Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Autismo: Aspergers não existem mais?

Quando alguém diz que “Aspergers não existem mais”, ela está dizendo que mudou a classificação e nomenclatura, não que as pessoas que tinham diagnósticos de Aspergers deixaram de ser autistas. Okay? Okay!


Imagem do filme Mary e Max: leia o texto sobre o filme publicado aqui no blog

*Nem todo Autista é Asperger, mas toda pessoa com Síndrome de Asperger é autista. O termo ainda é adotado na comunidade autista pela vulnerabilidade de diagnósticos. Adultos Autistas leve (alto funcionamento) estão mais suscetíveis à depressão, ansiedade e suicídio por causa do desamparo, especialmente os que não têm diagnósticos e não entendem porque são diferentes e não se encaixam. Quando o autista não sabe o que deixa ele sobrecarregado, provoca crises e a dificuldade de manter relacionamentos sociais (amoroso, amizade, trabalho, familiar), seus comportamentos podem ser confundidos com outros transtornos mentais (subdiagnósticos ou diagnósticos errados).

Essas informações erradas, muitas vezes, são espalhadas por pessoas que não entendem de autismo. Portanto, não é errado dizer que um aspie é autista. Algumas informações (inclusive aqui na página) ainda usam o termo Asperger, pois dentro do espectro autista, ainda são autistas que têm dificuldade de conseguir diagnósticos. Existem muitas pessoas sem diagnósticos formais e pessoas que não fazem ideia que são autistas no Brasil e pelo mundo. Muitas vezes, essa dificuldade de diagnóstico vem dos estereótipos, da falta de acesso às informações e da dificuldade de encontrar profissionais de saúde que entendam de Transtorno do Espectro Autista.

Durante muitos anos, o grupo mais diagnosticado foi de meninos brancos. Progressivamente, de meninas. Adultos autistas (homens e mulheres) ainda têm dificuldade de conseguir diagnóstico. Esse problema não é exclusivo do Brasil, nos Estados Unidos, latinos e negros ainda são grupos subdiagnosticados. O autismo não tem cor de pele, gênero, identidade sexual e ter outras condições/transtornos não excluem o autismo (autistas também podem ter depressão, ansiedade, bipolaridade, superdotação/altas habilidades [dupla excepcionalidade], TDAH, Tourette, dislexia, discalculia, epilepsia, Transtorno do Processamento Sensorial, Síndrome do X-Frágil, Savant etc.). O que acontece é que alguns grupos têm mais acesso aos recursos de saúde do que outros. Sim, a desigualdade social tem peso muito forte no diagnóstico de autismo. Outro grupo subdiagnosticado é o LGBT.

Lembrando que desde maio de 2013, com o lançamento do DSM-5, Asperger passou a ser considerada Transtorno do espectro autistas leve (sem apresentar perdas intelectuais ou verbais).

Aspergers são considerados autistas leves (TEA Leve). Em janeiro de 2022, o novo CID (11) entrará em vigor. A nova classificação para Aspergers será: Transtorno do Espectro Autista SEM transtorno do desenvolvimento intelectual e com LEVE ou NENHUM prejuízo de linguagem funcional (6A02.0 Autism spectrum disorder without disorder of intellectual development and with mild or no impairment of functional language).

Mais indicações de leitura sobre autismo:

O DSM-5 Não Melhorou Serviços Para Autistas Adultos 

Dupla Excepcionalidade – Síndrome de Asperger e Superdotação 

Pessoas com autismo estão morrendo cedo e 'isso é inaceitável', diz organização beneficente 

Altas habilidades, autismo ou ambos? 

O novo retrato do autismo 

A lei, o autista e a escola 

Leis: advogado e pai de menino autista relata desafios da legislação brasileira 

Lei que obriga símbolo do autismo em placas preferenciais já está em vigor 

Resenha: O Cérebro Autista – Temple Grandin e Richard Panek 

Autismo: Problema de representatividade na ficção ou no mundo real? 

Síndrome de Asperger: Adam, adulto com autismo e os relacionamentos 

Síndrome de Asperger: Guia do especialista mundial em autismo, Tony Attwood 

Autismo: Curta de animação para crianças explora a neurodiversidade 

The Good Doctor: Personagem autista médico e o preconceito 

Autismo no cinema: Filme Tudo Que Quero faz estreia tímida no Brasil 

Aprovado em computação é um dos 488 alunos com autismo nas universidades do Brasil

Autismo: Aspergers camaleões e o silêncio sobre adultos 







*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana