Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Subdiagnóstico de Aspergers: A Geração Perdida?

O subdiagnóstico de autismo está relacionado a várias coisas (anorexia, bulimia, autoflagelação, vícios em substâncias para alívio da sobrecarga sensorial e das limitações de interações sociais, depressão por não entender porque é diferente, ansiedade etc...). Por preconceito e desinformação, muitos profissionais da saúde preferem fechar os olhos.


Faltam profissionais capacitados no Brasil para reconhecer pessoas no espectro autista. Faltam políticas públicas decentes, falta capacitação. Quem se importa?

Nos EUA, os autistas adultos e idosos sem diagnósticos, muitos que foram internados durante anos por doenças que não têm, são chamados de A Geração Perdida. Por aqui não é tão diferente.

Aspergers que aprenderam a se camuflar e/ou tem Dupla Excepcionalidade (Aspergers com Altas Habilidades/Superdotação) são a parte invisível do espectro.

Os números do autismo são maiores no mundo inteiro do que a população imagina, não só porque estão nascendo mais autistas como a mídia noticia, mas porque os profissionais deixaram várias gerações anteriores sem suporte e diagnóstico.

Confira algumas indicações de livros sobre o assunto:

Psiquiatra desmente mitos sobre autismo e afirma: 'Atrasa o diagnóstico'

33 Livros sobre Saúde Mental

Passarinha: Livro sobre garota autista e seu pai lidando com o luto

Palestra com a autista Julie Dachez, autora do livro A Diferença Invisível

Diversidade Invisível: Assista a palestra com autista diagnosticada aos 35 anos

4 Curiosidades do livro O Cérebro Autista

Autismo: Livro de memórias escrito por mulher com diagnóstico tardio de Asperger

5 Vídeos de Conscientização sobre Autismo e crises

Síndrome de Asperger: Guia do especialista mundial em autismo, Tony Attwood

Asperger na adolescência e amizade são temas do livro Em Algum Lugar nas Estrelas

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana