Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

9 Autores de Livros Recomendados por Neil Gaiman para ler no Halloween

Com a proposta de incentivar as pessoas comprarem ou darem livros assustadores usados na semana de Halloween, o escritor Neil Gaiman é um dos incentivadores do All Hallow’s Read, uma tradição literária do Dia das Bruxas, desde outubro de 2010.


O escritor recomenda aos leitores darem livros que eles gostam ou até mesmo desconhecidos para crianças (levando em conta o conteúdo apropriado para a faixa etária) e/ou adultos. Em seu blog, Neil Gaiman conta que teve a ideia enquanto voltava para casa de um voo, pensando que não existem muitas tradições de dar livros.

Confira os 9 Autores de Livros recomendados por Neil Gaiman para ler na semana do Halloween:


John Bellairs – foi um romancista norte-americana cujo trabalha se focava principalmente no gênero gótico. Ele é mais conhecido pelo cássico infantil O Mistério do Relógio na Parede (The House with a Clock in its Walls, 1973). Bellairs possuía um diploma de bacharel da Universidade Notre Dame e um mestrado em inglês da Universidade de Chicago. Ele combinou a escrita e o ensino de 1963 a 1971. Depois de 1971, ele assumiu a escrita como seu trabalho em tempo integral.

Stephen King – É autor de mais de cinquenta livros best-sellers no mundo inteiro. Os mais recentes incluem Revival, Mr. Mercedes, Escuridão Total Sem Estrelas (vencedor dos prêmios Bram Stoker e British Fantasy), Doutor Sono, Joyland, Sob a redoma (que virou uma série de sucesso na TV ) e Novembro de 63 (que entrou no TOP 10 dos melhores livros de 2011 na lista do New York Times Book Review e ganhou o Los Angeles Times Book Prize na categoria Terror/Thriller e o Best Hardcover Novel Award da Organização International Thriller Writers). Em 2003, King recebeu a medalha de Eminente Contribuição às Letras Americanas da National Book Foundation e, em 2007, foi nomeado Grão-Mestre dos Escritores de Mistério dos Estados Unidos. Ele mora em Bangor, no Maine, com a esposa, a escritora Tabitha King.

Arthur Machen – Foi um escritor e jornalista galês, famoso pelos seus contos e novelas de terror e fantasia, além de ter sido ator durante um certo tempo. O Grande Deus Pã foi publicado pela primeira vez em 1890, sendo reeditado em 1894.  Arthur Machen nasceu em 3 de março de 1863  e morreu no dia 30 de março de 1947.

Ramsey Campbell – Celebrado autor de terror, ficção científica e dark fantasy. Quatro vezes recipiente do World Fantasy Award (duas vezes por melhor conto e duas por melhor antologia/coleção), onze vezes vencedor do British Fantasy Award (sete por melhor romance, duas por melhor coleção, uma por conto e uma por não-ficção).

M R James – Montague Rhode James é lembrado por causa de suas histórias de fantasmas que são consideradas como as melhores da literatura inglesa. Uma das conquistas mais importantes de James foi redefinir a história de fantasmas para o novo século, dispensando muitas das armadilhas góticas formais de seus predecessores, substituindo-os por configurações contemporâneas mais realistas.

Lisa Tuttle – Ensinou um curso de ficção científica no City Lit College, parte da Universidade de Londres, e ensinou os cursos Arvon. Ela era uma professora residencial na oficina de escrita da Clarion West SF em Seattle, EUA. Ela publicou seis romances e duas coleções de histórias curtas. Muitos dos seus livros foram traduzidos para as edições francesas e alemãs.

Peter Straub – nasceu em Wisconsin (EUA), em 1943. Autor de 16 romances, tem leitores assíduos do calibre de Stephen King. Ganhou os prêmios British Fantasy, Bram Stoker, International Horror Guilde e duas edições do World Fantasy. Foi eleito grão-mestre na Convenção Mundial de Terror de 1998. Sua obra já foi traduzida para mais de 20 idiomas. Publicou pela Bertrand Brasil O clube do fogo do inferno. Straub vive em Nova York.

Daphne Du Maurier – Em 1931 publicou o seu primeiro romance, The Loving Spirit (O Espírito Amante), que foi muito bem aceite pela critica. Foi por causa desse primeiro livro que conheceu seu futuro marido, Frederick Arthur Montague Browning, jovem oficial do exército inglês que, impressionado com o romance, quis conhecer a autora. Ao longo de sua carreira, escreveu mais de vinte obras, entre as quais se destacaram: Jamaica Inn (Uma Taberna na Jamaica), em 1936; Rebecca, em 1939, uma deliciosa história de amor e mistério que já vendeu mais de um milhão de exemplares; The King's General (O General do Rei), em 1946; e The Parasites (Os Parasitas), em 1949, dentre outros. Nos últimos anos de vida, deixando de lado os temas basicamente sentimentais, procurou desenvolver outros gêneros. Assim, dentro da ficção científica, escreveu o conto The Birds (Os Pássaros), onde as aves se organizam e questionam o domínio do homem sobre a natureza, e The House on the Strand (O Espião do Passado), onde utiliza o tema da viagem através do tempo.

Clive Barker – É um homem renascentista de nossos tempos. Escreveu mais de vinte best-sellers de terror, incluindo Imajica, Livros de Sangue e a série de livros infantis Abarat. Produtor, roteirista e diretor de cinema, é o criador por trás das franquias Hellraiser e Candyman. O filme O Último Trem é baseado em um de seus contos. Dirigiu o videoclipe “Hellraiser”, do Motörhead. Desenvolveu os games Undying e Clive Barker’s Jericho. É artista plástico.

Confira o site oficial do All Hallow’s Read: http://www.allhallowsread.com/

Sobre o autor – Neil Gaiman nasceu em Hampshire, Inglaterra, e hoje vive perto de Minneapolis, nos Estados Unidos. Descobriu seu amor pelos livros na infância quando devorava as histórias de C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien, James Branch Cabell e Edgar Allan Poe, entre outros autores. Começou a carreira como jornalista, mas logo o talento para construir tramas e universos únicos o levou para o mundo dos quadrinhos, com a aclamada série Sandman, e depois para a ficção adulta e infantojuvenil. Suas obras receberam inúmeros prêmios e foram adaptadas em bem-sucedidas versões para cinema, televisão e até ópera.

Confira também: 6 Curtas de Terror para Assistir no mês de Halloween

Aproveite o mês de Halloween para ler Escrita Maldita

Comentários

Mais lidas da semana