escritor, melhor o resultado!

Confira abaixo quais foram os Posts de Literatura Mais Lidos em 2014:

Resenhas de Livros Nacionais:

  1. Resenha: Remoto e Improvável – Guilherme Oli e Paloma Leite
  2. Resenha: Confissões ao Mar – Kadu Lago 
  3. Resenha: Bem-te-vi – Marli Porto

Resenhas de Livros Internacionais:

  1. Resenha: O Guardião – Nicholas Sparks
  2. Resenha: Mathilda Savitch – Victor Lodato 
  3. Resenha: Presente do Mar – Anne Morrow Lindbergh

Resenhas de Livros com Temática Gay:

  1. Resenha: Ursos Perversos – Fabrício Viana (Coletânea de Contos Eróticos Gays)
  2. Resenha: As Rosas e a Revolução – Karina Dias (temática lésbica)
  3. Resenha: Graham: O Continente Lemúria – A. Wood (Vinícius Fernandes)

Dicas de Escrita:

  1. Curso Online Grátis de Escrita Criativa
  2. Ebook Grátis: Desbloqueio Criativo: Como Soltar a Imaginação – Ronize Aline
  3. Livros sobre Escrita Literária – A Arte de Escrever Ficção

Entrevistas com Escritores Nacionais: 

  1. Entrevista: Rubem Cabral fala sobre a distopia que está escrevendo e deixa dicas para escritores iniciantes
  2. Entrevista: Paloma Leite conta sobre estreia na literatura e próximos projetos de livros
  3. Entrevista: Fabrício Viana fala sobre seus livros e a literatura GLS

Gostaram da lista? Durante a época em que eu ia publicá-la eu estava viajando e tinha tirado férias do blog. Demorou, mas saiu! 

Comentários

  1. Boa noite Ben! Adorei a sua ideia referente a postar o conteúdo mais acessado do blog no ano anterior. Em 2016 farei isso tb rsrs

    Abraços!
    eaijl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe!
      É uma ótima maneira de entender o que os leitores estão gostando. Se você parar para analisar, da lista de resenhas nacionais, quase todos são com temática gay, por exemplo (talvez por terem menos resenhas deles em outros blogs). Já a lista de internacionais foi bem eclética.
      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana