Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Leituras de Agosto

Seja bem-vindo, setembro! Agosto passou voando! Dos últimos meses, foi o que eu li menos livro, no entanto, creio que tão importante quanto à quantidade, é a qualidade da leitura. Pouco importa quantas obras você já leu durante a vida, se não consegue sorver a essência do autor e refletir.

Ilustrando o post com a primeira leitura que vou concluir em setembro! ;-)
Li 10 livros em agosto. A minha média estava sendo de 14 livros por mês. No entanto, fiquei feliz em desacelerar um pouco. Durante o mês passado, por exemplo, escrevi um post para o blog falando sobre a relação entre blogs literários e seus parceiros (editoras e autoras). Outro fato interessante desta lista é de que todos eles foram resenhados para o blog – o que é algo positivo, pois nem todo livro que eu leio, eu resenho, seja pela falta de tempo ou interesse.

Bom, vou tentar abordar de forma breve um pouco das minhas leituras. Lembrando que para quem tiver interesse em saber mais sobre os livros, basta acessar as resenhas (já estão linkadas no post!).

Dos livros sobre vampiros (nacionais!) – Graham: O Continente Lemúria (A. Wood) me surpreendeu, ao criar um protagonista gay que fosse caçador de vampiros e, melhor ainda, que se apaixona por um lobisomem. O Pingente de Sangue (Leonardo Ottonelli) também foi uma leitura agradável, embora eu esperava um pouco mais de profundidade da história, do personagem e dos conflitos.

Livros com temática gay – As 7 cores que amei (Occello Oliver) foi uma leitura deliciosa. Como é gostoso reviver experiências do autor, através de suas crônicas e depois ficar com aquela sensação de que trocamos confidências. Adeus a Aleto (Roberto Muniz Dias) foi uma refeição completa, principalmente por ter feito uma leitura beta de um manuscrito dele e aprendido mais sobre a escrita e o processo de criação literária dele.

Não deixe de ler: 18 Livros Gays Brasileiros que Você Precisa Ler

Da Editora Intrínseca – Para quem não se lembra, em julho rolou uma feira de livros da Leitura aqui na cidade e fiz a festa lá! A maioria dos livros que comprei era da Intrínseca... Então, aproveitei para colocar a leitura em dia e me aventurei pelas páginas dos livros: No Escuro (Elizabeth Haynes), um thriller bacana e que possibilita algumas reflexões; Resposta Certa (David Nicholls), leitura muito rasa, não é o tipo de livro que me agrada e Tempo é Dinheiro (Lionel Shriver), muitas críticas, o tipo de leitura que transforma o leitor!

O amor pelas letras – A Consciência das Palavras (Elias Canetti) me maravilhou! Quantos ensaios incríveis, e como nós podemos aprender com a vida de outros autores e personalidades através da habilidade de síntese e pesquisa de um escritor. Foi o único da Companhia das Letras que li em agosto, porém em setembro já estou com duas leituras garantidas!

Uma dose de erotismo – A Cor dos Olhos Teus (Andrea Lopes) foi uma ótima válvula de escape! Sou suspeito para falar sobre livros, pois sou viciado em leitura. Não sou daquele tipo de leitor exigente que só lê um livro se ele te proporcionar reflexões do início ao fim. Também gosto de ler para distrair a cabeça, relaxar... Esse romance me proporcionou momentos de diversão!

Vida de Freelancer – Por último, li o eBook Seja Mais Produtivo (Luciano Larrossa – Escola Freelancer). Estou tentando organizar minha rotina! Para quem não sabe, sou formado em Jornalismo e sou escritor. Atualizar o blog tem me consumido bastante tempo e energia, assim como minhas leituras, e o desafio é planejar o meu cotidiano, para que uma atividade não atrapalhe a outra. Com essa leitura, refleti sobre a necessidade que o profissional freelancer tem de definir suas metas, objetivos e horários de trabalho. A flexibilidade pode ser uma aliada, mas também pode ser sua pior inimiga.

Confira minha lista de Leituras de Agosto:

Graham: O Continente Lemúria – A. Wood

No Escuro (Elizabeth Haynes)

Resposta Certa (David Nicholls)

A Consciência das Palavras (Elias Canetti)

O Pingente de Sangue (Leonardo Ottonelli)

As 7 Cores que Amei (Occello Oliver)

Seja Mais Produtivo – Luciano Larrossa (Escola Freelancer)

Tempo é Dinheiro (Lionel Shriver)

A Cor dos Olhos Teus (Andrea Lopes)

Adeus a Aleto (Roberto Muniz Dias)

Bônus:

Estado de Graça (Ann Patchett) Livro lido e resenhado pelo Matheus Rondon.

É isso... Espero que tenham gostado! Para agosto, acredito que devo resenhar meus exemplares de blog parceiro da Caligo Editora. Mal vejo a hora de ler os livros! Dos últimos lançamentos, não teve um que não me interessei... Tenho mais dois livros do escritor Roberto Muniz Dias para ler; Uma leitura beta para iniciar; Continuar escrevendo meu romance e meus contos. Logo tem mais novidade por aqui!

Marcadores do livro Seres Mitológicos, enviados pelo organizador da coletânea Fabrício Rufino.

PS: Quem quiser dar uma forcinha para esse blogueiro (que também é autor), não deixe de conhecer a coletânea de contos Seres Mitológicos, lançamento da Editora Buriti. Estou participando com o conto Lágrimas de Medusa! A previsão é que até o fim do ano, eu divulgue um novo projeto literário que estou participando e mais algumas tentativas de participação em coletâneas. Quanto aos romances, só resta aguardar o resultado dos concursos literários e cruzar os dedos.

PS 2: Não estranhe se a frequência de posts literários diminuir um pouco! Eles são minha prioridade no blog, no entanto, por mais que eu ame escrever sobre livros e recomendá-los, o índice de leitura no Brasil ainda é baixo, afetando e muito no número de visitas. Para balancear, estou investindo na recomendação de filmes e séries também (o que não deixa de ter relação com a literatura, já que a minha prioridade é na análise dos roteiros e não dos outros elementos, como direção de fotografia, trilha sonora ou atuação). Explicando, ganho um valor muito baixo com os anúncios do Google Adsense – infelizmente (ou felizmente), se eu falar só sobre livros, ia ter que investir em textos sobre obras que não me agradam muito, aquelas obras extremamente comerciais que causam delírio nos leitores jovens e pouco acrescentam à minha bagagem.

Comentários

Mais lidas da semana