Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Legião: Sequência do livro de terror O Exorcista será republicada pela editora DarkSide

Previamente publicado no Brasil como O Espírito do Mal, a editora DarkSide Books vai republicar o livro Legion com um título mais fiel ao original: Legião. A sequência do romance de terror O Exorcista foi lançada em 1983 e adaptada para o cinema no filme O Exorcista 3 (The Exorcist 3), dirigido e roteirizado por William Peter Blatty. O livro de terror deve ser lançado em junho de 2017.


"Ele pensou na morte em seus gemidos infinitos, em astecas arrancando corações vivos e em câncer e crianças de três anos enterradas vivas, e ele se perguntou se Deus era estranho e cruel" – William Peter Blatty, Legião (tradução Ben Oliveira)

Assista ao vídeo sobre o livro Legião, publicado no meu canal do YouTube:


Saiba mais sobre o livro Legião, a continuação de O Exorcista:


Publicado em 1983 pela Simon & Schuster, no Brasil o livro foi publicado pela Editora Record com o título O Espírito do Mal que acabou desagradando alguns fãs das histórias de William Peter Blatty, afinal, além de destoar do original, acaba dando uma visão de singularidade, quando o título em inglês explora um trecho da Bíblia que descreve a possessão de um homem pelo demônio:

“Então, Jesus lhe perguntou: "Qual é o seu nome?". "Meu nome é Legião", respondeu ele. "Porque somos muitos"

Esse trecho do livro religioso sobre um homem possuído é explorado em diversas histórias de terror sobrenatural, sejam livros ou filmes (como em O Exorcismo de Emily Rose). A obra de ficção que estava esgotada há um bom tempo teve os direitos adquiridos pela DarkSide Books, reconhecida pela publicação de livros com a temática sombria e que sabe muito bem não só trabalhar o seu projeto gráfico e marketing, como trabalhar a relação intertextual e entender o que o público realmente espera das obras literárias. Para quem gosta de Legião, por exemplo, pode complementar a leitura com outros livros relacionados ao assunto, como Exorcismo, do Thomas B. Allen, Ed e Lorraine Warren: Demonologistas, do Gerald Brittle, Amityville, do Jay Anson, Ultra Carnem, do Cesar Bravo, O Demonologista, do Andrew Pyper, Os Condenados, do Andrew Pyper, 1977: Enfield, do Guy Lyon Playfair e Coração Satânico, do William Hjortsberg.

Para criar o personagem Geminiano, Blatty se inspirou no Zodíaco, lendário serial killer que aterrorizou a Califórnia entre os anos 1960 e 1970, e que até hoje não foi identificado pela polícia. Zodíaco, pelo visto, era fã da obra do autor. Em 1974, o assassino enviou uma carta ao San Francisco Chronicle elogiando o filme O Exorcista como “a melhor comédia satírica a que já assisti”.

Confira a sinopse:


A história começa dez anos depois do exorcismo de Regan MacNeil, a jovem menina endiabrada que Linda Blair incorporou no cinema. Só que agora o sobrenatural ganha também uma pegada de romance policial.

"Todo homem que alguma vez viveu desejava a felicidade perfeita, refletiu o detetive. Mas como podemos ter isso quando sabemos que vamos morrer? Cada alegria estava obscurecida pelo conhecimento que terminaria. E assim a natureza implantou em nós o desejo de algo inatingível? Não. Não podia ser. Isso não faz sentido. Cada outro esforço implantado pela natureza tinha um objeto correspondente que não era um fantasma. Por que essa exceção?, pensou o detetive. Era a natureza dando fome quando não havia comida. Nós continuamos. Continuamos. Assim a morte provou a vida" – William Peter Blatty, Legião (tradução Ben Oliveira)

O detetive (e cinéfilo nas horas vagas) William F. Kinderman volta à cena, investigando uma série de assassinatos brutais — entre eles, a crucificação de um garoto de apenas doze anos. O modus operandi dos crimes parece indicar a assinatura mórbida do assassino em série Geminiano. Mas como solucionar um caso em que o principal suspeito está morto há mais de uma década?


"Gostaria de ouvir uma definição agradável de ciúme? É a sensação que você tem quando alguém que você absolutamente detesta está tendo um tempo maravilhoso sem você" – William Peter Blatty, Legião (tradução Ben Oliveira)



Sobre o autor 


William Peter Blatty escreveu sobre demônios, mas também fez o mundo rir com o Inspetor Closeau. É dele o roteiro de Um Tiro no Escuro (1964), o segundo e melhor filme da série A Pantera Cor-de-Rosa. Até então autor de comédias, Blatty lançaria seu livro mais famoso em 1971 – a obra prima de terror O Exorcista. Dois anos depois, adaptou o livro para o cinema, e ganhou o Oscar de melhor roteiro. Dirigiu dois filmes, entre eles O Exorcista III, baseado em Legião. William Peter Blatty deixou o plano material em janeiro de 2017, aos 89 anos. Católico fervoroso, acreditava na vida eterna, como escreveu em seu livro de memórias: “Para todos aqueles que perderam um ente querido para essa fraude chamada Morte”.
***
A novidade veio em boa hora. Recentemente, a editora brasileira de terror anunciou a republicação do livro Coração Satânico (Falling Angel), do escritor norte-americano William Hjortsberg, adaptado para o cinema em 1987. A previsão de lançamento do livro de terror é para o final de maio de 2017. Assim como O Espírito do Mal estava esgotado, Coração Satânico também estava esquecido.


O filme lançado em 1987, Coração Satânico (Angel Heart) foi dirigido por Alan Parker que também adaptou o roteiro e rendeu dois prêmios aos atores Mickey Rouke (que interpretou o detetive Harry Angel) e Lisa Bonet (no papel de Epiphany Proudfoot).

"O túmulo está no final de cada caminho. Apenas a alma é imortal. Guarde este tesouro também. Sua casca decadente é apenas um vaso temporário em uma viagem sem fim" – William Hjortsberg, Coração Satânico (Tradução Ben Oliveira)

Confira a sinopse de Coração Satânico:


Coração Satânico se passa em Nova York, em 1959. Harry Angel é um detetive particular contratado para encontrar Johnny Favorite, um músico famoso que desaparecera após a Segunda Guerra Mundial. Psicologicamente transtornado com os campos de batalha, Johnny retornaria aos Estados Unidos em estado catatônico. Dias depois, ele some do hospital de veteranos, sem deixar rastros. O caso leva Harry Angel a se envolver com seguidores do vodu, assassinos e um cliente que não ousa perdoar velhas dívidas.

Sobre o autor


William Hjortsberg nasceu em Nova York em 1941, e se tornou um escritor tão durão quanto sua cidade natal. Escreveu diversos romances de estilos que vão da comédia à ficção científica, e se consagrou definitivamente na literatura mundial com Coração Satânico, de 1978. Ganhou duas vezes o prêmio editorial da revista Playboy, superando autores como Graham Greene e Gabriel García Marquez. Foi roteirista de A Lenda (1985), filme de fantasia dark dirigido por Ridley Scott, com Tom Cruise e Mia Sara.

Gosta de livros de terror? Aproveite para conferir algumas indicações:



Leia também: 1977: Enfield – Guy Lyon Playfair

*Ben Oliveira é escritor, blogueiro e jornalista por formação. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e do livro de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano: O Círculo (Vol.1), disponível no Wattpad.

Comentários

Mais lidas da semana