Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Autores gays participam de evento sobre a diversidade, em São Paulo

No dia 28 de maio acontece a primeira edição do Ocupa! – Além do Arco-Íris, o evento que pretende levar literatura gay, música, arte e debates sobre a diversidade. O encontro será realizado a partir das 13h, no Submundo 177 (Telstar Hostel), localizado na Vila Mariana em São Paulo (SP).


O Ocupa acontece na véspera da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – a maior do Brasil e uma das maiores do mundo – e tem como proposta homenagear as pessoas que vivem de maneira autêntica, mesmo que à margem da sociedade.

"Receberemos diversos artistas que tem muito a dizer sobre as questões de identidade de gênero, orientação sexual e cidadania LGBT além de contarmos com a presença do CRD - Centro de Referência da Diversidade, uma instituição que trabalha para dar acolhimento e encaminhamento social à população LGBT que está à margem da sociedade normativa e também da sociedade LGBT como um todo (parte da arrecadação será doada ao CRD para que ele possa seguir com esse trabalho de vital importância não apenas para a comunidade LGBT mas para a sociedade em geral)", afirmam os organizadores.

Entre os escritores gays que participam do bate-papo estão Paulo Sérgio Moraes (autor dos romances Olho Grego e Condicional e da coletânea de contos Remetente N.15), Samuel de Paula Gomes (autor do livro Guardei no Armário) e Roberto Muniz Dias (autor de diversos livros com temática gay, entre eles Adeus a Aleto, Um buquê Improvisado, Urânios e Uma Cama Quebrada).

Confira o convite feito pelos organizadores do Ocupa:

‘Em algum lugar para além do arco-íris, bem mais para lá, existe uma terra a qual ouvi sobre numa canção de ninar…’

Todos buscamos algo. Buscamos nosso lugar no mundo, o pote de ouro no fim do arco-íris. Porém, para achar esse lugar durante nossa busca, nos deparamos com obstáculos que vão aos poucos esvaziando esse pote até que nele restam apenas sonhos desfeitos que um dia poderiam reluzir feito ouro. Os papéis sociais que se espera que desempenhemos, nos pedem a todos imitar um estereótipo normativo, deixando todos nossos potes um cinza igualzinho. 

Em algum momento precisamos juntar a coragem necessária de ir além do céu cinza, atravessando as fronteiras das normas sociais para encontrar nosso lugar, nossa voz e nossa liberdade. Existe um arco-íris depois do arco-íris, de cores muito mais ricas e brilhantes, quase não se pode distinguir uma da outra já que umas são tão belas quanto as demais. São as cores de quem ousou ir para além do arco-íris para expressar sua verdadeira identidade, seu ser único e inigualável. Lamentavelmente, nossa sociedade fica com um pouco de medo de quem tem a coragem de ir além, e às vezes responde com invisibilidade e o esquecimento.

A entrada para o evento é R$ 10 + 1 quilo de alimento ou R$ 15.

Ficou interessado? Confira a programação completa no Facebook e confirme sua presença: https://www.facebook.com/events/1711740639107529/ 

Comentários

  1. Obrigado pelo sempre presenta apoio e incentivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte com o evento!
      Se eu estivesse em São Paulo, iria prestigiar.
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana