Pular para o conteúdo principal

Destaques

Welcome to Wedding Hell: Drama coreano sobre a pressão de organizar casamento

Das diferenças de perspectivas até opções de escolhas movidas por questões financeiras e/ou pessoais, Welcome to Wedding Hell é uma série coreana que aborda como o simples pedido de casamento e suas consequências podem se tornar algo insuportável para todos envolvidos, especialmente para o casal que sente a maior pressão. Disponível na Netflix. O que deveria ser algo prazeroso se torna rapidamente em algo doloroso e confuso para os envolvidos na preparação do casamento. Com o estresse, vem os desencontros entre os personagens, que precisam lutar para se reconciliarem até a data do evento de união. O que eles julgavam que seria mais simples e teriam mais autonomia por parte da família, acaba se transformando numa recorrente dificuldade de comunicação e expressão sobre os sentimentos. Para agradar um, outro acaba sendo desagradado e não há uma solução tão fácil de ser tomada como costumaram imaginar. Welcome to Wedding Hell é um drama coreano curtinho, ideal para quem não gosta de drama

Subdiagnóstico de Aspergers: A Geração Perdida?

O subdiagnóstico de autismo está relacionado a várias coisas (anorexia, bulimia, autoflagelação, vícios em substâncias para alívio da sobrecarga sensorial e das limitações de interações sociais, depressão por não entender porque é diferente, ansiedade etc...). Por preconceito e desinformação, muitos profissionais da saúde preferem fechar os olhos.


Faltam profissionais capacitados no Brasil para reconhecer pessoas no espectro autista. Faltam políticas públicas decentes, falta capacitação. Quem se importa?

Nos EUA, os autistas adultos e idosos sem diagnósticos, muitos que foram internados durante anos por doenças que não têm, são chamados de A Geração Perdida. Por aqui não é tão diferente.

Aspergers que aprenderam a se camuflar e/ou tem Dupla Excepcionalidade (Aspergers com Altas Habilidades/Superdotação) são a parte invisível do espectro.

Os números do autismo são maiores no mundo inteiro do que a população imagina, não só porque estão nascendo mais autistas como a mídia noticia, mas porque os profissionais deixaram várias gerações anteriores sem suporte e diagnóstico.

Confira algumas indicações de livros sobre o assunto:

Psiquiatra desmente mitos sobre autismo e afirma: 'Atrasa o diagnóstico'

33 Livros sobre Saúde Mental

Passarinha: Livro sobre garota autista e seu pai lidando com o luto

Palestra com a autista Julie Dachez, autora do livro A Diferença Invisível

Diversidade Invisível: Assista a palestra com autista diagnosticada aos 35 anos

4 Curiosidades do livro O Cérebro Autista

Autismo: Livro de memórias escrito por mulher com diagnóstico tardio de Asperger

5 Vídeos de Conscientização sobre Autismo e crises

Síndrome de Asperger: Guia do especialista mundial em autismo, Tony Attwood

Asperger na adolescência e amizade são temas do livro Em Algum Lugar nas Estrelas

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana