Pular para o conteúdo principal

Destaques

11 Meses Sem Fumar Cigarro

Quase completando 11 meses sem fumar cigarro, se dera conta de que um dia parecia impossível, havia se tornado real. E faltava tão pouco para completar o primeiro ano sem cigarro. Estaria mentindo se dissesse que vez ou outra não sentia uma vontade súbita de fumar cigarro, mas se sentia no controle da situação e era capaz de dizer não. Dizer não se tornava cada vez mais fácil com o passar do tempo. Mas era ilusão achar que nunca mais seria tomado pela vontade. A diferença era que agora era muito mais fácil se negar. Dizer não ao cigarro significava dizer sim para outras coisas. Parar de negar o quanto fumar fazia mal à saúde e aceitar que por mais difícil que fosse se manter longe do cigarro, os benefícios valiam a pena. Então, era um dia qualquer para os outros, mas para quem havia parado de fumar, celebrar esses pequenos passos fazia toda diferença. Só mais um dia sem fumar cigarro. Só mais um dia para ignorar os pensamentos de que não ia conseguir. Só mais um dia provando que era ca...

Autores gays participam de evento sobre a diversidade, em São Paulo

No dia 28 de maio acontece a primeira edição do Ocupa! – Além do Arco-Íris, o evento que pretende levar literatura gay, música, arte e debates sobre a diversidade. O encontro será realizado a partir das 13h, no Submundo 177 (Telstar Hostel), localizado na Vila Mariana em São Paulo (SP).


O Ocupa acontece na véspera da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – a maior do Brasil e uma das maiores do mundo – e tem como proposta homenagear as pessoas que vivem de maneira autêntica, mesmo que à margem da sociedade.

"Receberemos diversos artistas que tem muito a dizer sobre as questões de identidade de gênero, orientação sexual e cidadania LGBT além de contarmos com a presença do CRD - Centro de Referência da Diversidade, uma instituição que trabalha para dar acolhimento e encaminhamento social à população LGBT que está à margem da sociedade normativa e também da sociedade LGBT como um todo (parte da arrecadação será doada ao CRD para que ele possa seguir com esse trabalho de vital importância não apenas para a comunidade LGBT mas para a sociedade em geral)", afirmam os organizadores.

Entre os escritores gays que participam do bate-papo estão Paulo Sérgio Moraes (autor dos romances Olho Grego e Condicional e da coletânea de contos Remetente N.15), Samuel de Paula Gomes (autor do livro Guardei no Armário) e Roberto Muniz Dias (autor de diversos livros com temática gay, entre eles Adeus a Aleto, Um buquê Improvisado, Urânios e Uma Cama Quebrada).

Confira o convite feito pelos organizadores do Ocupa:

‘Em algum lugar para além do arco-íris, bem mais para lá, existe uma terra a qual ouvi sobre numa canção de ninar…’

Todos buscamos algo. Buscamos nosso lugar no mundo, o pote de ouro no fim do arco-íris. Porém, para achar esse lugar durante nossa busca, nos deparamos com obstáculos que vão aos poucos esvaziando esse pote até que nele restam apenas sonhos desfeitos que um dia poderiam reluzir feito ouro. Os papéis sociais que se espera que desempenhemos, nos pedem a todos imitar um estereótipo normativo, deixando todos nossos potes um cinza igualzinho. 

Em algum momento precisamos juntar a coragem necessária de ir além do céu cinza, atravessando as fronteiras das normas sociais para encontrar nosso lugar, nossa voz e nossa liberdade. Existe um arco-íris depois do arco-íris, de cores muito mais ricas e brilhantes, quase não se pode distinguir uma da outra já que umas são tão belas quanto as demais. São as cores de quem ousou ir para além do arco-íris para expressar sua verdadeira identidade, seu ser único e inigualável. Lamentavelmente, nossa sociedade fica com um pouco de medo de quem tem a coragem de ir além, e às vezes responde com invisibilidade e o esquecimento.

A entrada para o evento é R$ 10 + 1 quilo de alimento ou R$ 15.

Ficou interessado? Confira a programação completa no Facebook e confirme sua presença: https://www.facebook.com/events/1711740639107529/ 

Mais lidas da semana