Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autismo: O dever de combater o charlatanismo como autista, escritor e jornalista

Admiro artistas que se posicionam. Admiro pessoas que não ficam em silêncio quando vêem coisas erradas acontecendo. Neste mês, aproveitando o embalo da conscientização, estou fazendo campanha contra o charlatanismo e tratamentos falsos de autismo (Mais de 8).


Compre o livro Autismo: Guia Essencial para Compreensão e Tratamento, dos autores Fred R. Volkmar e Lisa A. Wiesner: https://amzn.to/2IwNmHo

Mesmo sem muito apoio, sigo em frente. E ao mesmo tempo, colegas estão fazendo campanha para acabar com o MMS no Brasil – um produto corrosivo e proibido que muitos pais de autistas usam neles achando que vão curá-los e pode matar.

Eu poderia ficar omisso, afinal, sou Asperger com Altas Habilidades, tive diagnóstico só aos 29 anos e sei como me camuflar – do espectro autista inteiro, faço parte daqueles que estão mais próximos do que é ser um neurotípico (não-autista) aos olhos de quem não entende do assunto e dizem frases como 'não parece autista', mas me nego a ficar calado vendo ta…

Subdiagnóstico de Aspergers: A Geração Perdida?

O subdiagnóstico de autismo está relacionado a várias coisas (anorexia, bulimia, autoflagelação, vícios em substâncias para alívio da sobrecarga sensorial e das limitações de interações sociais, depressão por não entender porque é diferente, ansiedade etc...). Por preconceito e desinformação, muitos profissionais da saúde preferem fechar os olhos.


Faltam profissionais capacitados no Brasil para reconhecer pessoas no espectro autista. Faltam políticas públicas decentes, falta capacitação. Quem se importa?

Nos EUA, os autistas adultos e idosos sem diagnósticos, muitos que foram internados durante anos por doenças que não têm, são chamados de A Geração Perdida. Por aqui não é tão diferente.

Aspergers que aprenderam a se camuflar e/ou tem Dupla Excepcionalidade (Aspergers com Altas Habilidades/Superdotação) são a parte invisível do espectro.

Os números do autismo são maiores no mundo inteiro do que a população imagina, não só porque estão nascendo mais autistas como a mídia noticia, mas porque os profissionais deixaram várias gerações anteriores sem suporte e diagnóstico.

Confira algumas indicações de livros sobre o assunto:

Psiquiatra desmente mitos sobre autismo e afirma: 'Atrasa o diagnóstico'

33 Livros sobre Saúde Mental

Passarinha: Livro sobre garota autista e seu pai lidando com o luto

Palestra com a autista Julie Dachez, autora do livro A Diferença Invisível

Diversidade Invisível: Assista a palestra com autista diagnosticada aos 35 anos

4 Curiosidades do livro O Cérebro Autista

Autismo: Livro de memórias escrito por mulher com diagnóstico tardio de Asperger

5 Vídeos de Conscientização sobre Autismo e crises

Síndrome de Asperger: Guia do especialista mundial em autismo, Tony Attwood

Asperger na adolescência e amizade são temas do livro Em Algum Lugar nas Estrelas

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1) e O Livro (Vol. 2), disponíveis no Wattpad e na loja Kindle.

Comentários

Mais lidas da semana